Conecte-se

por Nereide Michel em 09/07/2018

Muita gente cantarola, mesmo sem querer, o envolvente jingle do comercial da Alegra, que está no ar. O objetivo de divulgar os produtos derivados da carne suína, especialidade da marca, vem embutido também da proposta de destacar as muitas opções em que eles podem ser utilizados no cardápio diário. Até em uma cidade, como Curitiba, onde é expressiva a influência cultural e, portanto, gastronômica, da imigração alemã, polonesa ou ucraniana, que tem forte presença de carne suína na culinária, uma ação como o Festival Copa Lombo, da Alegra, reveste-se de um especial propósito, além da conquista de novos adeptos para a sua linha: a de demonstrar na prática a diversidade de receitas que podem ser preparadas a partir deste ingrediente. Vale dizer que ele pode estar presente à mesa todos os dias da semana sempre com uma apresentação diferente. 

Catorze pratos, assinados por renomados chefs de restaurantes curitibanos, estão incluídos no roteiro do festival, demonstrando a versatilidade de um mesmo produto. A Copa Lombo tem várias inspirações, como as das cozinhas chinesa, peruana, italiana ou tailandesa, que se originam da especialidade de cada estabelecimento participante da ação patrocinada pela Alegra. A idealização do evento é dos integrantes do Gastrotiba, um grupo independente de profissionais que visa divulgar a culinária local que, mesmo preparada com ingredientes nobres, chega ao consumidor com preços acessíveis.

CADA CHEF COM SEU PRATO

O Festival Copa Lombo inclui um roteiro com 14 restaurantes e bares de Curitiba que aceitaram o desafio de cada um preparar uma receita tendo como base uma carne macia e suculenta, que ainda é pouco conhecida pelos adeptos da boa cozinha. O evento vai se estender até o dia 5 de agosto e com um atrativo extra: os pratos exclusivos têm preço fixo de R$ 39,90.

Banoffi
Lombo com molho de cebola ao vinho tinto, couscous marroquino com cogumelo e alho poró e legumes na manteiga
Chef: Gisele Gelbecke

 

Cana Benta
Lombo agridoce tailandês
Chef: Ricardo Bolfer

 

Cantina do Délio
Lombo Laqueado com risoto de alho poró e bacon
Chef: Rafael Gonçalves

Don Max
Copa Lombo Teriyaki
Chef: Paulo Zanatta

Estofaria Bar
Copa Lombo parmegiana com aipim 
Chef: Fábio Stapazzou e Caio Canabrava

 

Gordo e Magro
Copa GM
Chef: Maurício Fontana

Jabuti
Petisco tonkatsu
Chef: Marcelo Yoshio

Limoeiro
Parmegiana de Maiale
Chefe: Vânia Krekniski

O Fornari
Copa Lombo gratinada com risoto de cogumelos e açafrão.
Chef: Alessandro Gonçalves

Peruano Gastronomia e Cultura
Chancho ao tamarindo
Chef: Fernando Matsushita

Pistache Pizza e Gastronomia
Copa Lombo com aligot três queijos, farofa de banana e bacon ao molho picante
Chef: Alessandro Gonçalves

Quermesse
Bife sujo
Chef: José de Araújo Neto

Quitutto
Chancho na mostarda
Chef: Rafael Kula e José Adonis

Silzeu´s
Lombo de boteco