Linkultura

por Nereide Michel em 24/02/2022

Irreverente, sarcástica e com uma carreira profissional que desafiou padrões de comportamento de sua época. Assim era Aracy de Almeida em cujo repertório se abrigam alguns dos mais conhecidos sucessos do “Poeta da Vila”, Noel Rosa. Nada melhor para defini-la do que ” O Samba em Pessoa”, qualificação  merecida e eternamente ligada ao seu nome. Muitos a conheceram como uma das mais temidas – pela sua sinceridade- juradas dos populares programas de calouros da televisão brasileira como Programa do Chacrinha e Show de Calouros do Sílvio Santos.

Rosana Stavis em ensaio/Maringas Maciel

Uma cantora de sucesso, dotada de forte personalidade, Aracy de Almeida foi a inspiração para o espetáculo  “Aracy- a Voz de Noel” – que os curitibanos podem conferir no sábado e domingo de Carnaval, dias 26 e 27 de fevereiro, no Centro Cultural Boqueirão, tendo como estrela a consagrada e premiada atriz dos nossos palcos, Rosana Stavis.

“Aracy foi uma mulher inovadora para sua época e extremamente feminista. Era frequentadora de lugares em que o público masculino dominava, mas não se importava com as más línguas e enfrentava a todos para fazer o que amava, que era o samba. Essa homenagem em formato show tem o objetivo não só de reverenciar esse grande nome da música, mas também apresentá-la à nova geração”explica Rosana Stavis.

Com direção artística e roteiro de Marcos Damaceno, que recebeu o Prêmio Shell de Teatro (categoria dramaturgia), a peça conta com duração de 45 minutos, combinando toda a musicalidade da cantora com momentos marcantes de sua vida.

A direção musical e os arranjos são de Sérgio Justen e de Gilson Fukushima, ganhador do Emmy pela trilha-sonora de “A Linha”. “Tivemos um cuidado especial na hora de adaptar as canções de acordo com a atmosfera das cenas, não tendo necessariamente a mesma sonoridade da época de 30, 40, mas com a essência do samba de Noel Rosa”, explicam.

O projeto foi originalmente idealizado, sonhado e desejado em parceria com o músico Guto Gevard, em inúmeras conversas regadas a músicas inspiradoras.

COMO ASSISTIR

O musical “Aracy – A Voz de Noel” terá três sessões gratuitas, (sábado às 20h e domingo às 18h e 20h)

Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita diretamente na bilheteria do Centro Cultural Boqueirão (R. José Guercheski, 281). Haverá apresentação na Casa Dameceno (Rua Treze de Maio, 991 – bairro São Francisco) nos dias 6 e 20 de março, às 14h. O espetáculo também fará parte da programação da 30ª edição do Festival de Curitiba, com apresentação marcada para o dia 6 de abril, na Casa Damaceno, também de forma gratuita.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba
Patrocínio: Ademicon – Consórcio e Investimento

PALCO E BASTIDORES
Intérprete: Rosana Stavis

Direção Artística e Roteiro: Marcos Damaceno

Direção Musical e arranjos: Sergio Justen e Gilson Fukushima

Músicos: Gilson Fukushima, Sergio Justen, Vic Valendez, Antonio Carlos e Gabriela Bruel

Ator: Léo Campos

Iluminação: Wagner Corrêa

Figurinos e Adereços: Áldice Lopes

Assessoria de Imprensa: TIP – Performance de Mídia

Registro em vídeo: Alan Raffo

Fotografias: Maringas Maciel

Designer Gráfico: Pablito Kucarz

Produção: Bia Reiner

Assistente de Produção:  Evandro Vicente