Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 04/06/2019

A inauguração do Jockey Plaza Shopping, na quarta-feira, dia 5, também marca a chegada de novas lojas a Curitiba. Uma delas desperta curiosidade pela diversidade de opções que oferece a quem busca novidades para si ou para casa.Trata-se da rede Miniso, fast fashion de design de japonês – que abre a inacreditável média de 80 lojas pelo mundo todos os meses. A variedade de produtos disponibilizada surpreende, mas surpreende ainda mais quando se descobre que todos são de marca própria. Têm a assinatura de designers, incluindo a de Miyake Junya, um dos iniciadores do bem sucedido negócio.

A loja curitibana vai ocupar 303 m² e faz parte do agressivo plano de expansão da marca que começou em 2018 através do modelo de franquias. Nas prateleiras, cerca de sete mil itens e uma média de 500 lançamentos todos os meses. Para João Francisco Ribeiro, empresário responsável pelo novo empreendimento, as expectativas são as melhores possíveis, já que a Miniso tem uma proposta muito forte de crescimento, preços competitivos e alta qualidade nos itens.

 O produto mais caro é de R$199 e o mais barato de R$4,99.  São peças estilosas, com qualidade e foco no design e utilidades para facilitar as tarefas no cotidiano doméstico. O ticket médio fica em torno de R$ 50 e e a pretensão é inaugurar, em breve, outras duas unidades na capital paranaense. “Curitiba é a nossa segunda loja fora do eixo Rio- São Paulo – onde a marca já tem mais de 40 lojas –  pois no dia primeiro de junho foi inaugurada uma em Balneário Camboriú”, destaca Francisco Ribeiro. Segundo suas expectativas, a Miniso deve chegar a 100 lojas brasileiras ainda em 2019. 

UM POUCO MAIS SOBRE ELA

A Miniso foi fundada em Tóquio, em 2013, por Miyake Junya, designer principal da marca, e Ye Guofu, jovem empresário, e vem se expandindo globalmente desde sua criação. Em apenas três anos, abriu mais de duas mil lojas em todo o mundo. Atualmente, conta com parceiros estratégicos em mais de 60 países, incluindo Japão, EUA, Canadá, Rússia, Cingapura, Dubai, Coreia, Malásia, Hong Kong (China) e Macau (China). Em média, a empresa abre de 80 a 100 lojas por mês no mundo, e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter lojas da Miniso. Acompanhando a filosofia do seu criador, Miyake Junya, “simples, natural e de qualidade”, a Miniso tem como proposta não apenas oferecer produtos mas também um estilo de vida. A inovação no Design está no DNA da empresa que já ganhou um prêmio pela qualidade e criatividade. Quatro produtos foram premiados no  iF Design Award, uma das mais prestigiadas e maiores competições de design do mundo. Mais de 6 mil produtos de 54 países foram analisados nos quesitos seleção de materiais, inovação tecnológica, funcionalidade, ergonomia, segurança, sustentabilidade, durabilidade e outros fatores que afetam a experiência do usuário.