Linkultura

por Nereide Michel em 12/09/2019

O jornalista e escritor Laurentino Gomes, paranaense de Maringá, tem encontro marcado com os seus leitores curitibanos, nesta segunda-fera, dia 16, 19h, na Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium. Ele vem lançar e autografar o seu novo livro, “Escravidão: do primeiro leilão aos cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”. A obra é o primeiro volume de uma trilogia dedicada à história da escravidão no Brasil e cobre um período de 250 anos – de 1444 a 1695.

 

Com 30 capítulos e caderno de imagens, incluindo mapas e tabelas, “Escravidão” reúne uma série de ensaios e reportagens de campo, resultado de seis anos de trabalho de pesquisas, período em que o autor visitou centros de estudos, bibliotecas, museus e locais históricos de doze países em três continentes.

 

Segundo Laurentino, “a escravidão o assunto mais importante da história do Brasil. Tudo que já fomos no passado, o que somos hoje e o que seremos no futuro tem a ver com as nossas raízes africanas e a forma como nos relacionamos com elas. E essas raízes são mais profundas do que se imagina. Fomos a maior sociedade escravagista do Hemisfério Ocidental por mais de trezentos anos. Quarenta por cento de todos os 12 milhões de cativos africanos trazidos para as Américas tiveram como destino o Brasil. Portanto, sem estudar a escravidão seria impossível entender o que somos hoje e também o que pretendemos ser no futuro”.

Os dois volumes seguintes, com publicação em 2020 e 2021, serão dedicados ao auge do tráfico negreiro, no século XVIII, em que mais de dois milhões de africanos foram transportados para o Brasil, ao movimento abolicionista e ao fim da escravidão, pela Lei Áurea de 13 de maio de 1888.