Conecte-se

por Nereide Michel em 27/01/2015

Não por acaso, a Medusa, figura mitológica de olhar irresistível, que petrificava a quem ousasse encará-la, foi escolhida para identificar e expressar a proposta da Versace. O objetivo: seduzir pela sofisticação e exuberância de suas roupas.  Simbolismo que no decorrer das décadas passou também para as linhas de acessórios e de casa da grife italiana. Realmente é quase impossível não se deixar encantar pelos lançamentos que ostentam a logo da poderosa Medusa. Ao contrário da experiência vivida pelos guerreiros gregos, que não conseguiam escapar de sua maldição, a imagem que estampa as coleções Versace  prende o olhar pela beleza de um estilo luxuoso. Uma sedução que faz bem por ser inspiradora.

Uma oportunidade para quem quer se sentir atraído pelo olhar da Medusa de Versace está na Ambienta Mostra Versace Ceramics, inaugurada em novembro de 2014, mas com vida longa nas instalações da loja especializada em  acabamentos e revestimentos para interiores. São ambientes, assinados por 14 profissionais que tiveram a tarefa de optar entre porcelanatos, papéis de parede, tecidos e louças com a marca Versace para compor salas, quartos, banheiros, cozinha, escritório e áreas de circulação. A única obrigatoriedade: incluir a impactante imagem da Medusa em seus projetos.

 

 PAISAGISMO EXTERNO E LOUNGE por Rosângela e Julia Sabbag

A inspiração veio dos jardins italianos, com as suas oliveiras em contraste com os cedros charutos. Destaque para as cores: branco do jasmim, o vermelho da bouganvillea e o roxo dos alecrins pendentes e da sálvia-do-méxico. Plantas ornamentais adornam a composição que traz ainda gramado e  forração com petit pavê.

 

CIRCULAÇÃO E GALERIA por Carla Grundtner

Interatividade. Palavra-chave para a concepção do ambiente. O destaque é a Coleção Hermitage de papel de parede Versace, que combina perfeitamente com as obras de arte nele expostas. As cores vão do dourado, ao preto e branco. Painel em drywall,  com um nicho revestido em lâmina da Masisa, espelho em bronze e iluminação em led se completam para dar o toque de sofisticação pretendido pela arquiteta.

 LIVING por Roberto Evlagon

Mobiliário clássico e luminárias, que trazem influência da Art Déco, conferem o conceito do espaço, no qual  a sofisticação casa com o aconchego e o tradicional com a contemporaneidade. A paleta  foi toda pautada pelo tom do porcelanato. No piso, a coleção Hermitage Greca Bianco, em tons de bege, valoriza as cores das madeiras, bronzes e mármores presentes nos móveis – como o  par de sofás Chesterfield, modelo icônico da era vitoriana, revestido em couro na cor de pinhão. Na lareira, a cor marrom escuro, da coleção HermitageFlowerMoka, contrasta com os tons vibrantes da obra de arte exposta.

VITRINE DA LOJA por Ivan Wodzinsky

O  conceito do clássico revisitado do espaço teve inspiração no próprio estilista Gianni Versace. Peças clássicas do antiquário Novecento compõem o espaço, que esbanja  tons de dourado, além do cinza e do cru. Destaque para um autêntico lustre francês do século XIX e uma mesa em mármore nero Portoro, com estrutura em ferro e bronze dos anos 30. A coleção utilizada nos revestimentos é a Palace Stone. Louças  Versace, marcenaria da Formatto e persianas Monreale  completam a vitrine.

 ESPAÇO GOURMET por Marcelo Lopes

O branco total – cor chique e, ao mesmo tempo, sóbria, versátil e atemporal – foi a escolha para personalizar o ambiente. O papel de parede prata, da Coleção Palace Stone, agregou luxo e sofisticação ao  projeto. O cobre aparece  nas cortinas e correntes. A bancada solta no espaço chama a atenção. Anexo ao Espaço Gourmet encontra-se o  Paisagismo Interno, assinado por Wolfgang Schlögel. Um deck coberto, onde estão presentes revestimentos da coleção Palace Stone Black, que trazem detalhes  em prata e cristal Swarovski. O selo da Medusa ganha destaque central na parede que circunda o espaço. Móveis da Artefacto e parreiras de uva bordô e verde, vindas do Vietnã, terminam de compor o ambiente.

 SALA DE LEITURA E SPA por Viviane Loyola

Tons neutros e claros, que não cansam os olhos e iluminam o ambiente, dão o tom acolhedor e de sofisticação ao duplo espaço. Além das cerâmicas da Versace, o mobiliário da Artefacto e o SPA da Jacuzzi também se destacam no ambiente. Aliás, o  SPA J495 é um luxo compatível ao da Versace, com o seu sistema de som que permite ouvir musicas do celular por Bluetooh, USB, cabo auxiliar ou rádio, jogo de luzes cromoterápicas e duas cascatas.

 

 SALA DA LAREIRA por Carla Kiss

Uma parede que traz a base para a lareira a álcool. Esse foi o ponto de partida para o projeto. Com uma paleta de cores quase que monocromática, em branco e preto, o ambiente intimista transparece aconchego. A geometria é outro ponto alto do espaço que abusa de ângulos, recortes e linhas, além do próprio motivo Greca Versace, presente no porcelanato. O jogo de sombra e luz destaca ainda mais os contornos angulares, com spots embutidos que criam pontos focais específicos. Uma sanca com fita de led, também embutida, dá destaque aos cristais Swarovski presentes nos revestimentos. O lustre clássico e as poltronas pretas em laca brilhante (espécie de releitura de poltronas  Luis XV) arrematam a proposta sofisticada da sala.

 SALA DE ESTAR por Eduardo Mourão

O classicismo inspirou o projeto, que utilizou os sofisticados materiais de acabamento da Versace na composição do ambiente.  O jogo do branco e preto e as pinceladas do tom prata unem-se ao veludo preto da cortina e do sofá, privilegiando elegantemente o convívio diário.

 LOUNGE E TOILETTE SOCIAL por Keyla Kinder

A linha escolhida foi a Palace Living Gold, que apresenta nos tons de preto e branco a imagem de sofisticação contemporânea da marca. A imagem Grega Versace em puríssimo cristal Swarovski forma uma textura muito suave e delicada nos materiais e os desenhos dão uma sensação de continuidade entre as peças. Os mosaicos  remetem às pedras naturais.

 SALA DE JANTAR por Rodolfo Doubek Filho

O destaque é a integração de todos os elementos como produtos de antiquário, persianas, estofados e móveis. Em sua maioria em tons dourados, cores como o ouro, o amêndoa e o amarelo permeiam o ambiente que traz no papel de parede Versace delicados desenhos de flores. O efeito aquoso do porcelanato, exclusividade da marca italiana, é outro atrativo que salta aos olhos. Colunas ao estilo grego delimitam as portas de entrada e um  espelho na parede, com detalhes em cristal Swarovski, dá amplitude e charme à sala, que traz ainda um autêntico lustre de cristal Baccarat, do século XIX, com estrutura selada e  arremates em ouro. Louças Versace, com taças da coleção Medusa Lumière e pratos Meandre d`Or, brindam o espaço com luxo e sofisticação. A obra de arte Diálogo, da coleção Dobraduras de Parede, do artista Carlos Eduardo Zimmermann, finaliza a composição.

 HALL  DE ENTRADA por Caroline Bollmann

Nesse espaço, o símbolo maior da Versace, a Medusa, tem destaque especial tanto pelo posicionamento central, como pela iluminação. As cores predominantes são o branco e o ouro, escolha que procura traduzir a pureza e o brilho da marca. A coleção Vanitas integra o espaço.

 QUARTO DE CASAL por Jocymara Nicolau e Andréa Posonski

Aconchego e requinte permeiam o ambiente. As cores predominantes são o dourado em composição com o cru, ocre, fendi e alguns tons de madeira no mobiliário. Revestimentos cerâmicos com texturas da Versace Ceramics foram utilizados onde normalmente se aplica papel de parede ou ainda painel de madeira.

 ESCRITÓRIO por Rosa Dalledone

Um espaço de pequenas dimensões, mas de grande requinte, para pensar, criar e estudar. As cores bege e ouro, que são agradáveis e calmantes, servem de pano de fundo para o mobiliário, obra de arte e peças decoração. Destaque para o forro de gesso, com rasgos de iluminação, e uma peça central em cerâmica da Sofistiq, desenvolvida com exclusividade para o ambiente. Spots embutidos com luzes direcionadas enaltecem o brilho dos revestimentos e pendentes de cristal dourado da Mantra Iluminação integram o projeto luminotécnico.

 

ONDE ESTÁ

Ambienta Mostra Versace Ceramics, na Ambienta Porcelanatos, Avenida Presidente Wenceslau Braz, 2.273.  Os revestimentos cerâmicos Versace, fabricados pela italiana GardeniaOrchidea, que detém licença de produção dos materiais, são comercializados com exclusividade pela loja curitibana.