Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 12/09/2019

Enquanto aumenta a preocupação – que não é de hoje – com relação à preservação da Amazônia e a manejo sustentável dos seus imensos recursos, cresce também ações e iniciativas para mostrar que ainda há tempo para alcançar tais objetivos. A empresa curitibana MOKO, que tem como proposta conectar a moda com projetos sociais, integra-se à causa com o lançamento da coleção de camisetas “Sonhos Amazônicos”. Ela é inspirada na história de jovens líderes das comunidades da região.

Um trabalho realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, criado  em abril de 1999 é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Sua proposta é desenvolver atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas.

 No instituto funciona o Centro Vocacional Tecnológico, que ministra cursos para jovens com duração de dois anos, período em que alunos ficam em contato com pesquisadores e extensionistas, trabalhando em oficinas que incluem contabilidade, empreendedorismo, relações humanas, políticas públicas e tecnologias sociais, com o objetivo de resolver problemas de acesso à água e à energia. Na sequência, eles voltam para as suas comunidades, em áreas rurais, com a responsabilidade de colocar em prática o seu aprendizado.

O design das camisetas foi elaborado mesclando três elementos visuais. As plantas – vitória-régia, bromélia, aninga-açu e heliconia – representam as pessoas que têm a oportunidade de florescer com o apoio do Instituto Mamirauá.  Os grafismos lembram a cultura e o povo. E o terceiro elemento traz o rosto de três jovens que estudaram no CVT.

“Nosso conceito final se dá com a junção dos elementos metafóricos (a alusão da flor com a vida do jovem) e os elementos literais (as pinturas e as pessoas que moram na região) e assim formam a ideia a ser transmitida: o poder e a beleza por trás do florescer de cada jovem que tem a oportunidade de se desenvolver e atuar na preservação da Amazônia com a ajuda do Instituto Mamirauá”, explica Fernando Fernando Kuwahara, fundador da MOKO

As camisetas foram confeccionadas com algodão 100% certificado. As estampas foram produzidas através da técnica de estampa digital que é mais limpa por gerar menos resíduos do que a serigrafia tradicional. A tag é feita em papel reciclado e a peça  é armazenada em um tubo que pode ser reutilizável para guardar lápis, canetas e objetos em geral. Ela custa R$ 69,00, com todo o lucro revertido para a Mamirauá.

Vendas pelo site  www.moko.com.br ou na loja física do Shopping Estação, em Curitiba.