Conecte-se

por Nereide Michel em 02/04/2018

Já não é novidade que a tecnologia ocupa hoje um expressivo espaço nas fábricas dedicadas à produção de materiais, como pisos e revestimentos, para residências e ambientes empresariais. Ela simplifica e otimiza todo o processo operacional que envolve criação, desenvolvimento e conclusão de lançamentos ao mercado – cada vez mais exigente e competitivo.

 Uma feira, já tradicional, como a Expo Revestir, que aconteceu em março em São Paulo, é uma vitrine que exemplifica não apenas avanços no setor da inovação mas, principalmente, como estes são acompanhados de um diferencial importante: o Design que oferece uma apresentação atraente às novidades. Estilo, formas, cores e o trabalho que desenha e personifica as peças são itens que justificam a presença de fabricantes e suas marcas em um evento de apresentação de produtos direcionados a dar um arremate perfeito ao local onde se mora ou se trabalha. Revestimentos, louças e metais para banheiro e cozinha são focos da Expo Revestir.

A edição 2018 da Expo Revestir contou com centenas de lançamentos, entre estes, destacam-se os de duas empresas, com fábricas no Paraná, a Incepa, que pertence ao grupo espanhol Roca, e a chilena  Arauco. Além da assinatura do arquiteto curitibano – nascido em São Paulo – Jayme Bernardo na linha 3D Tile Dieedro da Colormix.

VIVA A VIDA!

Incepa tem origem e fábrica em Campo Largo, município pertinho de Curitiba. De suas instalações saem coleções em revestimentos para piso e parede de grande impacto, O binômio tecnologia+design faz parte de sua história, iniciada na década de 50, um conceito que ganhou ritmo acelerado a partir de 1999, quando passou a pertencer à Roca. O grupo espanhol adquiriu a suíça Keramik Holding AG Laufen, que no Brasil era proprietária, além da Incepa, das marcas Celite e Logasa.

Para a temporada 2018 os lançamentos da Incepa foram agrupados em conceitos de viver, traduzidos como despojado, urbano, clássico e regional. No urbano, o olhar passeia pela cidade, há espaço para a mistura de estilos encontrados nas ruas. Já o estilo despojado traduz-se como “basicamente você” – simplicidade, leveza, funcionalidade, descontração e informalidade. Precisa mais? No clássico, a elegância está em alta, com protagonismo de detalhes atualizados. O tom neutro valoriza a sofisticação. O regional, por sua vez,  “toca o coração” com um retorno às origens de cada um. Uma conexão com a natureza e as memórias afetivas – a lembrança do aroma de café, a luz entrando pela janela, a textura das árvores do quintal.

 Incepa Florest

Incepa Álamo Natural

Incepa Adobe Terracota

Incepa Urbe Cimento

Incepa Dallas Brick

UM NOVO OLHAR

Arauco é uma fábrica chilena de painéis de madeira que conta com duas unidades no Paraná, nos municípios de Jaguariaíva e Piên. Entre os seus lançamentos estão trabalhos bem interessantes na madeira reunidos na linha Lihat, que propõe “expandir a percepção do tempo através de um novo olhar que encontra a união da harmonia de cores com o equilíbrio de formas.” Dela fazem parte os painéis Norus, Lotus, Zenrys e Nimbus.

 Norus: inspirado na técnica japonesa de carbonização, esta madeira europeia ebanizada revela-se nobre e imponente. Sua tonalidade, composta por um rico colorplay,  combinada com o  efeito visual acetinado confere amplitude aos ambientes, característica rara nas madeiras escuras.

Lotus: a flor de lótus reage à incidência da luz assim como este unicor rico em nuances. Seus tons suaves do violeta ao marrom, combinados com o efeito perolizado, transmitem pureza e elevação espiritual além de proporcionar harmonização com os mais diversos revestimentos.

 

Zenrys: a conjugação de um desenho rico em detalhes e nuances de cores com os poros irregulares e foscos do acabamento Trend traduz, com perfeição, a elegância de uma lâmina de madeira brasileira encerada.

ARQUITETURA E ARTE

A linha 3D Tile Dieedro by Jayme Bernardo é o destaque na temporada 2018 da Colormix. Composta por três produtos, Katya, Dórica e Jacobina, que remetem a grandes influências históricas da arquitetura e da arte,  fonte de inspiração para as padronagens exclusivas assinadas pelo profissional. Lembrando que o 3D Tile é um composto produzido com fibras, agregados químicos e gipsita (pedra de gesso), o que lhe possibilita receber a estampa desejada.

Katya é um revestimento que teve por influência o minimalismo e construtivismo russo, com seu interessante padrão geométrico pode protagonizar qualquer ambiente.

Dórica é o revestimento que nos leva de volta ao passado das majestosas colunas dóricas do Parthenon, trazendo para a decoração o detalhe canelado desse estilo grego. Sofisticação sem exageros.

Jacobina é um revestimento que confere personalidade ao ambiente em um misto de modernidade e clássico. Estilo característico da Inglaterra do século XVII, quando quadrados e retângulos eram a base para uma decoração marcante.

DE RUY OHTAKE A ARMANI

Ao evidenciar a importância do Design no desenvolvimento de produtos a iniciativa de associá-los à criatividade de nomes importantes na arquitetura e na moda é uma opção arrojada,  mas que produz o efeito desejado. A Roca, por exemplo, destaca entre os seus lançamentos para 2018, as coleções de louças e cubas com a assinatura de Ruy Ohtake e a linha  Baia, por Armani. Também as séries  Peclers by Roca, em parceria com o estúdio de tendências Peclers Paris, e a Trama, que expressa inspiração de 15 arquitetos brasileiros, inserem-se neste conceito abraçado pela Roca. Já a Kartell by Laufen tem o toque dos designers italianos Ludovica + Roberto Palomba.

A linha Carmen da coleção Ruy Ohtake by Roca homenageia o passado, com a releitura de um modelo clássico da marca.

Apelo urbano em soluções sofisticadas proposta do arquiteto paulista para a linha Beyond.

Cuba de apoio Ruy Ohtake by Roca. Linhas arrojadas e formas orgânicas viram estrela no lavabo ou banheiro.

Coleção Baia com a grife Armani para Roca. Cores e texturas acetinadas e superfícies que reproduzem o aço escovado e o couro nas versões dourado e prateado.

Coleção Cleanet Riva da Roca já recebeu importantes prêmios internacionais de design. Assinada por Peter Wirz, misto de bacia e bidê, apresenta um sistema eletrônico integrado na estrutura da louça. 

Série Trama exemplifica um trabalho de mais de um ano com arquitetos de todo o Brasil. Um toque de arte em ambientes que privilegiam o conforto.

Coleção Kartell by Laufen: proposta inovadora para salas de banho projetadas pelos designers italianos Ludovica + Roberto Palomba.

 

 

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net