Coisas Novas

por Nereide Michel em 03/11/2020

A preocupação com o meio ambiente está intrinsecamente ligada à garantia de habitabilidade nesse nosso planeta. Por isso, a sustentabilidade ganhou prioridade em ações e  iniciativas que miram um futuro sem ameaças à qualidade do ar e da água. O uso consciente dos recursos naturais – evitando-se desperdícios – terá reflexos, em breve, no avanço ou no retrocesso de uma comunidade. Na área da construção não faltam exemplos de busca de soluções que proporcionem bem-estar aos moradores dos empreendimentos. Projetos que, desde os primeiros passos, são pautados pela importância da preservação das condições que inserem práticas saudáveis no cotidiano, das quais irá usufruir toda coletividade.

O sol, como fonte de geração de eletricidade, é onipresente em construções sustentáveis.

A curitibana RAC Engenharia é uma das pioneiras em obras com certificações sustentáveis e deposita total confiança no tripé, que comanda o seu modus operandi: a preocupação com pessoas (people), planeta (planet) e lucro (profit) para gerenciar negócios que devem ser financeiramente viáveis, socialmente justos e ambientalmente responsáveis. O resultado deste empenho foi a conquista da maior certificação LEED Platinum da América Latina e o primeiro Net Zero Água e Energia do Brasil.

  Como destaca  Ricardo Cansian, diretor da empresa, “disseminar a importância da sustentabilidade é algo que fazemos há cerca de uma década. Essa tarefa nos permite ir além de melhorar o projeto dos nossos clientes. Hoje nossa meta é mais ambiciosa queremos, inclusive, salvar vidas, quando falamos em projetos hospitalares. Em 2017 conseguimos transformar o tema em bandeira quando tangibilizamos essa tendência em nosso endereço. A nova sede da RAC é autossustentável em água e energia. Acredito que os negócios não se restringem apenas à geração de lucro, renda e empregos, mas também a valores de bem-estar sociais”.

A sede da RAC inclui painéis de energia solar, potabilização de água da chuva e tratamento de resíduos de esgoto sanitário.

A conscientização socioambiental está enraizada na RAC desde o início do”por a mão na massa” em um empreendimento. Segundo Carlos German, CEO da empresa, “otimizamos a nossa atuação desde a digitalização dos projetos, lideramos um canteiro de obras mais harmônico, com atenção extra à logística e descarte do mínimo de resíduos, até a conscientização dos trabalhadores. Aliás, esse modo de trabalho otimiza os recursos humanos. Lançando mão da tecnologia temos uma obra mais refinada, preparada para ser mais eficiente quando estiver em uso e isso, naturalmente, faz com que nossos clientes sejam candidatos a obter certificações de sustentabilidade”.

EXEMPLOS SUSTENTÁVEIS

O conceito de sustentabilidade da RAC Engenharia está aplicado a diversos empreendimentos da capital paranaense, que já conquistaram certificados pelo uso inteligente de recursos naturais, por soluções para  para evitar desperdícios no consumo de água, pela reutilização de materiais, entre outros itens avaliados.

UNIDADE DE ENSINO SENAC

A unidade foi reconhecida em 2016 como a primeira escola LEED Platinum do Brasil. A conquista da certificação implicou na execução de um projeto com características de uso inteligente de recursos naturais, otimização dos materiais e eficiência de equipamentos. No tópico geração de energia foram instaladas 228 placas solares na cobertura da edificação, totalizando uma área de 370m² de painéis fotovoltaicos, sendo esta a maior instalação junto à Copel. Cerca de 42% de seu consumo de energia é atendido pela energia solar.

SEDE DA UNIMED PARANÁ

O projeto recebeu investimento em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Sua certificação LEED assegura o uso de soluções sustentáveis que proporcionam redução do consumo de energia e água, além dos custos com manutenção e despesas administrativas. Qualidade de vida dos usuários é garantida pelo conforto térmico e acústico.

 HOSPITAL ERASTINHO 

Carlos German, Ricardo Cansian, diretor da RAC Engenharia e a engenheira Lara Arcoverde em frente ao Erastinho. 

A esperada obra, entregue em setembro de 2020, foi pensada para atender as crianças de forma humanizada. A obra segue  parâmetros internacionais de sustentabilidade, dentro do conceito Green Hospital. É a primeira instituição brasileira prestes a conquistar, simultaneamente, as certificações LEED for Healthcare e WELL Building Certification, selos que atestam o menor impacto ambiental nos serviços e a possibilidade de otimizar recursos na operação do edifício, visando a práticas sustentáveis. As chancelas devem alçar o hospital à condição de único do país a contar com uma inédita dupla certificação internacional, um reconhecimento ao uso das edificações à promoção da saúde e à redução de impacto no meio ambiente.