Coisas Novas

por Nereide Michel em 07/11/2023

O mundo visto em três dimensões. Sentir-se dentro de um cenário – que pode ser paradisíaco ou assustador – ou mergulhar em um game e interferir estrategicamente na ação até sair como vencedor. O que para as novíssimas gerações é realidade cotidiana para outras nascidas durante ou no pós-guerra assistir a um filme em 3D era um evento que provocava filas enormes diante das bilheterias dos cinemas.

O segredo da magia, contudo, foi desvendado ainda no século XIX quando o escocês David Brewster inventou um óculos que possibilitava a visualização da altura, largura e profundidade de uma imagem. O  modelo básico, fabricado com cartolina ou papel cartão, incluía duas lentes de papel celofane, uma azul e outra vermelha, responsáveis por causar o efeito de se estar em meio à uma ação ou de personagens saindo da tela – cena que apavorava a plateia nos anos 50.

Filme 3D. Sucesso nos cinemas norte-americanos na década de 50.

Uma novidade que rapidamente passou da curiosidade à descoberta das múltiplas utilidades que as “lentes mágicas” poderiam representar não apenas para atrair espectadores às salas de exibição mas também para viver experiências fora do escurinho dos cinemas. Das lentes de papel celofane aos sofisticados óculos 3D dos dias de hoje, uma evolução colossal que não foi ignorada pelos diversos setores da atividade econômica que ganharam um aliado para os seus lançamentos: moda, beleza, alimentação, construção civil, entretenimento…

Cinema imersivo/ Chroma Produções

As emoções proporcionadas pela captura de imagens em 3D parecem desconhecer limites diante das possibilidades que se abrem em um universo criativo e tecnológico que fascina nichos como o dos empreendimentos prediais. Sem dúvida, novos e sedutores recursos estão sendo adotados não apenas para apresentar um empreendimento a clientes em potencial mas para lhes abrir a perspectiva de “ver e sentir” a sua futura moradia.

Com esta proposta foi apresentada em Curitiba a E_SC,  uma inovação no mercado imobiliário que alia a experiência de 13 anos da Chroma Garden Produções, um estúdio de tecnologia e criação audiovisual que conecta pessoas e marcas por meio de experiências sensoriais, e a inteligência criativa da Elephant Skin. O resultado não poderia ser mais impactante. Experiências sensitivas, imersivas e interativas, que até dispensam o tradicional óculos 3D, “materializam” o projeto para quem busca a casa dos seus sonhos. 

Chroma Produções

Como informa Shawendy Ceschin, fundador da Chroma, “podemos  antecipar a experiência do morador na sua futura residência. Com o uso de tecnologias e recursos audiovisuais, conseguimos ‘transportar’ o cliente para dentro de um empreendimento que ainda nem saiu do papel. Essa experiência sensitiva e imersiva antecipa o prazer de morar e é capaz de decidir a compra por um apartamento”. Segundo ele, “as construtoras e incorporadoras podem, por exemplo, oferecer aos seus clientes projetos de design de interiores de arquitetos renomados, além de mobiliário assinado e diferentes revestimentos. E isso sem precisar necessariamente montar um apartamento decorado físico”.

Com tecnologia e criatividade, é possível fazer com que o futuro comprador tenha sensações de aconchego e bem-estar – sem dúvida, propulsionadoras do desejo de adquirir o imóvel  que está lhe sendo apresentado.

Avaliação compartilhada por Henrique Driessen, fundador e Chief of Growth da Elephant Skin, ao destacar que  “a E_SC traz algo único e inovador para o mercado imobiliário e já nasce com atuação global. A parceria com a Chroma Garden é estratégica para as duas empresas. A tecnologia interativa amplia o nosso portfólio de serviços enquanto a expertise da Elephant Skin abre as portas do setor imobiliário para a Chroma Garden”.

VER, SENTIR, DECIDIR

Chroma Produções

Experiências sensitivas e imersivas que podem ajudar a definir qual o imóvel ideal para um cliente em potencial:

-Prédios se erguem em questões de segundos pela projeção de luzes.

-Maquetes interativas com recursos digitais.

-Tour virtual pelos ambientes de um apartamento e pelas áreas comuns de um empreendimento sem sair do lugar.

-Vista do sol, do amanhecer ao entardecer, a qualquer hora do dia, direto da varanda do futuro apartamento.

-Alterações na planta do apartamento apenas com o toque do dedo.

-Visualização do efeito de diferentes acabamentos em qualquer ambiente da futura residência para uma escolha mais assertiva.

 

ONDE ESTÁ

 E_SC

@e_sc.global 

site http://e-sc.global/.