Linkultura

por Nereide Michel em 03/11/2020

“Ensinar as gerações futuras, pois elas são o futuro”. Com esta definição Monaliza Haddad, doutora em Educação e pós-doutora em Direitos Humanos, expressa a inspiração que deu origem ao recém-lançado livro“Políticas Públicas e Práticas Educacionais – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030”, obra que divide a autoria com  Rosilene Caetano Lago, Mestre em Educação. Objetivos que elas consideram importantes de serem alcançados em menos de dez anos.

As autoras, Monaliza Haddad e Rosilene Caetano Lago. Luta pelo ensino de qualidade para todos.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, parte fulcral do livro, fazem parte da Agenda 2030, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Mundial. É composta por 17 objetivos e 169 metas. Dentre eles,  o número 4, que diz respeito à Educação de Qualidade, tem como principais metas: “garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade; acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar; igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade”, entre outros. De acordo com o portal ODS Brasil, do Governo e operado juntamente com o IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Especial de Articulação Social, de 247 indicadores que mostram a produção nacional por objetivo, o Brasil tem produzidos 81 até agora. No objetivo em questão do livro, Educação de Qualidade, que totalizam 12 indicadores, o país conta com quatro produzidos.  

“Ainda temos um longo caminho para percorrer em relação à educação brasileira. Com a publicação desse livro, o que nós queremos é deixar esse objetivo e a meta mais próximos e menos abstratos para quem está no lugar mais importante da nossa educação: dentro de sala de aula”, afirma Rosilene Caetano Lago. “Como a educação ocorre entre o professor e cada aluno de sua turma resta às políticas públicas deixar essa relação com mais qualidade, respeito e recursos. É essa a nossa luta”, complementa.

O livro, prefaciado por Pedro Garrido Rodriguez, doutor pela Universidade de Salamanca, está dividido em 4 capítulos e traz também sugestões de atividades para os profissionais de educação brasileiros. 

ONDE ENCONTRAR 

“Políticas Públicas e Práticas Educacionais – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030”

À venda de forma física no Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento – IAD e pela Amazon.

Ou pelo encurtador.com.br/cDE23