Conecte-se

por Nereide Michel em 12/12/2024

Graças a uma programação de eventos que contempla ruas, parques, centros comerciais, prédios históricos, espaços culturais, lojas e restaurantes, Curitiba virou destino turístico natalino, com milhares de visitantes movimentando a economia local. Papai Noel, incansável, percorre todas as atrações, mas anotou algumas sugestões para destacar a diversidade de celebrações que marcam tão festiva data.

Papai Noel marcou presença em frente ao Bradesco da Avenida Luiz Xavier no final de semana, 14 e 15 de dezembro. E não conteve a emoção, compartilhada com mais de cem mil pessoas, incluindo o público que prestigiou o ensaio geral – na sexta-feira, dia 13 –   ao assistir a um dos espetáculos mais aguardados do roteiro natalino de Curitiba: a tradicional apresentação do coral infantil no Palácio Avenida. Composto por 90 crianças que assumiram as janelas do histórico prédio, endereço de uma das agências do banco na capital paranaense, para encantar a plateia com um repertório que incluiu 14 músicas, entre elas, “Lá vem Papai Noel”, do Palavra Cantada, “Depende de nós”, do Ivan Lins, “Amigo Estou Aqui”, do Toy Story e “Então é Natal”, versão interpretada por Simone. Na regência, a maestrina Dulce Primo.  O tema “AbraLaços” foi um convite – unanimemente  aceito – para embarcar em uma jornada de autoconhecimento e esperança em um universo de magia, amor e união.

A iluminada fachada do Palácio Avenida continuará encantando aos filhos do Papai Noel, com suas 100 mil microlâmpadas, até a chegada dos Reis Magos.

A 34ª edição do Natal do Palácio Avenida foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Teatro Bradesco no YouTube, permitindo que brasileiros de todo o país acompanhassem o espetáculo. O conteúdo continua disponível no link. Assim como nos anos anteriores, a organização do evento garantiu acessibilidade, tradução em Libras, audiodescrição e monitores para o atendimento de pessoas com deficiência.

Bia Nauiack

 O estilo do arquiteto Rodolfo Fontana pode ser definido como um diálogo entre o clássico e o contemporâneo, com uma atenção especial ao quesito sustentabilidade. Proposta que o profissional enfatizou na vitrine natalina da Botteh Handmade Rugs, uma ambientação que traduz a essência de uma celebração plena de tradições, ainda presentes em um tempo extremamente digitalizado.

A tapeçaria artesanal da loja ganhou uma visibilidade especial em meio a objetos decorativos e funcionais escolhidos, com muito carinho, por Rodolfo Fontana para despertar lembranças e emoções que afloram nesta época do ano. Até a árvore de Natal ele trouxe de sua casa – com todos os enfeites – para criar um clima de festa em família. A cartela dos tapetes remete às cores que marcam a comemoração –  tons de vermelho e roxo que passam pelo marsala, borgonha, bordô e púrpura. As peças foram trabalhadas com matérias-primas naturais e tingidas com pigmentos naturais.

Bia Nauiack

As vitrines receberam um toque cool e elegante com objetos da Holy Home Store, enxovais exclusivos do atelier Carine Sartore, a arte de Mariana Canet e o mobiliário Artefacto.

ONDE ESTÁ

BOTTEH HANDMADE RUGS: Avenida do Batel, 1114, Curitiba

Divulgação

Estamos na Alemanha? A pergunta é pertinente quando se depara com a fachada de um tradicional restaurante de Curitiba brindada com neve em tempos de festejos natalinos. O Baviera já traz no nome a inspiração para o seu cardápio e ambientação – há mais de 50 anos o mobiliário, que parece saído de um antiquário, permanece o mesmo assim como o envolvimento dos proprietários em reproduzir na casa o clima de um “um natal branco germânico”.

É esta  a proposta da arquiteta e também sócia do empreendimento, Thayana Hey, que trabalhou neste ano o tema “White Christmas Baviera”. E, claro, que a neve não poderia estar ausente desse conceito – ela cai abundantemente na área externa do restaurante, graças a um sistema de máquinas de neve artificial, cuidadosamente projetado ele é acionado diversas vezes por dia, tanto no almoço quanto no jantar. A neve – fictícia –  também é destaque na decoração interna, onde o branco impera embora  toques de vermelho e uma gama de tons rústicos acolham os clientes à medida que eles vão adentrando no ambiente. Dois quilômetros de luzes de led e mais de 20 vilas natalinas eletrônicas, que transportam para um típico vilarejo europeu coberto de neve, são alguns dos componentes que incorporam o espírito festivo característico das celebrações de final de ano.

ONDE ESTÁ: BAVIERA

Dr. Muricy, 1089, Centro Histórico de Curitiba

Arthur Essenfelder

Na menor avenida do mundo, um Natal que extrapola os seus limites ao encantar centenas de milhares de pessoas que circulam pelos calçadões da Rua das Flores. Na Luiz Xavier, pertinho da Praça Osório, a Roda-Gigante, de O Boticário, com seus 20 metros de altura e 16 cabines, convida para um passeio panorâmico mágico. Afinal, até onde a vista alcança o cenário deslumbra com as luzes e cores de uma data festiva que conecta o cotidiano com o mundo dos sonhos. 

José Fernando Ogura/ SMCS

O roteiro pela natalina XV prossegue até a Praça Santos Andrade. Entre a Dr. Muricy e a Marechal Floriano, outra surpresa reservada pelo O Boticário, a Árvore da Vida, decorada com flores vermelhas e iluminação especial. A atração tem como principal personagem Stella, uma menina sonhadora que, a partir de um misterioso giz lilás e de uma Fada dos Desejos, descobre a essência do espírito natalino.