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por Nereide Michel em 22/04/2016

Quando você se delicia com uma cervejinha gelada, principalmente nos dias de temperatura elevada, compreensivelmente não se lembra que está diante de uma “senhora” ancestral que não esconde a idade: 6.000 a.C. A primeira prova arqueológica de sua existência vem da Suméria, quando gente desta civilização percebeu que a massa do pão, quando molhada, fermentava. Estava descoberto o princípio que nortearia a fabricação da bebida, uma das mais populares nos anos 2.000 d.C. O nome de batismo originou-se entre os romanos que passaram a denominá-la Cervesia, celebrando Ceres, a deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, alcançou o padrão conhecido até os dias de hoje, quando gauleses passaram a fabricá-la com malte, e os monges descobriram no lúpulo um conservante natural.

E a sua história prosseguiu com escalas em vários países, como França, Alemanha, Bélgica, entre outros, cujos cervejeiros aperfeiçoaram sua fórmula e modos de fabricação. No Brasil, chegou com a Família Real, que comandada por D. João VI,  ignorou a primazia do vinho nos hábitos dos portugueses e  decidiu valer a sua preferência pela cerveja. Hoje é considerada “preferência nacional”! Marcas fabricadas em larga escala disputam tal preferência através de campanhas publicitárias que buscam seduzir homens e de modo  mais sutil, a ala feminina.

Enquanto isso, a cerveja artesanal, que resgata uma  produção menor, com doses de exclusividade, graças aos ingredientes que formulam o sabor de cada rótulo, contrapõe-se ao ritmo frenético imposto pela globalização. Uma receita de fabricação que lhe valeu o mesmo status do vinho, atraindo connoisseurs para degustar  e aprovar suas notas degustativas e olfativas. Curitiba, historicamente uma cidade de grande afluência e influência européia, faz jus à fama de consumo fiel e exigente de uma bebida milenar, que tem ainda muita história para contar.

CERVEJA HARMONIZA COM…

Não por acaso, a capital dos paranaenses concentra algumas das mais premiadas cervejarias do Brasil, e serve de  cenário para eventos que destacam as qualidades da bebida e suas múltiplas maneiras de ser saboreada – sempre em boa companhia! Um exemplo é o Have a Beer Curitiba, que está acontecendo na cidade até o dia 1º de maio. Bares e cervejarias da cidade estão servindo mais de 40 combos  (uma cerveja especial harmonizada por um petisco) pelo valor fixo de R$ 19,90.

 Segundo a organizadora do Have a Beer, Ana Carolina Nolli, a proposta é que “ o  festival seja algo além de uma simples refeição. Queremos proporcionar ótimos momentos entre amigos e família, transformando uma hora de lazer em deliciosa experiência regada a boas cervejas, petiscos, conversas e companhias”.

A lista completa com todos os participantes – e seus segredos – da primeira edição do Have a Beer Curitiba está na página oficial do evento no Facebook – www.facebook.com/havebeercwb ou no site www.havebeer.com.br

 No Folha Seca Bar ,combo “Passe de trivela”, que inclui  Skol Beats  e o Trio de Pastéis da casa.

 No Limoeiro, chopp artesanal Saint Bier  e dadinhos de tapioca e queijo coalho com geleia de pimenta e abacaxi.

Vila tem chope Way Witbier ou chope Way American IPA com uma porção de Buffalo Wings super temperados.

AO GOSTO DOS MOTOQUEIROS

Também em abril surgiu no mercado curitibano uma nova opção da bebida – a Cerveja Legend – resultado de uma parceria entre a Legend Motors e a Pfau Cervejaria, que traz uma característica especial. Por representar no rótulo o espírito de uma custom garage shop, um espaço freqüentado pelos adeptos de motos – quanto mais incrementadas, melhor – buscou-se na concepção de sua fórmula os princípios da escola inglesa que destaca a coloração avermelhada quase escura, mas com um malte sem excesso de amargor. O resultado é  uma Extra Special Bitter (ESB), estilo bastante consumido nos pubs ingleses, com teor alcóolico de 5,7% e aroma de lúpulos nobres com equilíbrio do malte caramelo.

A bebida será comercializada inicialmente somente na Legend Motors – a cerveja em garrafas de 310 ml; e o chopp, em copos de 400 ml para ser consumido no local, e em growlers de 1 e 2 litros para levar. A fórmula também foi pensada para harmonizar perfeitamente com os hambúrgueres artesanais vendidos no food truck próprio da Legend. Ponto de encontro da tribo que curte máquinas personalizadas, afinal, sua especialidade é customização de motos de qualquer marca e carros esportivos.

  Motoclube Bichos do Paraná prestigiou o lançamento da cerveja Legend e aprovou o seu sabor “extra special bitter”.

 ONDE ENCONTRAR

Legend Motors: BR 277, 2010, segunda saída após da Decatlon, na marginal em frente à passarela. UMA

EXPERIÊNCIA APAIXONANTE

Um tour interativo pelo universo cervejeiro é a proposta da Cervejaria Bohemia em sua casa: Petrópolis. Uma viagem que dura pouco mais de uma hora, mas que vale por décadas de história envolvendo uma das mais populares bebidas do mundo. Uma experiência que agora pode ser vivenciada mesmo por quem mora distante da cidade serrana, uma das referências culturais do Rio de Janeiro. A marca está apresentando ao mercado três novas cervejas, com receitas de estilos consagrados, com a proposta de proporcionar um mergulho em um apaixonante mundo de aromas e sabores.

Toda uma equipe foi mobilizada para encontrar as fórmulas ideais para concretizar um projeto que combinou arte, conhecimento e, sobretudo, paixão. Uma missão que começou com a escolha de ingredientes e  passou pela criação de rótulos que transmitem ao consumidor informações detalhadas sobre o conteúdo de cada garrafa.  José Felipe Carneiro, um dos mestres cervejeiros mais premiados do Brasil, também contribuiu com a iniciativa, dando o seu toque apurado e inovador na elaboração das cervejas.

Para embalar receitas tão especiais, a Cervejaria Bohemia encontrou inspiração na herança cultural e nas belezas naturais de sua cidade natal. Os nomes das cervejas são homenagens a fatos e curiosidades de Petrópolis, como o seu nascer do sol (Bohemia Aura); a presença constante do pai da aviação,  Santos Dumont na cidade – a casa onde passava os verões, por ele projetada, é um dos seus atrativos turísticos –  é lembrada na Bohemia 14, rememorando o seu glorioso 14 Bis. Já a Bohemia 838 faz referência à altitude da cidade em relação ao nível do mar: 838 metros.

Um irresistível convite para mergulhar no universo cervejeiro: Bohemia 14 Weiss é leve e refrescante e tem inspiração alemã; Bohemia Aura Lager,, uma viena lager com bom  equilíbrio entre os maltes e lúpulos nobres  e a Bohemia 838 Pale Ale, pale ale aromática e com um amargor suave e persistente, que lhe valeu o prêmio de melhor em sua categoria no Festival Brasileiro da Cerveja.

As cervejas estão disponíveis em garrafas de 300 ml com exclusividade no Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br) e, em breve, nos principais pontos de vendas do País, pelo valor sugerido de R$ 5,00.