Linkultura

por Nereide Michel em 16/07/2018

Mais de 1.400 fotografias compõem o acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, considerado o primeiro do gênero no Brasil e na América Latina dada a amplitude conceitual de sua proposta. Inaugurado em 1998, na gestão da jornalista Margarita Sansone, então presidente da Fundação Cultural de Curitiba, conta com trabalhos assinados por expressivos nomes como Mario Cravo Neto, João Urban, Luiz Braga, Bóris Kossoy, German Lorca, Vilma Slomp e Miguel Rio Branco. Além disso, coleções complexas e completas como as de Haruo Ohara, Claudia Andujar, Claus Meyer, Marcelo Buainain, Manoel da Costa e Lalo de Almeida, sendo os três últimos vencedores do Prêmio Máximo da Bienal, também compõem o conteúdo da instituição.

Uma boa notícia: parte deste riquíssimo acervo pode ser conferida na exposição Fotografia em Transe | Coleção do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba”, aberta de 17 de julho a 7 de outubro de 2018 no Solar do Barão. Idealizada pelo fotógrafo e também um dos seus curadores, Orlando Azevedo, a impactante mostra foca as obras que em grande parte foram adquiridas nas três edições das Bienais de Fotografia de Curitiba nos anos de 1996, 1998 e 2000.

 Fotografia em Transe | Coleção do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba está dividida em quatro núcleos – salas – para evidenciar o que foi o projeto original que reuniu o trabalho dos principais profissionais da lente e do zoom do país.

Sala 1 – PRÊMIO MÁXIMO, com fotos premiadas nas Bienais.

Sala 2 – OS MODERNISTAS – trabalhos dos pioneiros da Escola Paulista de Fotografia.

Sala 3 – ENTRE O DOCUMENTO E A ARTE  a foto como registro sensível dos fatos e acontecimentos.

Sala 4 – EXPERIMENTAR E AMPLIAR AS FRONTEIRAS DA FOTOGRAFIA –com obras conceituais e experimentais.

 + INFORMAÇÕES

Fotografia em Transe | Coleção do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, Solar do Barão

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba

De terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos das 12h às 18h

 Com incentivos do Grupo Uninter, Pátio Batel,Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba. Apoio: Molduras Festina

 Realização: iD Editora Cultural

Entrada Franca