Conecte-se

por Nereide Michel em 20/06/2016

Facilidade, praticidade e principalmente credibilidade. Conquistas do comércio online desde que surgiu como alternativa às lojas físicas, com o objetivo principal de “derrubar” fronteiras e conquistar clientes onde quer que eles se encontrem. Hoje uma realidade, que já passou da fase de testes e experimentações, acessível para pequenos e grandes empreendedores. Os setores da moda e de produtos para cozinha e decoração estão entre os mais bem sucedidos nesta forma de dinamização de negócios. É o que confirmam as marcas paranaenses Déterminée, Guto Köech e Amey e a paulista Casa Bravo, que buscam consumidores dentro de suas casas.

DÉTERMINÉE

As empresárias e estilistas curitibanas Marina Curi e Morgana Elis lançaram a Déterminée em 2015 apresentando primeiro a marca em uma loja física no Pátio Batel. Um passo ousado, sem dúvida, mas que revelou a determinação (déterminée) da dupla em buscar o público-alvo para um produto que não faz concessões quando o assunto é qualidade e exclusividade. Elas trabalham com tecidos de origem natural, como algodão e seda, e agregam detalhes artesanais – o feito à mão– no acabamento. O passo seguinte da dupla também não deixa de ter o seu toque de ousadia. Do atendimento direto às clientes optaram pelo investimento no e-commerce inserindo-se no movimento digital de uma moda sem fronteiras, mas igualmente próxima da consumidora – esteja ela onde estiver. Para Marina e Morgana este foco é importante para o crescimento e consolidação da marca fora de Curitiba, pois está nos seus planos buscar em multimarcas, com perfil da Déterminée, pontos de venda físicos para os seus lançamentos da temporada.

O inverno/2016 da Déterminée, que está disponível no site da marca, traz muita renda, além de seda e algodão. A cartela de cores passeia entre tons neutros e básicos como o preto e o branco, e os mais ousados como roxo, laranja e pink. Também ganham destaque as modelagens estruturadas e peças de alfaiataria, como blazer, calça reta, saia lápis, blusas com manga, além de regatas e blusas de alcinha.

www.determinee.com.br

 AMEY

A paranaense Amey, focada em roupa feminina, com fábrica instalada em Cianorte, é um exemplo bem sucedido de vendas no comércio eletrônico. Amanda Britto, CEO e dona da marca, destaca que o desempenho positivo de sua empresa deve-se ao formato de gerenciamento de  produção e entrega das peças para todo o país. A Amey tem uma equipe exclusiva para cuidar da embalagem, encaminhamento ao correio e auditoria do rastreio. Outro diferencial da receptividade da marca é a versatilidade  das peças apresentadas em seu portfólio: são direcionadas a todos os estilos e ocasiões e incluem clientes de 15 a 45 anos que tem por hábito comprar pela internet.  “Cuidamos de todos os detalhes, desde a escolha da matéria-prima até a apresentação final do produto. Queremos transmitir com isso a essência e o conceito da marca, “ define Amanda Britto.

O chat online disponível no e-commerce também faz a diferença incrementando o bom atendimento e as vendas. A equipe atende desde quem não conhece a marca e deseja sentir segurança para fazer a escolha das peças até quem nunca comprou pela internet e gostaria de uma orientação. As clientes buscam ainda dicas de styling e informações como tamanho das peças.

 Entre os produtos mais vendidos pelo e-commerce da Amey estão as saias lápis, em couro ou neoprene, saias no comprimento midi, calças jeans, macacões e vestidos.

 www.ameyoficial.com.br

 GUTO KÖECH (GK)

Idealizada e comandada pelo empresário Augusto Köech e pela designer Mari Branco, a Guto Köech (GK), grife curitibana especializada em terços e acessórios, já tem vivência no contato online com os seus clientes. A marca  ganhou força comercializando seus produtos através das redes sociais. Uma receptividade que motivou a colocar em prática o projeto de expansão da marca com o lançamento de um site com a perspectiva de atingir também o mercado internacional.

Com o slogan “Melhor do que estar protegido, é estar #blindado”, a GK, lançada em 2013, se difundiu por meio do Facebook e Instagram, conquistando  diversas celebridades graças ao conceito de “não ser apenas um acessório, mas também um amuleto.”

www.gutokoech.com

CASA BRAVO

Objetos para casa, cozinha e acessórios também estão na mira do crescente  número de consumidores online  São muitos os sites dedicados a este segmento, daí a necessidade de se buscar diferenciais, conforme  atestam os empreendedores paulistas Fernanda Veríssimo e Vitor Gruber, que dinamizam, desde 2015, a Casa Bravo, com endereço na Vila Madalena, em São Paulo. Acreditando que por trás de cada produto existe uma trajetória adotaram a proposta de escolher cuidadosamente os itens que fazem parte das opções oferecidas aos clientes da loja. A preocupação maior é buscar produtos exclusivos e que possam de alguma forma gerar impacto social, econômico e ambiental positivo em toda a cadeia de consumo – dos produtores aos compradores.

 O conceito é parecido com uma feira, mas com o objetivo de contar e difundir a história dos produtores para um público maior, tornando a cadeia de consumo mais saudável e responsável. Daí a importância de apresentar a Casa Bravo também através do atendimento online para que um público maior seja envolvido na proposta de Fernanda e Vito. Um dos diferenciais do site da empresa é que ela não trabalha com lista fixa de fornecedores e assim sempre há novidades, como ketchups artesanais, produzidos no fogão a lenha pela família Strumf em Itu; tomates frescos em três sabores – Rústico, Defumado e Muito, Muito Apimentado – caramelos mineiros e banhos de ervas.

Para viver a experiência de compra online, todos os itens são apresentados de uma forma diferenciada e com espaço para os fornecedores contarem a sua história e o processo de elaboração dos seus produtos.

www.casa-bravo.com