Conecte-se

por Nereide Michel em 26/07/2017

Com o duplo papel de refletir e influenciar comportamentos e atitudes, a moda não pode ficar à margem do que acontece no seu entorno. A moda atual espelha uma sociedade de consumo frenético, que absorve e descarta com rapidez um gosto ou uma preferência popular. Cenário que não pode ser ignorado pelos pesquisadores especializados em dar direcionamentos ao que estará nas vitrines nas próximas temporadas. Sob pena de que produtos desenvolvidos sem o aval deste inconstante público-alvo “encalhem nas prateleiras”.

Daí a importância de iniciativas como o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, realizado em duas edições anuais, em São Paulo, que promove o contato entre a indústria da confecção, estilistas e designers com as inspirações de cada temporada. O evento também oportuniza aos participantes o contato direto com a matéria-prima indicada para que as temáticas a serem seguidas na produção de roupas e acessórios sejam concretizadas. Estandes expõem as novidades em componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens essenciais para dar acabamento ou personalizar as peças. Diante dos objetivos do Inspiramais, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) desempenham papel importante como apoiadores do evento.

 

Do Núcleo de Design Assintecal, sob a coordenação de Walter Rodrigues, é gerada, com antecedência mínima de um ano, a principal inspiração que pautará conceitos para a moda que estará nas lojas e nas ruas. A do Inverno 2018 contempla a leveza.

INVERNO LEVE E SOLTO

Para o Inverno 2018, a palavra-chave é Leveza, como confirmam as tendências captadas pelo Núcleo de Design Assintecal, que tem sua base em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Segundo os seus pesquisadores, “ a história da moda vive um momento de ideias voláteis. O consumidor deixou de programar o seu gosto para mudar a cada seis meses – nunca as tendências foram tão perecíveis –  um comportamento que aponta  para um culto à leveza, cuja mensagem está por toda parte. Desapegue, tenha apenas o necessário. Diminua o manequim, encolha a bagagem, esvazie a mente. Compartilhe mais, acumule menos. Substitua posse por acesso. Tire as ideias do papel e jogue-as na “nuvem”. Espiritualize-se e diminua o peso cármico. Todo esse novo comportamento foi estimulado pelo desenvolvimento do ambiente virtual, que propôs a desmaterialização e provou ser possível viver mais leve, pelo menos no sentido material da coisa. Calcado na leveza, o mundo ganhou fluidez, perdeu limitações em conceitos, significados e denominações. Pertencer a apenas um gênero não basta. Conhecer apenas o próprio bairro, não basta. Ter apenas um sonho – ou um objetivo, ou um emprego, ou uma carreira – não basta. É preciso fluir, transitar, flutuar.”

Móbiles, estruturas que remetem a formas angelicais. Tudo o que flutua e voa estão na origem do conceito Leveza para pautar a moda no Inverno 2018.

NO VERÃO, RESISTIR É PRECISO

Contraponto à volatilidade, que permeia a principal inspiração para o Inverno 2018, é a urgência de não se perder as raízes em meio ao vertiginoso ritmo imposto pelo mundo globalizado. Romper fronteiras é um processo sem retorno, mas não a preço de se cortar o cordão umbilical com a  cultura e as tradições de um povo, cidade, país. São elas as responsáveis principais para que diferenciações sejam criadas evitando a uniformização do se veste e individualizando estilos. O Projeto Referências Brasileiras, que tem espaço de destaque no Inspiramais, cumpre este papel – o de apontar a cultura do nosso país como fonte de pesquisa no desenvolvimento de uma moda brasileira, enriquecida pelos valores de manifestações de arte popular.

 

Para o Verão 2019 o Projeto Referências Brasileiras disponibilizou releituras trazidas dos brincantes do Bumba Meu Boi, os Caboclos de Fita, Rajados, Caboclos Reais, Vaqueiros de Cordão e Caboclos de Pena.

“O principal atributo do Verão 2019 é a resistência ao tempo e sua capacidade de reinventar-se, sem perder sua essência. Nos personagens brincantes do Bumba Meu Boi, por exemplo, encontramos a teatralidade perfeita para criar os materiais e os produtos para a temporada das temperaturas altas”, destaca  Jefferson de Assis, designer e consultor do Núcleo de Design da Assintecal, responsável pelo Referências Brasileiras.

 

 O Verão 2019 vem, portanto, com um forte alinhamento na cultura brasileira, como foi destacado no Preview do Couro, um dos eventos paralelos do Inspiramais, que também enfatizou a Resistência no seu conceito, apoiado  nas palavras-chave: Teatral, Folclórico, Volume, Bordado e Over-Info. Dentro desta proposta foram apresentados sob a forma de uma exposição focada em cores, texturas e estampas aplicadas em 18 peles, as inspirações para a estação mais quente do ano. Resultado de um trabalho de consultoria realizado sob a coordenação  de Marnei Carminatti, do Núcleo de Design da Assintecal, em conjunto com os consultores Ramon Soares, Daniel Ormeleze, Emmanuelle Tonani e Rodrigo Cezário.

PEÇAS DE RESISTÊNCIA

 

- CARTELA DE CORES ILUMINADA, multicolorida como um arco-íris. Vermelhos, azuis, amarelos, laranjas e verdes evidenciam alegria e otimismo. Tons delicados de rosa e lilás chegam para equilibrar e refrescar a  paleta da temporada mais ensolarada do calendário.

 - TRESSÊS, TEXTURAS RÉPTEIS E DESENHOS DECORATIVOS: gravações e imagens com estas temáticas indicam um olhar para o passado. Acabamentos manchados e encerados transmitem uma sensação atemporal compondo com estamparias florais e aplicações elementos que afirmam a identidade e a memória de uma cultura ou região. O  artesanal se apresenta como resistência e oposição ao moderno e descartável.

Nos pés do verão, o conforto do tênis pode chegar no repousante tom de verde. Bem pertinho da Natureza, com uma boa dose de ousadia.

ESTAMPA BRASILEIRA

Desenvolver estampas autênticas, inspiradas na diversidade da cultura brasileira, incentivando a redução da cópia e do consumo de estampas importadas nos setores do vestuário, além de oferecer oportunidades para o crescimento de novos designers. Esta proposta uniu os estúdios Estudio Capim, Estudio Icertain, Dash Studio, Oficina Lamparina, Estudio Graphique, Textrend, Studio Aurum Brasil, Studio Soul, Brand Têxtil, Niu Studio, Servam Stampa Studio e Digitale, que apresentaram no Inspiramais o resultado de seus trabalhos exclusivos. 

 TOQUE  ROMÃNTICO


 As  fitas da Britânnia acompanham a inspiração principal do Inverno 2018 – leveza – e ganham formas plissadas, drapeadas e em babados, destacando a delicada modernidade da organza e a charmosa textura do gorgorão. Na nova coleção, os laços estão maiores e bufantes, confeccionados em cetim fosco e fitas estilizadas, perfeitos para valorizar calçados e bolsas. 

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net