Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 22/04/2019

De todas as estações, o verão é a que mais embute, graças às suas características, boas doses de alegria, leveza e descontração. Por isso, é tão aguardado pelos que querem esquecer o clima “acinzentado” do inverno e renovar expectativas otimistas sob as bênçãos de um generoso Astro-Rei matizando o horizonte. Com esta inspiração a 24ª edição do Minas Trend, aconteceu entre 9 e 12 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte, sob a batuta do estilista Ronaldo Fraga, que assim definiu a opção por “Em Dias de Sol”, como tema do evento, “o verão tem cores e formas que nos inspiram e trazem uma renovação e crença na vida e na moda”.

Opinião compartilhada entre os participantes da semana de moda mineira concretizada, sobretudo, na preferência pelos solares amarelos, laranjas e vermelhos nos looks apresentados na passarela.

Foto: Novo Fotografia

A.Gots, Anne Est Folle, Camila Akemi, Candê, Carlos Penna, Fe-Lis, Jardin, Jessica Andrade, Libertees, m.AKT, Miêtta, Moon, Nouveau Jour, Nuu Shoes, Pauzzi, Victoria e Virginia Barros participaram do desfile “Design de Autor”, na abertura ensolarada do Minas Trend. 

NA PASSARELA

Um futuro luminoso e oxigenado para o Verão 2020 – previsão de marcas e estilistas que assinaram coleções lançadas na passarela do Minas Trend.

PATRICIA MOTTA

Fotos: Sebastião Jacinto Jr

Os quatro elementos da natureza inspiraram o Verão 2020 da estilista mineira, referência em moda couro. Água, Ar, Terra e Fogo foram representados por Patrícia Motta principalmente nas texturas que personalizam o seu trabalho. A Água apresenta o rechilieu, bordado de forma orgânica formando ondas do mar. O Ar é interpretado pela respiro entre o couro e crochê e a mistura de preto, azul e branco, formando um patchwork. Vestidos, jaquetas e saias recebem flores aquareladas em tons de azul e verde representando a Terra e remetendo à origem da vida. O Fogo foi inspirado no sol cheio de energia, nos tons de coral e vermelho, em shapes estruturados e marcados por pespontos em crochet.

DENISE VALADARES

Fotos: Sebastião Jacinto Jr

A   coleção Crystals, de Denise Valadares, traz de volta à cena os volumes e as camadas tão característicos da década de 1980 e também o boho-romântico dos anos 70. Mangas bufantes, cores vibrantes e babados dialogam com a delicadeza do folk e do feito à mão – o bordado manual é uma das principais características do trabalho da estilista. Vestidos fluidos, chemises, blazers, shorts e maxi-camisas compõem o Verão 2020 da estilista que também apresenta uma alfaiataria repaginada.

RAQUEL DE QUEIROZ

Fotos: Sebastião Jacinto Jr

Inspirada numa saudosa lembrança da infância, Raquel de Queiroz viajou no tempo para criar o seu verão 2020, que batizou Poesia. As peças estão repletas de elementos lúdicos e detalhes delicados, nas formas e bordados, sempre com o uso de muitas cores. Pássaros, borboletas, flores, plumas, franjas e cristais ganham protagonismo na coleção de uma moda festa que traz um original efeito nas texturas, relevos e padronagens coloridas, graças ao detalhado trabalho do feito à mão.

FÁTIMA SCOFIELD

Fotos: Sebastião Jacinto Jr

A brasilidade e a riqueza das florestas amazônicas aliadas à reedição dos grandes sucessos da marca estão na origem do Verão 2020 da estilista. Peças com modelagens inspiradas nos anos 50, como saias amplas, cinturas marcadas e comprimento midi, e uma linha de alfaiataria formada por calças, blazers e trenchcoats têm a assinatura de Fátima Scofield.

SKAZI

Sebastião Jacinto Jr

O surfe surge como referência para a coleção da Skazi, que buscou na história do esporte e de Isabel Lethan – a primeira mulher a dropar ondas gigantes – referências para o seu ensolarado verão. Uma moda que sai da praia e invade cenários urbanos com peças amplas e confortáveis, confeccionadas em tecidos tecnológicos.

O QUE VEM POR AÍ

O ensolarado Verão 2020 vai chegar, sem dúvida, iluminado pelos reflexos de uma joalheria que aponta para as maxi peças como tendência. Quatro  representantes do setor –  Lazara Design, Mariana Amaral, Atelier Chilaze e Hector Albertazzi –  destacaram esta vertente em um desfile patrocinado pelo Sindicato de Pedras Preciosas, Relógios, Joias, Bijuterias e Folhados do Estado de Minas Gerais – SindijoiasAjomig.

Conceito antecipado pela consultora de moda, Cris Gurgel, que se especializou justamente em buscar na área de joias e bijuterias uma leitura de comportamentos, que ela direciona ao que vai ser a moda nas próximas estações. Da sua palestra, proferida na programação paralela do Minas Trend, foram pinçados quatro temas:

80’s Forever: Retrô, Divertido, Miami Vibe

Peças: Hector Albertazzi/ Foto Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

– Retomada dos anos 70, 80, 90.

-As formas estruturadas (ombreiras etc), glamour e sensualidade dos anos 70

-Boho, cigano, étnico dos anos 80

-O estilo grunge dos anos 90

– Influências militares e animal print usadas com cores diferentes do comum

– Uso de brilhos, paetês, laminados, metalizados, dourado e efeito molhado

Techno Art

Peças: Atelier Chilaze/ Foto
 Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

– Valorização do Design e Arquitetura- Retrofuturismo

– Vibe Sporty (neon, materiais sintéticos, plástico, furta cor)

– Transparência

– Cores: Brancos, cinzas, prata e cores pastéis

Romance Power

Peças: Lázara/ Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

– Vintage (anos 20), Art Nouveau, Barroco

-Pérolas, Cristais, flores

– Mix de Materiais

– Volume, babados, brincos longos, plissados

– Rosa aparece como cor predominante

Gypset Hype

Peças de Mariana Amaral/ Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

– Mix Cultural, Artesanato e “hand-made”

– Nômades modernos de luxo, pegada western

– Macramê, franjas, couro, patchwork

– Crochê, tricot

– Penas e plumas

– Conchas e caramujos, miçangas

– Cores: tons de azul, índigo

 

NEGÓCIOS EM ALTA…

…como a temperatura que arregaça as mangas no verão e colore as vitrines despertando o desejo dos consumidores. Com esta previsão otimista o business do Minas Trend apresentou números bastante positivos colhidos nos 187 stands dos participantes do salão de negócios do evento. Neles, lançamentos que atraíram o interesse de lojistas nas áreas de vestuário, têxtil, bolsas, calçados, joias e bijuterias.

Fotos: Patrícia Cavalieri

Babi Teles, proprietária da Copella, testemunhou a grande movimentação observada nesta edição do salão de negócios do Minas Trend. Entre as peças da marca mineira  mais pedidas pelos compradores estão os conjuntos de anel e brincos em prata 925, com aplicações de malha de cristais Swarovski e  de madrepérola.

REALIZAÇÃO

O Minas Trend é uma realização da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – e conta com o apoio master do Sebrae/MG