Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 12/11/2021

A consciência da necessidade de evitar impactos prejudiciais ao meio ambiente está cada vez mais presente e atuante entre as mais diversas faixas etárias.  Pesquisas recentes mostram que 88% dos consumidores buscam marcas também inseridas nesta expectativa e que estejam preocupadas em lançar produtos que contribuam para manter a qualidade de vida dos habitantes do nosso planeta –  seja pelo uso de matéria-prima sustentável ou pelo emprego de mão de obra com responsabilidade social.

Os setores ligados à moda estão entre os mais visados por este posicionamento ecológico que está influenciando no desenvolvimento de  roupas e acessórios que futuramente não estarão agregando mais toneladas de resíduos aos que já estão sendo gerados atualmente pela indústria. Apenas no Brasil, 325 mil toneladas de resíduos plásticos são descartados todos os anos interferindo negativamente no ecossistema dos oceanos.

Dados que sensibilizaram Caito Maia, empresário que lançou a  Chili Beans, e inspiraram a  criação da primeira linha de óculos produzida com plástico recolhido dos oceanos, iniciativa que recebeu o apoio da  ONG Eco Local Brasil, responsável pela limpeza, educação e manutenção de diversos pontos litorâneos no Brasil. Parte da verba arrecadada com a venda da coleção será destinada a ações desta entidade.

 “A marca acredita que a poluição dos oceanos não é apenas um problema local, é global. Por isso a nova coleção promove um olhar para o que se consome e ensina o que gera resíduos no mundo e pode ser substituído”, define Ramon Marchioro, responsável pelas Chilli Beans do ParkShopping Barigüi, Jockey Plaza e Shopping Curitiba.

A coleção Eco traz modelos unissex de óculos solares e relógios em cores diversas. O principal material utilizado nos produtos é o nylon, material que agrega conforto, leveza e muita resistência. Para 2022, a marca pretende transferir ao menos 20% de seus lançamentos para o conceito sustentável.

Armações para lentes de grau também estão incluídas na coleção ecológica. Antirreflexos, como a proteção da luz azul e violeta, são avanços nesta linha.

NAS LENTES DA LITERATURA

Outra novidade da Chilli Beans, encontrada nas óticas da marca, é a sua primeira coleção autoral, que buscou inspiração em nomes da poesia e literatura mundial, com armações repletas de detalhes dos escritores homenageados e suas obras. O Universalismo em William Shakespeare, o Mistério em Edgard Allan Poe, o Romantismo em Casemiro de Abreu, a Elegância em Machado de Assis e Fernando Pessoa, o Multiculturalismo em Antônio Goncalves Dias, o Classicismo em Luís de Camões, o Modernismo em Mário Quintana, o Inconformismo em Augusto dos Anjos  – cada um desses estilos foi interpretado e traduzido no lançamento. São 4 modelos de óculos de sol, 4 de grau e 4 modelos multi – armações para lentes de grau que vêm com a opção de se transformarem em solares. As peças trazem frases famosas dos autores gravadas no interior das hastes como diferencial.