por Nereide Michel em 04/10/2023
O roteiro gastronômico curitibano estreia outubro com muitas novidades. Chegou a primavera e com ela a vontade de degustar pratos leves e saborear delícias refrescantes.

Nenad
Os dias de primavera trazem temperaturas mais elevadas e um clima agradável que convida a um contato mais próximo com a natureza. Uma área externa envidraçada na parte da frente, com muito verde de plantas e um cenário valorizado pela luz solar, é a sugestão certeira do Nuu Nikkei para o almoço do sábado e do domingo.
A alta gastronomia, que combina influências peruanas e japonesas, do menu do restaurante, tem a leveza que a temporada pede como as entradas frias. Uma dica é o Tiradito Passion, lâminas de salmão com molho de physalis e maracujá finalizado com coco crocante. O frescor dos ceviches também harmoniza com o calor. O Peruvian Classic traz peixe branco com leche de tigre – suco de limão com cebola e temperos- batata doce e milhos peruanos. Outra versão é o de atum, que leva abacate, caviar wasabi, nori ao molho ponzu e crocante andino.

Niguri Creme de Uni com Vieiras. Foto: Jennyfer França
A vieira é uma das presenças marcantes nas entradas frias da casa. O carpaccio dessa iguaria do mar chega à mesa com pasta de trufas, flor de sal e raspa de limão siciliano. Opções especiais estão nas duplas de sushis: o Niguiri Trufado, que tem o molusco selado preparado com massagô e cebolinha e o Niguiri Creme de Uni, preparado com vieira coberta com creme de uni, feito com ouriço-do-mar. O clássico sashimi também apresenta versão de vieiras, servido em cinco peças. Entre os makis, e seu formato tradicional de rolo, o Hotate Smoked, camarão grelhado e quinoa com vieiras e queijo parmesão por cima, servido defumado, atrai paladares refinados.
ONDE ESTÁ
NUU NIKKEI
Rua Fernando Simas, 333, no bairro Mercês
Jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h.

Divulgação
O Mango Curitiba, recentemente inaugurado, surpreende no sabor e na apresentação dos pratos. Uma proposta que encontra eco na novidade do restaurante: uma burrata servida enrolada em folha de ouro, acompanhada de tomates cereja confitados, tiras de focaccia artesanal e redução de balsâmico. Uma entrada que pode ser acompanhada de opções de uma culinária que ganha pontos pela sua originalidade e leveza.

Divulgação
A preciosa folha que envolve a burrata, comestível, é produzida com ouro puro 24k derretido em câmera de vácuo até se transformar um uma finíssima camada com espessura de um papel de arroz.
Como a primavera é a estação de reencontros com a natureza, vale destacar a “floresta” cenográfica, assinada pelo artista plástico Tony Reis, que acolhe os clientes no salão do restaurante.
ONDE ESTÁ
MANGO CURITIBA
Rua Brigadeiro Franco, 3941, Rebouças
De terça a sexta, das 18h às 00h, aos sábados, das 12h à 1h, e aos domingos, das 12h às 19h.
Reservas pela plataforma Widget (https://widget.getinapp.com.br/Y6xlBD6v)

Divulgação
Na estação marcada pelas cores vibrantes e aromas florais, The Coffee lança a Ichigo Matcha – ichigo em japonês significa morango- que alia refrescância em uma mistura de acidez e doçura. Nela, morangos em pedaços, equilibrados com o leite e a essência de baunilha, compõem uma bebida leve finalizada com matcha – apreciada principalmente por amantes do sabor terroso do chá.
O matcha é uma bebida da cultura japonesa, frequentemente utilizada em grandes celebrações. Sua produção envolve tradições milenares, como a exposição da planta de Camellia sinensis à sombra para aumentar a produção de clorofila nas folhas, o que atenua a coloração esverdeada da bebida. Após a colheita, as folhas são secas e moídas em um pó fino, resultando no matcha.

Guto Tarasiuk
Uma parceria entre a The Coffee e a SOFT Ice Cream resultou em outro produto que tem no matcha o seu principal ingrediente: um sorvete. Matheus Krauze, fundador e um dos sócios da sorveteria, em uma viagem a Hong Kong, descobriu as delícias desse geladinho que na versão local inclui opções como a casquinha de matcha, casquinha mista de matcha e frutas vermelhas e milkshake de matcha. Matcha Heaven, sobremesa com sorvete de matcha, calda de frutas vermelhas, farofa de bolacha e confeito de chocolate branco, também está entre as opções. A novidade exclusiva pode ser saboreada nos endereços da SOFT Ice Cream em Curitiba e Ponta Grossa.
ONDE ESTÃO
THE COFFEE
Vários endereços em Curitiba, que estão no link The Coffee
SOFT ICE CREAM
Alameda Carlos de Carvalho, 665
Manoel Eufrásio, 1.550
Sete de Setembro, 5050, Praça do Japão

Jackelini Kil.
A primavera é recebida com um novo conceito no Lemí Bar. O gastrobar valoriza agora sua área externa, com as mesas na calçada, e o balcão no primeiro andar da casa. Os ambientes combinam com o consumo descontraído, que sempre foi o seu foco, e ganha nesta temporada uma pegada “to go”, aliando uma cozinha bem elaborada e saborosa com apresentações práticas.
Inspirado no poeta Paulo Leminski, o gastrobar traz a poesia para a decoração e o cardápio. Fundado em 2019 pelo casal Eduardo Richard e Raphaela Fonseca, o Lemí mescla influências dos izakayas japoneses com os bares de tapas da Espanha. Dentro desta proposta o Lemí oferece um cardápio diversificado que inclui Tábua de Jamón, presunto cru espanhol, Croqueta de mortadela com pistache finalizada com toque de stracciatella e Taco de Polvo, com tortilla de trigo chapeada recheada com polvo cozido e grelhado no azeite de oliva, vinagrete de kimchi e sour cream. Opções veganas são sempre bem-vindas em qualquer estação. Entre as sugestões está a berinjela assada laqueada com demi glace vegano, coberta com farofinha de zaatar com castanha de caju e apresentada com pão de fermentação natural.

Jackelini Kil.
Katsu Sando, sanduíche com recheio de barriga de porco cozida por sete horas e empanada, combinada com maionese e molho tonkatsu (agridoce) no pão de leite, é outra pedida do bar.
ONDE ESTÁ
LEMÍ BAR
Al. Augusto Stelfeld, no Centro.
De terça a quinta-feira, das 18h30 às 23h30, e nas sextas e sábados, das 18h30 à meia-noite.