por Nereide Michel em 05/12/2024
Desde o século passado, personagens desenhados, com maestria, pelos seus autores, fizeram a alegria de crianças e adultos curitibanos. Ao reproduzirem cenas testemunhadas ou situações vividas pelo público, entraram merecidamente para a nossa história cultural sem nunca perder adeptos. Dois exemplos, o quase centenário e colecionável Zequinha, que embalou balas de várias fábricas da cidade, permanece na lembrança de várias gerações de fãs. Enquanto o contemporâneo Marco, presença frequente nas tiras de quadrinhos publicadas em jornais do Paraná, nas últimas décadas, continua em atividade – agora também no formato animação.
Marco, um garoto loiro de cabelos encaracolados vestido de marinheiro, é uma criação de Tako X e Edu Moreira. As divertidas aventuras do personagem, em companhia dos seus amigos, podem ser acompanhadas agora em episódios de curta duração, produzidos pelo estúdio Perí, A estreia acontece na segunda-feira, dia 09 de dezembro, às 19h, no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
No final dos anos 80, ao lado do roteirista Edu Moreira, Tako X lançou a tirinha Marco, publicada na Gazetinha, suplemento infantil da Gazeta do Povo. O currículo do quadrinhista inclui atuação como desenhista do herói Jaspion, na revisa MAD, de circulação nacional, da versão brasileira da humorística revista da DC Comics, da revista Metal Pesado (versão brasileira da clássica revista de quadrinhos internacional Heavy Metal) e participação no grupo de criadores do super-herói curitibano O Gralha. Em 2016, a tira Marco conquistou o troféu Angelo Agostini como Melhor Webcomics (com Ale Freitas).
Na equipe de animação de “Marco e Seus Amigos” estão Jyudah Ichiban e Tadao Miaqui. Desenhista ativo na área, Jyudah Ichiban foi criador do Setorial de Ilustração em Curitiba e do primeiro Plano Setorial da área no país. Especialista em vetor, assume a direção e animação da série. Animador veterano, Tadao Miaqui é proprietário do estúdio Café Cartum, voltado a animação 2D e caricaturas. Em seu portfólio estão longas de animação como “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll’ (baseado em personagens do cartunista Angeli), “Até que a Sbórnia nos Separe” (inspirado no universo do espetáculo musical “Tangos e Tragédias”), entre outros. Possui filmes premiados em eventos da área, como Festival de Cinema de Gramado, Festival de Cine Infantil de Ciudad de Guayana (Venezuela), Bitbang Festival Internacional de Animação (Argentina) e Festival Curta Pinhais. Entre seus trabalhos mais renomados, participou da série animada “Aladdin” da Walt Disney Productions.
+INFOS
LANÇAMENTO ANIMAÇÃO
“MARCO E SEUS AMIGOS”
09 de dezembro, segunda-feira, 19 horas
Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Rua Vinte e Dois de Abril, 305, Estância Pinhais, Pinhais.
Trailer: link https://tinyurl.com/5baehewv
Entrada gratuita
Além da exibição, contará ainda com bate-papo com a equipe responsável pelas animações e uma exposição de cartazes, que poderá ser visitada de 09 a 15 de dezembro no Centro Cultural Wanda Santos Mallmann. O projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério Da Cultura – Governo Federal, por meio do edital de chamamento 43/2023 do município de Pinhais (Paraná).
O ETERNO ZEQUINHA
O personagem, que já foi grafado como Zéquinha, surgiu em 1928, quando a fábrica de balas “A Brandina”, dos Irmãos Sobania, decidiu lançá-lo como estratégia para divertir os seus consumidores. Fez tanto sucesso como figurinha colecionável que teve várias versões no decorrer de décadas. Até que em 1979, por ocasião da campanha do ICM no Paraná, o governo do Estado, retomou a ideia do Zequinha para divulgar sua proposta. Os traços modernizados do celebrizado herói tiveram a autoria de desenhista Nilson Müller, que aguçou novamente o desejo de crianças e adultos em completar o seu álbum de figurinhas.
Uma oportunidade para conhecer o criador da versão mais recente do Zequinha está na 7ª edição do CWB Expo, promovida pelo Alto da XV Mall, nos dias 7 e 8 de dezembro. Nela, Nilson Müller será o destaque da Feira de Multicolecionismo, que vai reunir mais de 150 colecionadores de Curitiba, como os de carrinho de Hot Wheels, Johnny Lightining, Jada, Maisto, Bburago, cédulas, moedas, medalhas, Funko Pop, games, jogos de tabuleiros, figurinhas, discos de vinil e antiguidades.
“É uma honra ver meu pai, Nilson Müller, participando da CWB Expo. O Zequinha marcou gerações, e este evento é uma ótima oportunidade para relembrar a sua história e aproximá-lo dos fãs que ainda têm tanto carinho pelo personagem”, destaca Nilson Müller Filho. Opinião compartilhada por Alana Augusto dos Anjos, analista de eventos do Alto da XV Mall, “estamos muito felizes em receber mais uma edição da Feira de Multicolecionismo, que já se tornou tradição no shopping. Valorizamos iniciativas como essa, que reúnem colecionadores e entusiastas, criando momentos únicos de troca de experiências e celebração da cultura. Receber um personagem tão querido e seu criador, torna o evento ainda mais especial.”
+ INFOS
7ª CWB Expo
Dias 07 de dezembro, a partir das 10h e 08 de dezembro a partir das 12h
Presença do Zequinha e Nilson Müller
Dias 07 de dezembro, das 14h30 às 15h30 e 08 de dezembro das 15h às 16h
Local: Alto da XV Mall, rua Camões, 601