Conecte-se

por Nereide Michel em 26/06/2019

… e o planeta é a sua casa!

A opção por um estilo de vida – ou estaria este presente no DNA de cada um? – influencia, é claro, a ambientação de uma casa. O jeito de morar expressa posicionamentos e atitudes que extrapolam limites de paredes e muros. Revelam, por exemplo, atitudes relacionadas à manutenção de patrimônios culturais, conscientização da importância de preservação do meio ambiente, receptividade às inovações tecnológicas e desapego ao que se considera como supérfluo ou desnecessário no cotidiano. Como se mora é como se vive. E se vive como se mora.

Viviane Sonnenstrahl

O tema da CasaCor PR 2019 “Planeta Casa” enseja uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o relacionamento saudável e positivo sobre a moradia maior de todos nós: a Terra. Como confirma Marina Nessi, anfitriã do evento desde a primeira edição há 26 anos, “esta inspiração desafia os profissionais a pensarem de dentro para fora, com mudanças e conexões que surgem e transformam seu entorno”.

Praça Zoller por Viviane Tabalipa. Foto Eduardo Macarios

A mostra ocupa os seis mil metros quadrados de um imóvel localizado na área central de Curitiba, que já atraiu o interesse de milhares de consumidores da cidade. Nele funcionou entre 1993 e 1997 o Curitiba Out Center, que mesmo desativado recebeu constantes manutenções transformando-se no endereço ideal ao conceito que permeia a CasaCor PR 2019. O projeto arquitetônico do prédio, assinado por Ricardo Amaral, adequou-se perfeitamente ao “espírito Retrofit” que direciona para uma renovação de espaços propondo uma nova funcionalidade a cada ambiente do antigo centro comercial.

 São 53 ambientes distribuídos pelos quatro andares do prédio: no térreo, está  área funcional com lojas e estabelecimentos funcionamento todos os dias e no segundo andar,  lofts, studios e offices compõem um pavimento voltado aos jovens. O Residencial – Família Sênior, no terceiro andar, oportuniza a convivência em casa. No subsolo, espaços para exposições, festas, gastronomia e ambientes corporativos completam a mostra.

ESTILOS DE VIVER E MORAR

AMOR À NATUREZA

Adeptos de campanhas em apoio à preservação da qualidade de vida e de preservação ao meio ambiente costumam levar flores, folhagens e materiais reciclados para dentro de casa. Uma convivência que lhes faz bem ainda mais quando associada aos cuidados com as plantas distribuídas pela maioria das dependências da casa.

BILHETERIA E CIRCULAÇÃO

Assinadas pelo arquiteto Renato Sabadin

Letícia Akemi

A porta de entrada da CasaCor Paraná 2019 é um convite para se viver a experiência de um envolvimento total com a Natureza. Sob o tema “A Trajetória da Vida Humana” traduz a busca pelo equilíbrio através do desenvolvimento espiritual, intelectual e social A ambientação traz o verde das plantas, a água que jorra de um chuveiro embutido, a contemplação de nuvens e o aroma floral que se espalham pelo espaço.

STUDIO 33

Assinado pela arquiteta Carla Grudtner

Eduardo Macarios

O fotógrafo Eduardo Macarios é apaixonado por viagens. Na cidade, opta por se deslocar pedalando uma bicicleta. Preferências que se adaptam ao perfil dos amantes da vida ao ar livre e que, consequentemente, respeitam a Natureza. O Studio 33, assinado por Carla Grudtner, é inspirado no cotidiano deste profissional. Nele, grandes aberturas espalham luz natural e plantas naturais trazem bem-estar e conforto ao espaço. Nas paredes, imagens clicadas por Eduardo, capturadas em seus roteiros pelo mundo.

BAR E ESPUMENTERIA

Assinados pela designer de interiores Cynthia Karas

Eduardo Macarios

Arranjo de plantas naturais é um brinde ao verde neste espaço. Sofás e cadeiras confortáveis, complementados por uma acolhedora iluminação indireta, convidam a momentos de descontração e relax. Melhor ainda saboreando vinhos e espumantes – dádivas de uvas selecionadas.

SKY GARDEN

Assinado pelos paisagistas Beto Lemos, Nadia Bentz e Vanderlan Farias

Eduardo Macarios

A proposta é transmitir a sensação de estar num jardim com “cara de casa” em meio ao caos urbano. Objetivo  cumprido com a escolha  de vegetações altas que contornam o parapeito, uma parede verde e vasos que otimizam os 85m² ocupados pela varanda.

ESCRITÓRIO RESIDENCIAL FAMÍLIA JOVEM

Assinado pela designer de interiores Flávia Mattar

Eduardo Makarios

Não poderia ter sido mais sugestiva a inspiração do espaço: o poema de Frederico Garcia Lorca “Verde que te quero verde”. Mesmo destinado a um ambiente de trabalho transforma-se em um refúgio urbano, próximo da natureza, repleto de memórias afetivas e histórias para contar.

ESPAÇO SELFIE POINT

Assinado pelos arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi

Eduardo Macarios

Mesmo clean o espaço foi projetado para causar impacto aos visitantes: traz projeções futuristas na medida em que utiliza materiais tecnológicos e retrata a beleza e as incertezas do universo. E provoca um questionamento: “como seria a relação da humanidade com um possível novo planeta que venha habitar”? De acordo com a interpretação dos arquitetos, o futuro é alvo, puro e preenchido apenas com a luz, representado pela cor branca, e complementado pelo carpete em vivo tom roxo, que remete a uma superfície árida. Ainda que desconhecidos, os tempos que virão prometem trazer conforto, numa visão otimista sobre o Cosmos. Não por acaso, o ambiente direciona para um “Selfie Point”, convidando a fotos em meio ao espaço sideral lembrando que fazemos parte de todo o cosmo e que é nossa responsabilidade preservar a qualidade de vida no nosso planeta. Um painel vazado metálico, recortado a laser, tem desenho exclusivo para esboçar um skyline de vegetação, que não podemos perder de vista.

CASA MALDIVAS

Assinada pela arquiteta Alessandra Gandolfi

Eduardo Macarios

Alessandra Gandolfi é uma apaixonada pela tecnologia, que para ela se traduz em conforto e bem-estar aos moradores de um imóvel. A Casa Maldivas, por exemplo, foi projetada para ser totalmente automatizada nos sistemas de luz e som incluindo até um assistente por comando de voz, que liga e desliga a televisão. Em contraponto, inspirado nas maravilhosas praias das Maldivas, o ambiente promete uma reconexão com a Natureza, baseada em uma pesquisa realizada pela Universidade de Harward, que aponta que a felicidade está diretamente ligada à qualidade das relações estabelecidas ao longo da vida. Uma viagem ao arquipélago com o marido, trouxe subsídios à profissional para projetar uma “casa” com 90m², que inclui sala de estar e home theater, adega, espaço goumet, lavabo, área de relax com quarto e sala de banho, onde se respira os ares do paradisíaco destino do casal.

As cores, formas e texturas lembram os exuberantes cenários visitados. Os  tapetes, desenhados pela arquiteta, são como as camadas de areia que se formam até chegar ao mar. Os tons de azul e verde remetem às águas, como as cores da parede de laca acetinada e das portas do armário, que receberam uma técnica especial para pintura de sua estrutura em palhinha. O movimento das ondas é explorado no trabalho artesanal da marcenaria, um painel,composto por uma série de 24 ripas de diferentes tamanhos e formatos, que criam um efeito ondulado. Mais natureza presente no trabalho artesanal dos ceramistas paranaenses Marcel Fernandes, Flávia e Rafaela Melara.

QUARTO DE BEBÊ JARDIM DAS BORBOLETAS

Assinado pela arquiteta Amanda Godofredo Ohpis

Viviane Sonnenstrahl

Que melhor boas-vindas pode receber o mais novo morador – ou moradora –  do Planeta Casa do que a visita de delicadas borboletas? Elas inspiraram o projeto de um quarto projetado para acompanhar as diferentes fases de crescimento da criança. O ambiente é dividido em dois setores: o primeiro é destinado a uma área para brincar, com balanço e uma árvore seca e o segundo é reservado ao descanso com destaque para o berço e uma cômoda em formato de casinha. As borboletas que povoam a parede são fabricadas em acrílico na técnica 3D.

ESPAÇO JAIME LERNER

Assinado pelos arquitetos Felipe Guerra e Samira Barakat

Viviane Sonnenstrahl

Um carro movido a eletricidade chama a atenção no ambiente projetado para destacar o design minimalista e funcional do mobiliário criado pelo arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Curitiba. Sua gestão ganhou repercussão internacional ao valorizar a qualidade de vida dos moradores da cidade: parques, uma rua de flores, em plena área central, e a conscientização ecológica através da campanha da Família Folhas – “Lixo que não é lixo”. O carro individual também faz parte deste envolvimento de Jaime Lerner para prevenir prejuízos ao meio ambiente, principalmente os causados pela poluição. O veículo eletrificado e de uso coletivo é uma contribuição a iniciativas universais para deixar o “ar mais respirável”. Em tempos de patinetes e bicicletas, disputando espaço com pedestres, é importante lembrar esta iniciativa pioneira do urbanista.

O PASSADO PRESENTE

Quando se adentra a um ambiente onde lustres de cristal, cadeiras torneadas, peças de prata, móveis aveludados, detalhes em dourado e delicados biscuits estão expostos em prateleiras envidraçadas, não tem erro. Trata-se de uma casa habitada por quem tem a preocupação de não deixar apagar suas heranças culturais. Em tempos de globalização assinala-se como positiva esta atitude de deixar “presente o passado”.

ESTAR ÍNTIMO

Assinado pelo decorador Ismael Luiz Augusto

Viviane Sonnenstrahl

O espaço de convivência foi projetado em estilo escandinavo, inspirado nas obras do pintor sueco, do século XIX, Carl Larsson. Respira-se o classicismo em cada detalhe da ambientação: tecidos nobres, como veludo e seda, espelhos, sofá, em veludo italiano com folhas de prata e arremates em ouro nos pés e na parte frontal dos braços. Uma cristaleira expõe peças e objetos, heranças, que dão no presente uma continuidade do passado.

COPA E CRISTALERIA

Assinadas pelas arquitetas Juliana Marques e Roberta Lanza, e a designer de interiores Marilis Marques

Viviane Sonnenstrahl

A funcionalidade do espaço acompanha a inspiração clássica de um ambiente projetado para uso diário da família. Nele, estão embutidos tanto as modernidades da tecnologia –  presente em metais e nos perfis em LED – como os acabamentos luxuosos, por exemplo, o mármore que reveste grande parte da parede e o dourado que arremata o mobiliário. A cristaleria, em chapa metálica dourada, acrescenta uma dose maior de sofisticação ao ambiente.

TOILETTES SOCIAIS

Assinadas pela designer de interiores Jane Rocha e pela arquiteta Suzane Simon

Viviane Sonnenstrahl

Muitas vezes, um detalhe faz a diferença em um ambiente dando-lhe ares clássicos e sofisticados. Este é o caso das toilettes sociais, que mesmo seguindo o estilo minimalista receberam um vistoso e luxuoso lustre. Aliás, um dos destaques do projeto é a iluminação, pensada para resultar em efeitos disformes e com reflexos, uma opção que reforça o clima requintado pretendido pelas profissionais. Obras da artista Marilene Ropelato, complementam a sofisticação do funcional espaço.

SALA DE JANTAR

Assinada pela designer de interiores Kátia Herzog

Viviane Sonnenstrahl

O clássico estilo parisiense dá um toque sofisticado a uma sala reservada para eventos especiais. O lustre remete aos luxuosos espaços do palácio de Versalhes, na parede, fotos da capital francesa. A elegante pedra translúcida e a adega climatizada arrematam o projeto.

 SUÍTE MASTER

Assinada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky

Eduardo Macarios

Pensado para um casal apreciador de artes, a suíte privilegiou uma coleção de quadros e fotografias, exposta como se estivesse em uma galeria. Mobiliário refinado espalha-se pela suíte enquanto madeira e mármore vestem a sala de banho. Placas de aço inox polido revestem uma das paredes do ambiente dando-lhe um toque a mais de sobriedade e elegância.

CASA DE CHÁS

Assinada pela arquiteta Laryssa Rocha e a designer de interiores Priscila Mileke 

Viviane Sonnenstrahl

O  “Five O´Clock Tea” é um clássico. Uma tradição cultural inglesa que tem seguidores além das fronteiras britânicas. Casas de chá serviram de inspiração para compor um ambiente requintado e sofisticado. Um convite a quem deseja explorar novos sabores, aromas e sensações encontrados em novas e exóticas fórmulas da deliciosa bebida. Objetos de decoração ganharam detalhes em flores, que combinam o verde e o rosa pálido, cores que identificam a marca curitibana Catherine Fine Teas,  que está sendo apresentada ao público na mostra de decoração.

 BASTA UM “CLIC”

O futuro já chegou com a automatização que cada vez mais invade o ambiente em que se vive ou se trabalha. Basta um toque sensível na tela de um smartphone para que a casa fique “pronta” para receber o seu morador que está quase chegando para o jantar. Nas paredes, interruptores, que são acionados não apenas para ligar ou apagar a luz, têm múltiplas funções, desde controlar a iluminação, abrir e fechar cortinas, subir e abaixar painéis e móveis.

STUDIO DA YOUTUBER

Assinado pelos arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado e a designer de interiores Nara Machado

Viviane Sonnenstrahl

O espaço é uma viagem pelas maravilhas da tecnologia. Pensado para uma digital influencer, Franciny Ehlke, que soma mais de 12 milhões de seguidores em suas redes, o ambiente se desdobra em várias funcionalidades para compor uma casa completa em poucos 36m². Quarto, sala, cozinha e banheiro estão disponibilizados para uso rápido e sem complicação, graças à automação. Utilizada na iluminação e mobiliário, a tecnologia, com um breve toque, transforma e dá novos significados a cada setor da “mini residência”. Sem dispensar o conforto.

A cama possui um sistema de elevação que possibilita, quando não em uso, espaço para a sala de estar. Espelho dá a vez a uma televisão e vice-versa. Uma bancada aparece incluindo divisórias para itens de maquiagem. A cozinha fica oculta atrás de um painel e é acionada na hora das refeições. A iluminação do Studio foi planejada para a atividade profissional de sua ocupante, que poderá gravar seus vídeos com dicas de beleza sem sair de casa.

HOME OFFICE

Assinado pela arquiteta Taciana Nakalski

Viviane Sonnenstrahl

O empoderamento feminino comandou o direcionamento do ambiente. Mulher segura, empresária bem sucedida e dinâmica, que não precisa sair de casa para empreender e conquistar seu lugar no mercado de trabalho. A tecnologia e a automação facilitam o seu cotidiano: sistema de acionamento de iluminação e som por voz são destaques no espaço. A biblioteca horizontal, o local para leitura, a lareira e peças de mobiliário levam afeto ao conjunto e estimulam a interação com os usuários do escritório.

HOME THEATER

Assinado pela arquiteta Samara Barbosa

Eduardo Macarios

Impossível pensar em um Home Theater sem os recursos oferecidos pela automação, que faz funcionar a televisão, regula a iluminação do espaço e sonoriza o ambiente. O projeto de Samara Barbosa buscou aliar tecnologia e sofisticação. Dividido em área do home e do lounge, destinado a momentos de descontração onde se degusta drinques acompanhados por um bom bate-papo. As paredes envelopadas com painéis ripados criam uma atmosfera intimista, enquanto as características físicas da madeira garantem maior conforto visual e acústico.

“QUE OUSADIA!”

Quando o inesperado impacta a entrada em um ambiente pode ter certeza: quem habita a casa não é nada convencional. Não tem receio de misturar cores na parede, incluir na decoração elementos “nada a ver” com o conjunto da obra e de buscar texturas inusitadas. Uma irreverência que oferece um contraponto com uma possível mesmice do cotidiano.

LIVING

Assinado pelo arquiteto Léo Shetman

Eduardo Macarios

Um dos mais celebrados profissionais brasileiros Leo Shehtman tem um currículo que lhe permite ousar, buscar diferenciais para um ambiente, que impactam sem deixar perder o charme. Em um espaço de 72m², o arquiteto partiu do conceito de que toda a casa é um mundo, um “planeta particular”. De portas abertas para receber amigos em um cenário que celebra as lembranças e estimula a novas memórias. Por isso, o papel de parede estampado com gavetas envelhecidas, nas quais bons momentos podem ser guardados, ganha protagonismo na sala. Mas outros elementos surpreendem na ambientação: que tal uma escada de madeira – muito usada – “esquecida” em um canto, portas pretas, lareira suspensa ou mesa de centro aramada?

LOBBY E PRAÇA

Assinados pelo designer de interiores João Miguel Santana

Eduardo Macarios

Que tal desconstruir? Com a resposta em mente João Miguel Santana pôs as mãos à obra para ocupar, com ousadia, os 230 m² do espaço destinado ao lobby e a praça da mostra. A inspiração veio da estética Kitsch, com objetos com esta linguagem espalhados sobre tijolos soltos, que remetem a moradias deste nosso planeta. Lembrando que incluir na decoração da casa peças que, muitos consideram“cafonas ou ultrapassadas”, pode se transformar em um elemento surpresa que faz a diferença no conjunto. Por isso, é sempre interessante dar uma passada em brechós ou mercados de pulga.

 AUDITÓRIO, LOUNGE, HOME

Assinados pela arquiteta Luiza Andreazza Bussi

Eduardo Macarios

Ousadia combina com criatividade. Um conceito colocado em prática no sui generis espaço, idealizado para representar a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (ASBEA-PR),  que tem a funcionalidade para receber público para palestras e reuniões. Com aproximadamente 50m², é um exercício para fazer pensar sobre a arquitetura: o que ela expressa e os sentimentos que deve despertar. Tudo foi projetado para apresentar um auditório não estereotipado e convencional, onde se optou por trocar cadeiras por confortáveis poltronas e sofás.

Cores contrastantes – azul e verde nos tons certos –  se complementam e harmonizam todo o conjunto da ambientação.

OFFICE DO EMPRESÁRIO

Assinado pelas arquitetas Clarice Volpi e Simone Volpi Zoller

Viviane Sonnenstrahl

Inovações arquitetônicas de Singapura foram o ponto de partida para o projeto de um Office destinado a um empresário arrojado. O espaço contém diversos elementos impactantes, como é o cenário urbano de uma das principais metrópoles do Oriente. Um destaque é a mesa, fabricada com exclusividade para a mostra, que sintetiza a ousadia do ambiente. Praticamente uma grande escultura de madeira com linhas curvas, que ocupa boa parte da sala, sem que esta perca em leveza.

GALERIA DE ARTE

Assinada pelo arquiteto Luiz Maingué

Viviane Sonnenstrahl

Ao substituir paredes brancas e a ambientação clean, que predominam nas galerias de arte, por cores fortes, como o azul, o arquiteto ultrapassou a barreira do convencional. Pontos de luz direcionados dão às obras de arte a imprescindível visibilidade para que suas características sejam bem avaliadas.

BANHEIRO EU, TU, ELES

Assinado por André Cabral

Viviane Sonnenstrahl

Luzes baixas e tons escuros deixam o banheiro unissex descolado e cheio de personalidade. Assim que se entra no ambiente se depara com a sobriedade elegante do preto e linhas puras. Mas ao entrar na cabine, uma explosão de cores, do grafitti do artista urbano paranaense Michael Devis em estilo maximalista, traz dualidade ao espaço, contrastando dois estilos. Cestaria dos artistas Marcio Dantas e Renata Mccartney compõe com quadros da UrbanArts Curitiba. Mais uma ousadia no espaço.

MENOS = PRATICIDADE 

Tons neutros – branco, cinza claro e bege, de preferência – tomam conta das paredes e dos móveis. Espaço liberado para circular à vontade pelo ambiente. Pontos de cores são bem-vindos em tapetes, objetos decorativos e em obras de arte. Minimalismo e praticidade são palavras chaves na opção por este estilo de viver/morar. Ideal para quem vive na correria do dia a dia. Recomendável para escritório, biblioteca e um funcional local de trabalho.

HALL E LIVING

Assinados pela arquiteta Larissa Lóh

Eduardo Macarios

O Hall e Living da Família Jovem são definidos como um ambiente atemporal, que destaca o design nacional e o contraste de cores claras e escuras, fugindo da monotonia. Mistura de materiais rústicos e nobres, revela o conceito ecoluxury proposto para o espaço. O balanço Ipê, assinado pelo designer Sergio Matos, valoriza antigas técnicas de artesãos.

SUÍTE DO RAPAZ

Assinada por Viviane Loyola

Eduardo Macarios

Em parceria com a Duratex, Viviane Loyola optou por elementos naturais no espaço. Móveis sob medida são destaques no ambiente composto por área de descanso, estudo, closet e banho. A presença dos tons terrosos no mobiliário interage com os os verdes, equilibrando e trazendo frescor. Prateleiras em ferro com cachepô suspenso dão um toque industrial contemporâneo, contrastando com o painel ripado em marcenaria, que traz iluminação embutida. O forro é também revestido em madeira.

COZINHA GOURMET COM JANTAR

Assinada por Viviane Busch

O espaço foi pensado para um casal que tem como hobby cozinhar para os amigos e que é amante do estilo contemporâneo, mas com uma pitada de ousadia. A funcionalidade é a palavra de ordem. Na cozinha, tudo fica ao alcance da mão, assim, os anfitriões podem, ao mesmo tempo, receber e preparar o jantar em ambientes integrados. Destacam-se na proposta: o respeito ao meio ambiente, os materiais nobres, como o mármore,  e a tecnologia em automação.

LIVRARIA

Assinada  por Fábio Marx, Nicholas Oher e Paloma Bresolin

Eduardo Macarios

O ambiente define a essência do estilo minimalista. Pautado por três pilares fundamentais – Moda, Arquitetura e Literatura – o maior objetivo é entregar uma atmosfera transcendental, capaz de acalentar os olhos e explorar os sentidos. O conceito Tela Branca é a base do projeto e surgiu da movimentação de 50 tons white, no intuito de gerar um berço para a criação, deixando os pensamentos livres para fluírem sem fronteiras.

 SUÍTE DA MOÇA

Assinada pelo arquiteto Marcelo Lopes

Eduardo Macarios

A fase de transição entre a adolescência e a idade adulta foi traduzida em um estilo que combina praticidade e aconchego. A inspiração é a jovem Alana Massa, filha do governador Carlos Roberto Massa Júnior. Formas, texturas e cores dos materiais e revestimentos refletem sutilmente a personalidade da homenageada. Destaque para as lâminas em madeira natural que forram as paredes e o perfil metálico que cobre o teto. Opção que gerou o indispensável clima de acolhimento para um ambiente com múltipla funcionalidade.

“BEM-VINDOS!”

Conforto rege todos os ambientes. A ideia é proporcionar uma boa acolhida a quem chega. Convidados para um jantar, amigos para assistir a um filme, hóspedes para um final de semana. Para eles, a comodidade de sentir-se à vontade! Cada espaço é planejado para quem adora receber em casa.

SUÍTE DOS AVÓS

Assinada pela arquiteta Gabriela Casagrande

Eduardo Macarios

Existe algo mais aconchegante do que um abraço de uma vovó? Com este sentimento aflorado a arquiteta pensou em um ambiente para uma nova geração de “segunda mãe”. Ou “segundo pai”. A suíte para acolher estes familiares tão especiais recebeu cores claras, texturas com toque suave e iluminação indireta. O ambiente é totalmente automatizado incluindo controle de luzes, televisão e cortina acionados por smartphone.

SUÍTE DO MENINO

Assinada pelas designers de interiores Monica Pajewski e Renata Fraidg

Eduardo Macarios

O conceito escandinavo surgiu com a missão de afastar a frieza excessiva da funcionalidade e excessos do classicismo. Ela se traduz em aconchego e conforto pela opção de privilegiar a madeira na sua composição. Um dos destaques do espaço é uma releitura da casa da árvore: o mezanino revestido de madeira natural, com rede no piso, localizado no piso superior, estimula a imaginação com brincadeiras lúdicas, livros e filmes. Na parte de baixo, uma “casa” foi pensada para os pequenos e outra para um cãozinho. Nela, também foram incluídos um balanço, quadro negro e mesinha de madeira para atividades. Um espaço destinado a resgatar a imaginação longe do “robotismo” dos jogos eletrônicos sem dispensar as facilidades da automatização, presente na iluminação, áudio, sonorização, além de câmeras de circuito interno, todas controladas por smartphone.

SUÍTE MASTER

Assinada pelo arquiteto André Bertolucci

Eduardo Macarios

Agradável e intimista, a suíte reúne detalhes modernos e diferentes texturas.  Os tons suaves de cinza claro, brancos e nudes, pontuados com tecidos dourados e painéis amadeirados de carvalho, deixam o ambiente harmônico e sofisticado. O diferencial do projeto é a composição de um espaço integrado, atemporal e moderno, com materiais nobres, o que o torna ideal para trabalhar, relaxar, assistir a um filme e dormir. As principais tendências apresentadas são o uso abundante de madeiras em forma de painéis e forros com perfis de LED, além de um painel vertical com vegetação de musgos importados.

HOME THEATER E BAR DO VINHO

Assinados pelo arquiteto Ary Jacobs e o decorador Renan Mutao

Eduardo Macarios

A mistura de estilos presente no ambiente permite a criação de um ambiente eclético e com identidade alinhada ao padrão de vida proposto – o de um casal de meia idade e amante da boa arquitetura, Todas as tonalidades escolhidas para o espaço derivam do dourado, branco, preto e ameixa, deixando-o irreverente e confortável para receber os amigos. Objetos antigos carregam memória afetiva e recursos tecnológicos – iluminação cênica em LED – casam muito bem com o clima aconchegante.

 SUÍTE DE HÓSPEDES

Assinada pela designer de interiores Katleen Luizaga

Katleen Luizaga

Com formas simples, o espaço valoriza a filosofia do sagrado feminino, movimento de cura interior das mulheres e de todas as suas relações. Com este direcionamento a profissional criou um ambiente para enaltecer as conexões verdadeiras e uma vida mais amorosa. A personalidade do espaço transparece na paleta de tons que conversam entre si. O cinza forma uma base neutra que mescla com o azul, cor ideal para quartos por ser calmante. Toques de verde cacto e um tom terracota, indo quase para um rosado, levam a natureza e afetividade ao conjunto.

SALA DE IMPRENSA

Assinada pela arquiteta Bruna Souza e a designer Emanuella Leite

Eduardo Macarios

Sustentabilidade, tecnologia e afetividade estão na origem do projeto, que foge das convencionais salas destinadas às atividades profissionais dos jornalistas, blogueiros e digital influencers. O MDF amadeirado e a iluminação indireta criam uma atmosfera aconchegante. O mobiliário solto, incluindo sofás, poltronas e banco, fazem com que o espaço possibilite maior produtividade no trabalho. Pintura artística no vidro, assinada por André Coelho, convida a selfies e muitos disparos nas mídias sociais.

 BIBLIOTECA

Assinada pela arquiteta Luciana Hara

Eduardo Macarios

Características minimalistas embaladas pelo conforto definem o ambiente. Convivência entre a tecnologia e a sustentabilidade: os livros são apresentados por meio da tecnologia e-paper, papel eletrônico utilizado em toda a biblioteca. Leitura relaxante estimulada por confortáveis sofá e poltronas. Uma mesa de design inusitado, desenhada pela arquiteta, mescla raiz de árvore, inox escovado e vidro.

 CLUBE DOS GOURMETS

Assinado pelas arquitetas Carolina Rousseau e Denise Bazzo

Viviane Sonnenstrahl.

Cozinhar para amigos e familiares também é uma forma de expressar carinho e afetividade. Este foi o ponto de partida para um projeto, com generosos 105m², que reúne área gourmet, sala de jantar e estar. Integração absoluta entre os ambientes prioriza a circulação. Cadeiras de design diferenciado, como a poltrona em tiras de tecido, e a madeira natural, presente no aparador e nos inovadores bancos, são destaques no espaço. Tons ferrosos, que contribuem para um clima de aconchego, estão em evidência no mobiliário, paredes e na cristaleira.

LOFT

Assinado pelos os arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis

Eduardo Macarios

Em um mundo cada vez mais conectado, estar em um ambiente acolhedor que propicie a reflexão e a reconexão com sentimentos pode ser um desafio – aceito pelos profissionais no projeto para um loft, sem interferências na “busca pelo, eu”. A proposta visa estimular as relações humanas por meio de espaços que contribuem para o bem-estar, priorizando as pessoas, suas verdades, experiências e emoções. Cantinhos que são verdadeiros refúgios da vida online.

SUÍTE DA MENINA

Assinada pela arquiteta e designer de interiores Tininha Giglio

Eduardo Macarios

A suíte é uma homenagem de uma tia coruja. A inspiração é Maria Clara Buchi Giglio e dela resultou um ambiente descontraído e conectado às tendências. Um espaço para receber amigos. O painel estampado, localizado atrás da cama, atrai olhares – motivo que se repete nos azulejos do banheiro. Como o hobby da menina é gravar vídeos, a profissional inseriu um  painel de marcenaria com perfil de LED embutido, adornado por esculturas soltas da artista plástica Marilene Ropelato.

MIX?  POR QUE NÃO?

Embora perfis de moradores se adaptem a determinados estilos isto não significa que não seja possível misturar elementos de um e outro para projetar os ambientes de uma casa. Uma cozinha automatizada pode estar integrada a uma sala de refeições com forte apelo com a natureza. Um canto do minimalista living recebe, de bom gosto, uma cristaleira repleta de peças clássicas – heranças da avó? Tudo é uma questão de viver e morar de acordo com a sua própria receita de felicidade. 

COZINHA

Assinada pela designer de interiores Yara Mendes

Eduardo Macarios

A funcionalidade determina o estilo escolhido para compor um ambiente projetado em parceria com a Deca. Neste caso, o local reservado ao preparo das refeições foi pensado para apresentar o que existe de mais moderno no mercado: cubas, torneira, eletrodomésticos, com cooktop com coifa elétrica embutida e um moderno beercenter, adega para 154 garrafas. O tampo da ilha em silestone branco polido ilumina o espaço. Para reunir a família e os amigos ao redor da mesa uma decoração com toques românticos e aconchegantes – um destaque para a vitrine/cristaleira. Um grande bloco de amadeirado une parede e teto, como um “abraço”. Cores da natureza se espalham pela ampla cozinha, o verde das folhas, o cinza das pedras e o marrom da madeira.

SALA DE JOGOS

Assinada pelo arquiteto Leonardo Gazzalle

Viviane Sonnenstrahl.

O clássico e o futurístico convivem em um ambiente destinado ao lazer e que conta com bar, lounge e mesas de jogos clássicos – cartas, tabuleiro e sinuca. A disposição do mobiliário em micro espaços foi pensada de modo a favorecer a circulação. Iluminação cênica foi projetada para ser difusa e confortável. No teto se configura uma espécie de labirinto de gesso com reentrâncias e saliências de luz e sombra. Toques dourados em peças soltas contrastam com a contemporaneidade do tom azul naval escolhido para imperar na sala.

LOFT DO PILOTO

Assinado pela arquiteta Priscila Ruon e decoradora Suely Ruon

Viviane Sonnenstrahl.

Quando se adentra em um espaço e não se consegue identificar o seu estilo à primeira vista é por que ele foi planejado justamente para incluir diversas opções de preferência. Quando o ocupante deste ambiente dedica-se, com paixão, a uma determinada atividade a inspiração tende a visitar várias fontes. Este é o caso deste loft projetado para um piloto de automobilismo, onde cada detalhe remete à rotina do profissional de “grandes prêmios”, incluindo fotos que ilustram seu desempenho pelos circuitos das corridas, uniformes, pneus. Peças com design exclusivo – o espaço é uma parceria com a Natuzzi/Ton Sur Ton- conferem personalidade ao conjunto e uma delas, a fluída cadeira Asa, de Rejane Carvalho Leite,  sintetiza a essência do ambiente: afinal, ele foi projetado para quem costuma “voar” nas pistas.

BRINQUETOTECA

Assinada pelas arquitetas Gabriela Meister e Roseli Aderno

Viviane Sonnenstrahl.

Ao definirem o espaço como “sideral lúdico”, aliando tecnologia e sustentabilidade, as profissionais deram asas à imaginação. Afinal, ele é frequentado por um público com a cabeça e os pés a mil. Para ele, a contemplação de um aquário e mãos à obra em uma oficina de plantas. Adesivos com imagens do cosmo transmitem a amplitude das galáxias. Pérgolas em forma de cúpula, almofadas de nuvens e esferas recapadas com tecido em balanço são usadas para a composição de um refúgio lúdico e criativo.

 

PLANETA CASA

Casa Cor Paraná 2019

Data: 18 de maio a 07 de julho

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira – 15h às 21h

Sábados e feriados – 13h às 21h

Domingos – das 13h às 19h

Local: Antigo Curitiba Outlet Center

Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423 – Centro, Curitiba

Ingressos: no local ou pelo site http://www.casacorparana.byinti.com

Inteira R$50,00 | Meia-entrada R$25,00

*Associados do Clube Gazeta do Povo e Clube Curitibano têm desconto no valor da entrada | Meia-entrada válida para estudantes, idosos, doadores de sangue e professores