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por Nereide Michel em 04/11/2020

Não importa a estação. Basta uma circulada pelos corredores dos shoppings ou pelos circuitos de lojas de rua para ver vitrines ostentando jeans! Claro que o verão – que se aproxima – é a temporada com maior apelo junto ao consumidor da tradicional e jovial peça, sempre sedento por novidades. Por isso, o jeans sempre ganha destaque nas coleções de marcas que não dispensam a sua companhia. Tem público garantido. E isso há muitas décadas desde que conquistou o status de estilo informal, mas que veste bem em qualquer ocasião. Uma peça libertária que acompanha a evolução comportamental e da indústria têxtil. Como atesta Enéias da Costa, gerente da Levi´s  do Shopping Mueller, “no decorrer do tempo, a peça sofreu modificações. Hoje, ainda, temos as clássicas com cortes retos, mas também na opção skinny, para homens e mulheres e em diferentes cores”. Aliás, a icônica calça 501, cativa nas araras das suas lojas espalhadas pelo mundo todo, já completou mais de um século. Sua origem remonta a meados do século XIX quando Levi Strauss apresentou ao mercado uma calça, com muitos bolsos, cujo tecido era forte o suficiente para aguentar as duras jornadas de trabalho dos mineiros dos Estados Unidos.

Levi´s e Lego assinaram parceria para uma coleção lançada em novembro. O consumidor pode personalizar a sua peça.

Com a preocupação justificada de buscar soluções para evitar a degradação do meio ambiente, que ganhou proporções maiores nesta última década, as peças em denim, consideradas vilãs pelas constantes lavagens a que são submetidas antes de chegar às lojas, entraram na mira de pesquisadores e designers. Atualmente os jeans passam por processos mais sustentáveis, com baixa exposição química e menor quantidade de água na sua confecção. Para a gerente da Damyller no Shopping Mueller, Eduarda Westerberg Poczapski, o compromisso da marca com as causas ecológicas passa por três frentes: no tecido que tem – em seu beneficiamento – o processo de engomar com produtos biodegradáveis, na redução em até 75% de água no momento da fabricação, e na utilização de um amaciante à base de cupuaçu no seu acabamento. Segundo ela, tecnologias que eliminam o uso de substâncias nocivas à natureza, como o uso de laser e ozônio, são prioritárias no desenvolvimento de coleções com a etiqueta Damyller”.

NAS VITRINES

A versatilidade do jeans é uma inspiração para as coleções da Damyller. A jardineira e a saia midi deste Verão revelam estilos diferenciados para compor looks: o descontraído e o clássico.

Além do azul o jeans da Levi´s ganha novas opções na cartela da temporada. A palavra de ordem é espalhar cores na estação das temperaturas em alta.

A icônica calça 501 da Levi´s desconhece tendências. É sempre atual e jamais abandona as vitrines da marca. Sua história secular lhe imprime atemporalidade.

Na coleção jeans da Renner as modelagens mais soltas – fit, mom, baggy e clochard – dão prioridade ao conforto. Sem perder o charme. Inspiração nos anos 80 e 90, inclusive com a opção tie dye em algumas peças como bottom, jaqueta e macacão.

A parceria entre a  C&A e a Triya chega ao Verão inspirada nos anos 60 e nos festivais de música da época. A coleção de jeans “Love Strong” é repleta de referências ao movimento hippie com muita atitude flower power e peace and love.  A dupla propõe novas interpretações para peças básicas apostando no tie dye e no estilo roqueiro. Nuances de rosa, laranja e vermelho acompanham o azul na temporada.

A Pernambucanas e a Wrangler firmaram parceria e a partir de novembro o jeans da conhecida marca norte-americana – de presença marcante no universo country – já pode ser encontrado em 24 endereços físicos e no e-commerce da loja de departamentos brasileira. Calças com modelagens reta e slim repercutem o estilo clássico e atemporal da Wrangler, que ganham agora destaque nas araras da Pernambucanas.  

O jeans antiviral é a novidade da Riachuelo para a temporada. Com a quarentena pesquisas se intensificaram para buscar na moda um aliado da saúde. As peças são confeccionadas com material tratado com tecnologia suíça HeiQ Viroblock by CHT, testada e aprovada em laboratórios independentes, sendo eficaz numa taxa de 99,9% contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo a marca, o procedimento garante proteção aos usuários por meio de dois ativos principais, a prata e a vesícula lipossomal, que têm a capacidade de encapsular moléculas, que se ligam ao vírus e puxam a gordura que o reveste, deixando-o inerte e incapaz de gerar contaminação. 

VAMOS BRINCAR?

Parcerias são sempre bem-vindas! Ainda mais quando elas aliam criatividade e diversão. E é este o caso da Levi´s que nesta temporada uniu-se à Lego para lançar uma coleção especial tendo como destaque as placas de base personalizáveis da conhecida empresa de jogos. A marca de jeans, nesta série, é literalmente uma tela em branco – nela  podem ser criados designs utilizando Lego Dots. Os ladrilhos em forma de mosaico, conceito apresentado no início do ano ao mercado, são costurados diretamente na roupa e se “encaixam” nas placas de base de acordo com a vontade do consumidor.

Os elementos Lego estão presentes em toda a coleção, incluindo botões de haste de cores primárias em amarelo, vermelho, verde, azul, branco e preto. O patch de couro padrão Levi´s também foi convertido em um patch de lego vermelho flexível.

A placa de base está disponível como patch personalizável nas jaquetas truckers vintage Stonewash e  Dad Crop, e na calça 501, além de outros produtos com a etiqueta Levi´s.