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por Nereide Michel em 25/07/2017

Não poucas surpresas estavam reservadas para um grupo de jornalistas paulistas e curitibanos, convidado para fazer uma visita às instalações da Incepa em Campo Largo, município vizinho à capital paranaense. Mesmo os profissionais habituados a cobrir feiras de lançamentos direcionados à área da construção ou que já estiveram no local anteriormente, não escaparam da chamada “emoção do inesperado”. Todos ficaram impressionados com as novidades em porcelanato expostas no showroom da Incepa diante da enorme evolução observada em revestimentos para paredes e pisos, alguns com o poder de confundir os desavisados. Porcelanato? Mas não é um piso de madeira? Porcelanato? Jurava que era o mais nobre dos mármores. Papel de parede? Um leve toque na peça confirma que se trata de porcelanato.

Para os marinheiros de primeira viagem à Incepa, não deixou de ser impactante observar o caminho percorrido, através de um automatizado sistema canalizado, pelo finíssimo pó, matéria base de portentosas chapas de porcelanato, através do qual ele ganha consistência e coloração. Uma curiosidade generalizada entre os visitantes: as amplas instalações da fábrica estavam praticamente desertas em pleno dia de expediente. Onde estavam os funcionários? A resposta surgiu de imediato ao se constatar que a automação de maquinários era a responsável por cumprir as principais etapas do processo de fabricação de uma variada linha de produtos, que inclui até uma sofisticada série “boutique”. Apesar de toda a facilidade proporcionada por um circuito computadorizado, o alívio: nenhum avanço tecnológico substitui o olho humano, encarregado de conferir detalhadamente a qualidade de cada lâmina de porcelanato antes dela ser embalada e enviada ao seu destino. Qualquer imperfeição descarta a peça. Pouco mais de cem funcionários divididos em três turnos – as máquinas não podem parar – constituem a mão de obra necessária para abastecer um exigente mercado nacional e internacional de lançamentos com a logo Incepa, que também inclui desde 1996 a marca Roca, do grupo espanhol que adquiriu a empresa brasileira.

 DUPLA COMEMORAÇÃO

Jornalistas brindam os 65 anos de Incepa e os 100 anos da Roca.

O ano 2017 assinala uma dupla comemoração: 65 anos da brasileira Incepa e 100 anos da espanhola Roca. Uma história empresarial que tem muitos pontos em comum, por isso, sua união foi um processo natural. Entre estes, a meta de sempre buscar o crescimento através da busca incessante pelos avanços tecnológicos. Quando em 1952, a suíça Keramik Laufen fundou a Incepa na cidade de  Campo Largo, então um pequeno município paranaense, deu-se início a um audacioso projeto de expansão da marca. Em 1955, a planta industrial já tinha dobrado de tamanho e produtos que saíam dos seus fornos já eram encontrados no Paraguai. Em 1967, fundou a Mineração Cambuí para fornecimento direto da matéria-prima mineral e em 1960, inaugurou sua oficina para construção de equipamentos próprios. .Em 1970, implantou um prático secador de massa ao mesmo tempo em que antecipando-se às preocupações dos anos 2000 implantou um programa especial de antipoluentes.

Ao criar seu Centro de Processamento de Dados e implantar o Departamento de Exportação conquistou em 1972 uma importante fatia do mercado internacional exportando para mais de 10 países, como Japão. Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Nesta década, a Incepa instalou um departamento de desenvolvimento de produtos de design e desenvolvimento de novas cores surpreendendo os consumidores com os primeiros revestimentos decorados apresentados nos formatos 15cm x 15cm e 15cm x 20cm. O passo seguinte foi ampliar a sua ação para o setor de louças com a aquisição da fábrica Cidamar, assumindo o conceito de banheiro como “ambiente completo com uma assinatura sofisticada”. Aliás, assinaturas sofisticadas também foram a grande novidade da Incepa, que agregou o design a um setor específico da fábrica com o objetivo de desenvolver coleções Premium para o segmento de luxo. Uma iniciativa que culminou, em 1982, com a primeira linha lançada no mercado com a logo de um grande nome da moda internacional, Valentino, que contemplou revestimentos, metais, luminárias e toalhas.

Outras parcerias, como com a catarinense Docol, para produção de metais, e novas aquisições, como a da Celite,  então líder no segmento de louças sanitárias do Brasil, consolidou a Incepa como a única fabricante das Américas a oferecer soluções completas para banheiros.

Este ousado e bem sucedido currículo empresarial capturou o interesse do Grupo espanhol Roca em assumir o controle da Incepa diante da expectativa promissora de dar continuidade ao processo evolutivo da empresa paranaense apresentando novos e inovadores produtos ao mercado. Afinal, o calendário inaugurara um novo século, o XXI, e com ele chegaram  a tecnologia ABS, acabamento que oferece maior aderência e segurança, sem abrir mão da beleza de texturas que  reproduzem materiais como madeira, pedra e cimento. Em 2015, mais uma inovação chega com a Continua+, equipamento exclusivo da Incepa, único na América Latina, que otimizou o processo produtivo permitindo a fabricação de revestimentos em grandes dimensões. Em 2016,  a Tecnologia Micro Crystal começa a imprimir uma camada cristalina sobre a superfície de porcelanatos conferindo-lhes as características de um mármore.

Com tanta inovação em seu histórico não poderia ser diferente a comemoração neste ano do duplo aniversário – 65 anos de Incepa, 100 do grupo Roca –  a empresa surpreende com o lançamento da primeira lâmina produzida no Brasil, nos formatos 80x120cm e 120x120cm com espessura ultrafina de 7mm. Isso mesmo! O avanço da tecnologia Continua+ permitiu uma importante substituição: enquanto o processo tradicional utiliza uma prensa este processo optou por uma super compactação na fabricação das peças, através de dois cilindros sobrepostos no qual a massa passa como se fosse um tapete. Então é só imaginar o efeito em um ambiente de sua casa revestida com estas lâminas para perceber que a Incepa, uma vez mais, inaugurou um novo e sofisticado conceito na arte de morar.

BELEZA CONTÍNUA

Revestimentos de grande formato (80cmx 120cm) fabricados pelo Grupo Roca (com as marcas Roca e Incepa) , utilizando a tecnologia Continua +. 

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