Conecte-se

por Nereide Michel em 06/01/2025

A mudança de ano no calendário gera atitudes positivas como a de colocar em prática novos projetos e manter o que está dando certo na planilha, mas acrescentando ao cronograma de obras doses extras de inovação – enfatiza-se, assim,  o objetivo principal de uma empresa,  a de “construir para o futuro”.

Com 28 anos de atuação e 15 empreendimentos entregues, a Laguna exemplifica esta filosofia de trabalho materializada através do lançamento de três novas edificações para 2025. Conforme exposição do diretor-geral da construtora, Gabriel Raad, “são três terrenos adquiridos em regiões privilegiadas da capital paranaense. Na Alameda Presidente Taunay, com projeto assinado por Bernardes Arquitetura, na Rua João Américo de Oliveira, ao lado do Graciosa Country Club, e bisando o sucesso do empreendimento BIOOS, residencial exclusivo para 60+, no Alto da Glória, outro com as mesmas características será lançado no Barigüi”. A projeção é que até 2028 10 novos empreendimentos Laguna estejam compondo o skyline curitibano.

CENÁRIO URBANO: INTERFERÊNCIA

Faissal Raad. Foto: Patrícia Amancio

A origem do compromisso da Laguna, de portas e janelas abertas para a inovação mas com atenção igualmente comprometida com o aspecto estético de uma obra, tem uma assinatura, a de seu fundador, Faissal Raad. Em recente evento promovido pela construtora, o ainda ativo empresário lembrou que antes de alicerçar as bases da construtora, tinha por hábito circular pela cidade para avaliar o cenário urbano curitibano. E assumiu, quase como uma missão, interferir nele com empreendimentos que se destacassem pela criatividade e ousadia de projetos a começar pela fachada. Uma avaliação que demonstrou ser correta – hoje Curitiba preserva o patrimônio cultural dos seus antigos prédios mas também revela a sua faceta contemporânea, que encontra correspondência em metrópoles mundo afora, graças às suas edificações assinadas por importantes e arrojados arquitetos.

Kaá, ode à brasilidade da Laguna. Projeto impactante da Bernardes Arquitetura.

Se projetos externos ímpares identificam uma cidade reconhecidamente inovadora, a arte contemporânea ganha espaço privilegiado na ambientação dos empreendimentos da Laguna. Ainda recentemente Gabriel Raad anunciou parceria com a Galeria Simões de Assis, que já disponibiliza obras, por exemplo, para a Galeria Laguna, considerado o edifício mais sustentável do mundo e que centraliza o atendimento aos clientes da empresa. Entre elas, estão trabalhos de Romy Pocztaruk, Julia Kater, Frank Ammerlaan, André Azevedo e Emanuel Araújo. A galeria também vai prestar curadoria exclusiva no próximo lançamento da construtora, “pela  primeira vez, a Simões de Assis estará conosco em todo o processo de um empreendimento, desde a escolha até a colocação das peças nas áreas comuns do imóvel,” informa o diretor-geral da empresa. 

QUALIDADE DE VIDA: PRIORIDADE

Inovação e bem-estar, convivência indispensável em todos os projetos com a marca Laguna e que já rendeu à construtora importantes conquistas, como a de ser a única no país a fazer parte do IWBI (International WELL Building Institute) e a se tornar membro do WELL Portfolio, grupo exclusivo de empresas em todo o mundo que possuem empreendimentos com características WELL. “Antes do WELL, a questão era o impacto do empreendimento no entorno e no meio ambiente. O próximo passo é: quanto o edifício impacta na vida dos seus usuários?”, destaca André Marin, diretor de incorporação da Laguna. 

Pinah, na Alameda Presidente Taunay.

Além da Galeria Laguna, outro empreendimento da construtora, o Pinah, recebeu a  certificação WELL, o que o coloca como primeiro residencial da América Latina a obter este reconhecimento. Recém-entregue aos moradores, o edifício foi atestado como capaz de melhorar a alimentação, humor e padrões de sono de seus moradores. Uma nova certificação, a do GBC Ouro, que distingue residências mais eficientes e confortáveis, será incluída, em breve, entre suas conquistas.

O projeto de interiores do Pinah, com a assinatura do escritório Jayme Bernardo Arquitetos, reflete em cada detalhe os itens avaliados na certificação GBC Ouro. Localizado em uma área privilegiada e cercado por um bosque particular de araucárias, que ocupa quase um terço do terreno, o empreendimento se destaca pela união entre sofisticação, funcionalidade e contato com o verde do seu paisagismo. Na definição, de Jayme Bernardo, “é a materialização do equilíbrio entre urbanidade e natureza, oferecendo uma nova perspectiva sobre o morar contemporâneo.” 

Eduardo Macarios

Nas áreas comuns, espaços úteis e bem dimensionados e áreas verdes contribuem para a descompressão e o relaxamento.

Eduardo Macarios

Materiais como madeira e mármore, escada de design escultural e elementos naturais compõem o hall de entrada.

Eduardo Macarios

Para quem busca bem-estar físico e mental, o Deck Corpo e Mente é um convite ao relaxamento. O espaço inclui piscina aquecida, área de spa com hidromassagem e uma queda d’água integrada a um paisagismo exuberante.