Conecte-se

por Nereide Michel em 09/05/2015

A Serra do Cipó, uma das maiores biodiversidades do planeta, reúne mata atlântica, cerrado e campos rupestres. No que se refere à flora, por metro quadrado, ela supera a floresta amazônica. Inserida na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a região é marcada por escarpas montanhosas formadas  por quartzitos com aproximadamente 1,7 bilhões de anos.

Mas, o que isso tem a ver com sapatos?

A designer Virgínia Barros responde com a coleção Serra do Cipó, que vai estar nas vitrines no Verão/16. Sapatos para pés que podem se acomodar confortavelmente em sapatilhas, sandálias e rasteiras, mas que não sossegam diante de trilhas abertas convidando para descobrir os segredos da natureza. Como explica  Virgínia, “é um recorte de um importante santuário ecológico brasileiro. As rasteiras lembram cipós, curvas do rio contornam sapatilhas e sandálias. As espécies endêmicas da flora, como a estrelinha (cyperaceae) e a sempe-viva (eriocaulaceae) estão colorindo modelos com ou sem salto. O artista plástico Paulo André criou estampas que trazem a flora e a fauna da serra. Raízes surgem em sapatilhas, como se tivessem descido das pernas e cravado no chão. Bordados em alto relevo remetem a flores e rios. Pedras aparecem em calçados com design sinuoso. Cordas estão entrelaçadas em sandálias. Saltos em madeira são torneados à mão.”

Impossível não se sentir respirando ares da serra e esticando o olhar pela paisagem que nos oferta tantas cores, tantas formas, preservadas, mas não proibidas de nos acompanhar no dia a dia. Tanto que Virgínia Barros convida a consumidora para também fazer parte do processo cíclico da natureza – dois modelos de sapato apresentam silk sobre o couro semi-acabado e desenhos da flora e fauna do Cipó para serem coloridos.

ONDE ESTÁ

Virgínia Barros, designer de sapatos

estilo@virginabarros.com.br

virginiatricot@hotmail.com

Instagram:virginiabarrosshoes

Fone(31) 3223-6968, Belo Horizonte.