por Nereide Michel em 29/10/2024
A Mercadoteca faz parte do roteiro gastronômico obrigatório do curitibano por muitas razões. A proposta de reunir em um mesmo espaço diversas opções de culinária, incluindo restaurantes, bares e pontos para a venda de diversas opções de bebidas e iguarias, além de uma movimentada agenda cultural, ganhou. neste caso, ingredientes extras que modulam praticidade, conforto e descontração. O empreendimento, inaugurado em 2015, até superou as vicissitudes de uma pandemia e mantém-se como polo de atração na região do Ecoville. Em agosto de 2018, foi adquirida pelo Grupo Vino!, do empresário, restaurateur e especialista em vinhos Raphael Zanette, que deu um toque gourmet ao espaço.
As peculiaridades da Mercadoteca foram avaliadas pela superintendente do Shopping Crystal, Daniela Tambosi, quando numa decisão, que ela mesma define como ousada, projetou a instalação de um espaço com as mesmas características no centro comercial. Uma ideia que encontrou receptividade imediata no empresário Raphael Zanette, que visualizou na proposta uma nova versão do empreendimento pioneiro. Sem perder as suas características mas adequado ao perfil do frequentador do shopping que, desde a sua abertura, em 1996, é referência em sofisticação.
O resultado pode ser conferido no dia 14 de outubro quando a Mercadoteca Batel foi inaugurada surpreendendo pelo formato inovador como foi concebida pelo escritório Claudia Pereira Arquitetura em parceria com o arquiteto Ralf Sperka. O local, que antes era ocupado pela praça de alimentação, ganhou em funcionalidade e conforto – uma área toda integrada, como um único espaço, com circulação facilitada para todas as opções gastronômicas. Um convite, sem dúvida, para desfrutar, sem pressa, de um ambiente aconchegante com a família, os amigos ou para descontrair em meio à agitação do dia a dia.
“A proposta é aproveitar as facilidades de um shopping, como ter outras operações de comércio próximas, estacionamento, climatização e segurança. Mas, ao contrário das praças de alimentação, que geralmente visam um giro rápido de clientes, a Mercadoteca Batel busca uma permanência maior e uma experiência mais completa”, destaca Claudia Pereira.
Integrada à Mercadoteca, a sacada do Shopping Crystal proporciona um cenário com diversos casarões tombados.
Como confirma Raphael Zanette, “a Mercadoteca Batel é muito mais do que uma seleção de restaurantes, bares e lojas. Une operações exclusivas e inéditas de gastronomia e bebidas com novos conceitos e uma agenda de eventos e atrações. O objetivo é oferecer entretenimento e cultura para toda a família e diferentes públicos, incluindo as crianças.”
CULINÁRIA DAQUI E ACOLÁ
Segundo análise de Daniela Tambosi, a diversidade de opções gastronômicas da Mercadoteca Batel pode ser apontada como um dos fatores determinantes para o sucesso do empreendimento – são 16 operações de gastronomia e lazer. Dentre elas, estão a famosa sorveteria A Formiga, o primeiro bar em Curitiba da premiada cervejaria Way Beer, além da culinária de várias origens, como as asiáticas Kenli e o Kukan Japanese Food, árabe, como o Don Kebab, italiana, representada pelo Trovatta Trattoria Felice, mediterrânea, com o Parga, americana do GAS American Food, e as brasileiríssimas sugestões do Buteco.
O espaço traz ainda opções criativas para quem busca escapar da rotina, como o Let’s Eggs, de comida saudável, o Vassoura Voadora, que cria bebidas e sobremesas mágicas, e o Astrolab com cafés e coquetéis. Também estão em operação Jackbulls Parrilla Burger com pratos de steak e burgers, a Pão do Sol, com pães artesanais de fermentação natural, e o RossoBianco, bar de vinhos e sanduíches. Já o Boom Park, uma brinquedoteca completa, está prontinha para receber as crianças.
ONDE ESTÁ
MERCADOTECA BATEL
Shopping Crystal, piso L3
Horário de funcionamento: segunda-feira das 12h às 16h; terça-feira, quarta-feira e quinta-feira das 12h às 22h; sexta-feira e sábado das 12h às 23h e domingos das 12h às 18h.