por Nereide Michel em 19/12/2024
Dez edições de um evento de música eletrônica têm muita trilha sonora para celebrar tal conquista. Afinal, trata-se da trajetória percorrida em uma década não isenta de desafios e obstáculos. Um feito que o Warung Day Festival vai comemorar em 03 de maio de 2025, nos palcos que lhe servem de privilegiado cenário – instalados na Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame. Dois cartões-postais da capital paranaense que simbolizam o formato do WDF – “um evento independente, com DNA brasileiro, original e criado em Curitiba” segundo define, com entusiasmo, Gustavo Conti, o seu sócio e idealizador ao lado de Luis Gustavo Zagonel, Patrik Cornelsen, Carlos Civitate (Jejê) e Gustavo Rassi.
IDENTIDADE PARANAENSE

Divulgação
A primeira edição do Warung Day Festival, em 2014, já começou com uma celebração – a liberação da Pedreira Paulo Leminski para shows e espetáculos. O sonho de trazer para Curitiba um festival nos moldes do badalado Warung Beach Club, de Itajaí, tornou-se realidade mas sem manter total fidelidade à versão original. Assim que chegou começou a falar com sotaque local diferenciando-se dos seus congêneres. Particularidade enfatizada quando do lançamento, em novembro, da décima edição do evento para a imprensa e convidados.
Afinal, o que a curitibana tem? Um estilo personalíssimo de se produzir para o festival, “sente-se até um perfume no ar. Será francês?”. “Por favor” e “Obrigado”, não ficam em casa e são ouvidos com frequência entre o público que circula pelos espaços onde desfilam as atrações da festa. Pequenos detalhes capturados na multidão mas que não passaram despercebidos pelo quinteto de empresários – Gustavo Conti, Luis Gustavo Zagonel, Patrick Cornelsen, Carlos Civitate e Gustavo Rassi – que decidiram pela criação de uma nova logo para expressar a identidade regional do Warung Day Festival. Inspirada no Movimento Paranista – ela ostenta altivos pinheiros e os harmoniosos contornos da Serra do Mar- vai estampar todo o material gráfico do evento nº 10 e dos próximos.
O QUE É E COMO É

Divulgação
MOVIMENTAÇÃO TURÍSTICA
Aclamado pelos seus fiéis adeptos – nos quais se incluem brasileiros e estrangeiros – como o “melhor dia do ano”, o 10º Warung Day Festival vai acontecer no sábado, dia 03 de maio, com atrações programadas para três palcos montados no complexo da Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame, ofertando 12 horas ininterruptas de festa, das 13h à 1h. A escolha da data, na sequência de um feriado nacional, foi avaliada como uma oportunidade para atrair um público ainda mais expressivo ao evento com a possibilidade de uma permanência prolongada dos visitantes na cidade.
“Por ser realizado na semana do feriado, temos certeza de que o festival entrará ainda mais na programação de fãs de diversas partes do país. Queremos envolver ao máximo a cidade de Curitiba, que é uma capital com potencial de turismo incrível, no clima do evento. Para isso, deveremos ter diversas atrações e programações paralelas, que serão lançadas em breve”, informa Jejê.
O atual mapeamento da venda de ingressos alcança os cinco continentes e comprova a diversidade do público como uma das características do festival. Cerca de 60% dos compradores de entradas são de fora de Curitiba, boa parte estrangeiros, oriundos principalmente de países da América do Sul como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Entre os participantes de mais de 50 nacionalidades estão também turistas do Canadá, Suécia, Índia, Austrália, Portugal e Estados Unidos.

Divulgação
OPORTUNIDADE DE TRABALHO
O WDF também é apontado como exemplo na geração de centenas de oportunidades de trabalho da montagem à sua realização, como revela Patrick Cornelsen, “tivemos um crescimento orgânico, sem pressa, sentindo a necessidade de aumentar, aos poucos, a estrutura do evento, de acordo com a demanda, como quando decidimos abrir mais uma pista de dança. Hoje nós temos mais de mil pessoas trabalhando diretamente no evento, e cerca de 500 indiretamente”.
ECONOMIA DINAMIZADA
O festival de música eletrônica curitibano é considerado como um importante dinamizador da economia local uma vez que representa um aumento significativo na demanda por hospedagem, restaurantes, lojas e serviços em geral. A capital paranaense já é reconhecida como um polo de música eletrônica atraindo turistas vindos de vários estados e do exterior. Uma situação privilegiada para a qual concorrem a estrutura e o atendimento de alto padrão oferecidos pela capital paranaense, contribuindo para que “os visitantes se apaixonem pela cidade”, como cita Luis Gustavo Zagonel. O empresário aponta como fundamentais a parceria e o apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Turismo e empresas locais para o sucesso crescente do Warung Festival Day.

Divulgação
SUSTENTABILIDADE
Sobre a atualíssima e primordial preocupação com a sustentabilidade, ela se faz presente e atuante durante todo o processo de coordenação, organização e realização do festival como detalha, Gustavo Rassi, “a conexão com a natureza sempre foi um compromisso do WDF, a começar pela escolha da Pedreira Paulo Leminski, que reafirmamos a cada ano que passa. E não apenas como intenção ou conceito, mas de forma concreta. Assim como em edições anteriores, iremos gerar e divulgar um relatório que, ao final do evento, demonstrará, em números, a efetividade das ações executadas”.
Neste quesito também se enquadra a renovação do patrocínio com a Heineken, uma parceria que vai além do fornecimento de bebida uma vez que está atrelada a diversas ações com o objetivo de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Tais como o emprego de energia solar, capaz de abastecer um palco inteiro ao longo do evento, utilização de material reciclável, como eco-copos, separação e reciclagem de 99% do lixo produzido, com apoio de recicladores da comunidade.
+ INFOS
10ª WARUNG DAY FESTIVAL
Pedreira Paulo Leminski
Rua João Gava, 970
03 de maio de 2026
Ingressos já disponíveis pelo site www.warungdayfestival.com e nas bilheteiras Blueticket e Ingresse.
Perfis oficiais: @warung_dayfestival (Instagram) e @warungfestival (Facebook).