Conecte-se

por Nereide Michel em 06/11/2023

Dispor de um jardim ou um quintal em casa traz a natureza ao convívio de quem tem o privilégio de tê-la como aliada de momentos especiais. Uma reunião descontraída com amigos, uma comemoração em família e até aquela horinha solitária, dedicada ao tão necessário relax em meio à correria diária, não poderiam ter melhor cenário.

Por isso, não surpreende que apartamentos garden, varandas gourmet e áreas externas – com piscina e um caprichado paisagismo – sejam atrativos prioritários nos empreendimentos imobiliários contemporâneos. Afinal, são exigências justificadas de clientes potenciais, que impulsionaram o conceito de bem-estar, também chamado  wellness, a se tornar item obrigatório nos lançamentos da construção civil.

Áreas verdes valorizam empreendimentos imobiliários.

Como destaca o arquiteto e paisagista Denis Gusmão Rocha, que participou de um recente bate-papo promovido pela Sierra Curitiba, com este foco, “há alguns anos, o paisagismo não era tratado como fundamental. Hoje ele é visto como a cereja do bolo, um complemento imprescindível na elaboração do projeto de um edifício.” Tanto que o paisagista compartilha com o engenheiro civil e o arquiteto a responsabilidade de definir como será a área externa, se incluirá uma piscina, um passeio ou um espaço de convivência.

O estilo de viver e morar que privilegia as áreas externas já está totalmente incorporado às expectativas de investidores do setor imobiliário. Uma tendência que motiva fabricantes de móveis, destinados à ambientação outdoor, a pesquisar novos materiais e produtos com o mesmo grau de exigência aplicado aos lançamentos para interiores, como o living ou sala de jantar.

EXCLUSIVIDADE E TECNOLOGIA

 Caroline Franzen, gerente comercial da Sierra Curitiba, destaca a exclusividade e a tecnologia como características primordiais aos lançamentos de móveis para áreas externas – incluindo as não cobertas e sujeitas, portanto, a um maior desgaste provocado pelas intempéries do tempo. Funcionalidade e design, aliados à durabilidade, estão na pauta das novidades para o setor.

Itens inovadores presentes na linha que compõe o showroom do 2º andar da Sierra Curitiba, integrada por poltronas, sofás e mesas de centro, permitem, por exemplo, que o mobiliário instalado à beira da piscina fique em contato direto com água clorada ou, no caso de uma casa de praia, resista à salinidade ou areia. Sim, os móveis podem ser levados à beira-mar. Os tecidos têm proteção contra raios UV e são permeáveis, assim como a espuma, o que possibilita que a água passe através deles sem danificar o estofamento.

Marcelo Elias / Divulgação

 Poltrona Angie, sofá Hadid, cadeira Caribe II, mesa de centro Monet, poltrona e sofá Toulouse e poltrona Saint Tropez integram a linha garden da Sierra. Os móveis têm 15 anos de garantia e são fabricados com tecidos e materiais que apresentam um acabamento mais confortável e maleável.

Marcelo Elias / Divulgação

Poltrona Angie (em primeiro plano), mesa de centro Monet e sofá Hadid. O mobiliário apresenta design contemporâneo, com formas orgânicas, em sintonia com o estilo indoor. Resistentes ao calor e à gordura podem integrar  varandas gourmet, espaços externos cobertos ou não, sacadas fechadas ou ambientes cercados por vidro, onde o sol incide diretamente sobre os móveis, sem qualquer dano à sua aparência.

NO ZOOM

 Na primeira linha garden, com móveis para área externa descoberta, da Sierra, lançada em julho em Curitiba, poltrona, cadeira, sofá e mesa de centro ganharam design sofisticado adicionando conforto e personalidade a varandas, jardins, terraços, decks e áreas de lazer. Materiais naturais, como pedra e madeira maciça, estão conjugados com a robustez do inox e poliéster polivinil. Corda e alumínio anodizado, dois elementos bastante presentes no mobiliário outdoor por sua resistência às intempéries, também compõem alguns dos itens. 

Divulgação

Cadeira Caribe II tem base em madeira maciça. O espaldar é em alumínio revestido de corda e o assento, em espuma especial para área externa, recebeu tecido garden.

Divulgação

O tampo de pedra natural da mesa de centro está disponível em várias cores. A base é em madeira maciça golden teka.

Divulgação

Divulgação

Poltrona Toulouse, aconchegante e ergonômica, tem duas almofadas de espuma D30 com revestimento em tecido garden. Elas são sustentadas com tiras de poliéster polivinil e travessas em alumínio anodizado, em cor única.  A estrutura é de Composto Sierra, Processo de fabricação também utilizado no sofá Tolouse com dois ou três lugares.

Divulgação

Sem braços e com encosto de alumínio revestido em corda, a poltrona Saint Tropez é contemporânea e pode ser usada com ou sem as almofadas cilíndricas. Tanto o assento quanto as almofadas para o espaldar são em espuma para área externa e envoltas em tecido garden. A base de inox é de  Composto Sierra.

ONDE ESTÁ

Sierra Curitiba

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1,941, Batel