por Nereide Michel em 07/05/2014
A moda não se faz apenas com duas mãos. Estas são apenas o convite para que outras se juntem ao processo de criar, desenvolver e confeccionar roupas e acessórios. Estes, por sua vez, não chegam ao consumidor se outras mãos não forem acionadas para lhes dar visibilidade e aproximar os canais que vão colocar os lançamentos ao alcance do olhar – e do desejo – do elo final da cadeia produtiva: o público-alvo.
Todo este processo, que pode começar com um simples esboço numa folha de papel, é perceptível em eventos que apresentam coleções para a temporada com as características do Minas Trend. Em um único espaço expõe a moda, seus autores e personagens. Tal qual em uma peça de teatro circulam pelo cenário atores que desempenham papéis principais ou secundários, mas todos de igual importância quando a questão é cativar o público. Coleções são mostradas em desfiles e em araras e prateleiras. Lançamentos despertam emoção na passarela ou nos estandes ficam ao alcance das mãos do comprador – estímulos não faltam para fazer girar a roda dos negócios.
Realizado pela FIEMG, o Minas Trend, a cada edição, já está na 14ª, confirma em propostas e ações que dinamizar vendas pode e deve ser o alvo principal de uma feira de negócios, mas que esta também pode e deve se apresentar como oportunidade imperdível para associar a moda ao patrimônio cultural, artístico e social do estado que leva o seu nome. A imagem ícone do Verão 2015, presente em áreas comuns e no material de divulgação, é uma estampa criada a partir da fusão de fragmentos do famoso Edifício Niemayer, localizado na Praça da Liberdade, centro de Belo Horizonte. O modernismo começou em uma cidade que nasceu planejada quadra por quadra. No mais, exposições destacaram o trabalho de outros mineiros, profissionais que, segundo a ótica de cada um, dão conteúdo às formas de uma moda carregada de significados e símbolos da terra onde germina. É a preciosidade de pedras incrustadas em tecidos leves, a delicadeza de fios trançados e o encanto de bordados que ganham vida com o resgate de lembranças. Identidade valorizada que não perde de foco a contemporaneidade exigida pela moda, sempre sedenta por se mostrar “nova, única, diferente”.
SOB A ÓTICA MINEIRA
MARY DESIGN
Desfiles conceituais, dramáticos, alegres, emocionantes… O currículo da designer Mary Arantes não é um simples perfilar de eventos de lançamento de coleções. Tem algo a mais. O seu Verão 2015 chegou a assustar os menos avisados: modelos sob camisas de força, camisas de força sob acessórios expressivos em sua grandeza. O Verão 2015 de Mary Design, como o de outros verões, intercalados por invernos, não é só para compor looks e sair por aí. Não, como sempre ela conta um conto enquanto enfia contas na agulha. Contrastar mente e corpo, emoção e razão, realidade e sonho não é tarefa mais simples quando se pensa em uma coleção para uma estação considerada a mais “libertária” do calendário. Mas Mary assumiu grilhões e correntes para compor as suas peças. Engana-se quem imagina que elas são para prender. A beleza que vem da loucura é o desafio. Se em cada peito bate um coração, este, com certeza, segue o ritmo que é comandado pelas vivências e experiências de cada um. Independente de como ele se enquadra nos padrões de uma sociedade que, para ser organizada/controlada, deixa pouco espaço para alienações, nem que sejam produtivas, todos têm algo a dizer e a fazer neste universo.
ANNE est FOLIE
Minimalismo dos volumes retos. Branco total, que permite o florescer de bordados sobre o tecido. Pinceladas colorem as peças. A musicalidade dos anos 20 inspira o movimento dos tecidos. Sandálias masculinas pra não dizer que é tudo muito certinho.
FABIANA MILAZZO
O bordado, sem dúvida, é a marca registrada de Fabiana Milazzo. É o princípio e o meio de uma costura que sai das passarelas para alinhavar momentos que devem ser especialmente compartilhados. Nas cadeiras, um manual prático ensinava o passo a passo para personalizar um tecido utilizando fio, linha e vidrilhos. Um convite ao bordado, um convite para colocar as mãos a serviço da sensibilidade. Não por acaso a coleção de Fabiana Milazzo foi batizada Mãos e buscou referência em obras de escultores como Pedro Miranda, que trabalha com aço naval para esculpir o universo feminino, Cal Lane, que usa a solda e o maçarico para criar padrões rendados e Amanda Mc Cavour e seus bordados à máquina que reproduzem dádivas da Natureza.
GIG
A fama do jacquard da GIG já ultrapassou fronteiras. É através dele que Gina Guerra, estilista da marca, dá asas à imaginação para depois contê-la na construção das peças como as que compõem o seu Verão 2015: blusas box, top croppeds, saias midis e curtas, modelos flare, com barras assimétricas e em linha A. A coleção passeia pela paradisíaca Ilha de Bora Bora, por isso, os temas florais colorem a coleção nos mais diversos padrões – em relevo ou chapado – misturados a estampas geométricas e desenhos em cestarias. Os rendados longos e midis com leve peplum na barra estão entre as novidades da GIG para a estação.
LUCAS MAGALHÃES
Da safra de novos talentos mineiros, Lucas Magalhães mira a tríade vanguarda, design e tecnologia no seu trabalho. E para ele, a escolha de tecidos que aliem este trio em sua matéria-prima é o caminho seguro para concretizar suas expectativas como estilista. Para o Verão 2015 Lucas Magalhães trabalha com listras escultóricas do artista japonês Kyotaro Hakamata. Nas peças, essas listras se transformam em texturas e jogo de estampas.
AMMIS
Flores, folhas e pássaros, a natureza diz presente na grife da estilista Ana Laura Penido Machado. Bordados em seda, crochês e as aplicações em linhas conferem um ar mais sofisticado à coleção que não deixa de lado um jeito irreverente de ser. O couro aparece em vestidos e calças cigarretes com shape ajustado. Uma estampa exclusiva com efeito de tela pintada à mão personaliza o material.
ÁUREA PRATES
O toque artesanal é uma das assinaturas de Áurea Prates. Aplicações de bordados sobre bases de organza e sedas naturais conferem à coleção diferenciais que valorizam o estilo de quem veste a grife. O Verão 2015 de Áurea Prates não poderia ser mais solar: a inspiração vem do musical Mamma Mia, que tem como cenário as praias gregas. O branco é uma de suas apostas para destacar o bronzeado saudável adquirido nas férias que cada um sonha para si.
PLURAL
A geometria das dobraduras está na origem do Verão 2015 da Plural. A milenar arte japonesa resultou em estampas gráficas, impressas sobre tecidos de fibras naturais, e também em pregas, saias com bainhas assimétricas e na modelagem dos atualíssimos crop tops. Um mix bem composto de peças estruturadas em malhas dubladas, transparências de telas e rendas geométricas, além da a leveza da viscose e do linho texturizado diversificam a coleção sem que a unidade se perca.
MABEL MAGALHÃES
Bolo de aniversário na passarela. A grife mineira assoprou 35 velinhas e lançou uma coleção que celebra seus sucessos. Uma releitura neoclássica apoiada na alfaiataria exemplifica o estilo da grife conhecida pela modelagem precisa, mas que não dispensa detalhes como bordados e estampas que lhe conferem feminilidade. No Verão 2015, os bordados são em ponto cheio e as estampas trazem românticas tulipas.
FAVEN
O tricot é a vocação da Faven. Fiel ao que manda o seu coração, a grife mergulha no processo de produção do jacquard, que se desdobra em estamparia digital para tecidos tecnológicos – base para dar um efeito tridimensional a aplicações de paetês tricotados em fios metálicos. O shape slim permite uma textura plana que associada a formas menos rígidas, como godês, babados, pregas e nesgas, geram uma textura diferente, amarrotada, natural.
VIVAZ
A água tão associada ao verão – das chuvas, dos mares, rios e piscinas – é a grande inspiradora da coleção Vivaz. Ela é a principal referência ao desenvolvimento de bordados, que personalizam a grife na temporada que logo, logo, estará entre nós. As formas geométricas de suas moléculas foram capturadas em desenhos que utilizam vidrilhos e miçangas, num jogo de contraste entre o brilho e o fosco. Aplicados em locais estratégicos pedras irisadas e paetês transparentes conferem aspecto molhado às peças.
ROGÉRIO LIMA E B. BOUCLÊ
Bolsas com assinatura Rogério Lima fogem do lugar comum, principalmente pelas formas que elas assumem quando ganham contornos nas mãos do seu criador. O designer reserva surpresas a cada temporada. Nesta, não poderia surpreender mais: convidou para um enlace na passarela uma das mais talentosas designers mineiras, Bárbara Maciel, que já assinou o estilo da marca Chiclete com Guaraná. E Bárbara vestiu-se de acordo para a cerimônia: escolheu a renda guipir para expressar o seu amor a um design nada convencional. Seus vestidos não se agarram ao corpo, muito pelo contrário, caem soltos, desabados, com assimetrias e shapes renovados. O coração, ah o coração, este surge tanto nas estampas (uma referência ao macramê) quanto em detalhes sutis, como no decote nas costas. Presenças certas em cerimônias de casamento, o arroz, vira print especial e batiza uma das cores da cartela e as pérolas se agigantam na composição de algumas peças. Bárbara é a B. e o Bouclê, que significa cacheado em francês, faz referência aos cachos indomados da estilista. Vida longa à B. Bouclê, que chega ao mercado bem acompanhada com as bolsas, cheias de paixão, de Rogério Lima.
SINAL POSITIVO PARA O BUSINESS
A edição de Verão 2015 do Minas Trend registrou saldo positivo, na avaliação de seus realizadores, patrocinadores e, principalmente, expositores. Constatou-se um acréscimo de 15% de compradores e 24% de expositores em relação à temporada Inverno 2014. Segundo dados oficiais, o evento contou com a participação de 120 confecções, 54 marcas de calçados, bolsas e acessórios e do segmento de jóias e bijuterias.
Otimismo também expresso pelo empresário Gilson Amaral Brito Jr, que comanda um empreendimento – o Fashion City Brasil – que surgiu justamente da necessidade de dinamizar ainda mais a engrenagem de negócios aproximando os elos de produção e de comercialização em um amplo e funcional espaço. Um dos patrocinadores do Minas Trend, e considerado como um dos maiores complexos de moda da América Latina, o mall, localizado em uma região privilegiada, a 4 quilômetros do Aeroporto Internacional de Confins, está em fase de construção, com previsão para inauguração em 2015. Mas em novembro de 2014, segundo o cronograma de obras, os lojistas já poderão dar o acabamento final e personalizar os seus espaços. A expectativa é que cerca de 550 lojas de atacado estejam em pleno funcionamento na estréia do Fashion City Brasil.
Marcas expositoras como a DBZ Jeans, Civil Jeans, Juliana Galvão, Trees Acessórios e Maison Revolta também assinalaram a receptividade que os seus lançamentos para o Verão 2015 obtiveram junto aos lojistas.
DBZ
Referência no segmento jeans, a mineira DBZ apresentou muitas novidades para a próxima temporada, incluindo modelos que destacam a feminilidade, graças a um tratamento de ajuste perfeito às linhas do corpo. O “ultra skinny” tem seu segredo: o tecido Elasfit, patenteado pela marca. Na cartela, destaque para os tons adocicados, como cupcake e bala – não por acaso a coleção denomina-se Sweet Denim. Além do jeans, camisas, vestidos, saias rodadas, pantalonas e jardineiras estão entre as opções da DBZ para o Verão 2015.
MAISON REVOLTA
A paulista Maison Revolta tem uma história interessante para o Verão 2015. Inspira-se nas luzes de grandes metrópoles por onde a marca circula: São Paulo, Rio e Paris. O couro é a sua matéria-prima, e o tratamento que ele recebe é o seu diferencial: mistura-se com outros tecidos, como gabardine, malha molhada, neoprene, tule e mousseline de seda pura. Cores fortes como o rosa shock, framboesa e azul Royal dialogam com tons vivos e brilhantes. Entre os destaques da coleção, vestidos longos e despojados e uma interpretação de trajes masculinos, como ternos e smokings, transportada para o universo feminino.
CIVIL JEANS
A marca mineira Civil tem mais de uma década de atividades. Voltada ao público jovem, sempre acompanha o espírito irreverente de quem sabe que ter estilo não é seguir tendências. Por isso, uma das características da Civil é sempre dar um sutil toque vintage às suas peças Talvez esta proposta seja o motivo de sua receptividade constante no mercado. A grande novidade da Civil Jeans para o Verão 2015 é o lançamento da linha masculina, pensada para o homem essencialmente urbano que deseja se vestir bem e em sintonia com o seu lifestyle. Denins, sarjas, malhas, camisaria, cada item foi planejado para vesti-lo em qualquer compromisso – ou não compromisso – de sua agenda. Já a coleção feminina – Civil Lively – pontuada pelas candy colors e elementos que remetem às natureza, chega com um atrativo extra para as suas consumidoras: uma tecnologia que promete queimar as gordurinhas localizadas, afinando a silhueta com o uso.
JULIANA GALVÃO
A designer mineira Juliana Galvão aposta em peças com muita cor e brilho para o Verão 2015. Na coleção, anéis, braceletes, brincos, colares e pulseiras foram tabalhados em três banhos: ouro e cobre envelhecidos e ônix. O foco para a próxima temporada vai estar nos pulsos e orelhas, que vão ganhar acessórios vistosos. A JG aposta em maxibraceletes e uma enorme variedade em cores e modelos de pulseiras que possibilitam muitas combinações na hora de se produzir um look.
TREES ACESSÓRIOS
A ilha de Formentera, localizada no Mediterrâneo, foi a principal inspiração da Trees. O preto fechado contrasta com o bronze, a pérola, o azul turqueza, o azul marinho e tons de verde – uma forte referência aos tons dos mares que banham aquela região do litoral italiano.