COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 04/11/2020

Mesmo com variações bruscas na temperatura – os curitibanos conhecem bem esta gangorra climática – os dias de “verão em qualquer estação”, também típicos da nossa cidade, são um incentivo para se buscar opções refrescantes, como trocar o tradicional cafezinho fumegante por uma receita geladinha da qual ele seja o principal ingrediente.

COQUETEL GELADO DE CAFÉ COM MORANGO

Lucas Aob

A sugestão é de Vinicius Dalatorre, sócio proprietário da rede curitibana Mais1 – Café, que já conta com mais de cem unidades franqueadas espalhadas pelas cinco regiões brasileiras. A mais recente em Curitiba foi inaugurada em outubro na Marechal Deodoro. O seu foco é o café “to go” – a loja disponibiliza a bebida em copos especiais para que seja consumida na rua ou em qualquer lugar que o cliente desejar.

Ingredientes (rendimento: 1 coquetel)

140ml de leite gelado

20g de purê/xarope de morango francês (ou outro xarope disponível no mesmo sabor)

10g de calda de chocolate

 20ml de café espresso

Gelo

Modo de preparo

Com um mixer, misture o leite com o purê de morango até homogeneizar. Adicione em um copo 6 pedras de gelo e a calda de chocolate. Despeje o leite batido em cima e finalize com o café.

Dica: receita xarope de morango

Ingredientes (rendimento: 295ml)

680 g de morangos frescos

 1 colher de sopa (15 g) de açúcar

 1 colher de sopa (15 g) de mel

1½ colher de sopa (20 ml) de suco de limão

 Raspas de 1 limão médio.

Modo de preparo

Lave as frutas, remova os talos e corte em pequenos pedaços para que sejam misturados mais facilmente. Em um liquidificador, coloque os morangos, açúcar, mel, o suco e as raspas de limão. Misture por 20 a 30 segundos ou até ficar bem suave. Prove o xarope e ajuste, se necessário. Deixe o xarope chegar à temperatura ambiente antes de levar à geladeira. Mantenha na geladeira e use dentro de cinco dias.

BONBLEND SUIÇO GELADO

Divulgação

A Blonblend nasceu há dez anos, na catarinense Joinville, fruto da paixão do casal Valéria e Claudimar Zomer pela magia do café. O objetivo era desmitificar os tipos especiais da bebida e inseri-los na cultura diária do consumidor, disponibilizando acesso a produtos de maior qualidade e preço justo. Meta alcançada com méritos, conforme atesta Carlo Costa Gallinea, diretor comercial da CCG Representações, com sede em Curitiba, e responsável pela expansão comercial da marca Bonblend Cafés Especiais no Sul.  É dele a dica para preparar um Suiço gelado com gostinho de café.

Ingredientes

1 xícara de café Bonblend pronto (escolha o seu preferido – Premium, Superior, Clássico ou Tradicional)

1/3 de uma barra de chocolate de 130g

uma pitada de canela

Chantilly

Modo de Preparo

Deixe o café esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Em um copo adicione com cuidado o café, o chocolate e a canela. Adicione cubos de gelo e, se quiser incrementar, decore com Chantilly.

Rende 1 porção