Linkultura

por Nereide Michel em 03/10/2023

O presente olha o passado e mira o futuro. A diversidade de temas e épocas amplia o interesse do leitor por livros que podem narrar a comovente história de antepassados ou levar para dimensões desconhecidas a partir do console de um vídeogame.

De dois autores paranaenses, o curitibano Jorge Luiz Bernardi, e a nascida em Foz do Iguaçu, Renata Dembogurski, são lançamentos que passeiam pelas linhas do tempo: “Ângela Angelina Angélica” relata a história dos italianos no Brasil e “Virkadaz”, a de um adolescente que é sugado para um mundo desconhecido. Nos dois, muita emoção e aventura regidas um, pela realidade, e outro, pela fantasia.

“Ângela Angelina Angélica” é o segundo romance escrito por Jorge Luiz Bernardi, professor, ex-vereador e vice-reitor do Centro Universitário Internacional – Uninter. Lançado recentemente já conseguiu a proeza de concorrer ao prêmio de Romance do Ano na Língua Portuguesa da Amazon Prime. Baseada em fatos reais e históricos, a obra conta a saga da imigração italiana no Brasil. “Na primeira onda migratória, de 1875 a 1900, um milhão de italianos chegaram ao Brasil, incluindo a minha bisavó, dona Ângela Angelina Angélica, que não cheguei a conhecer pessoalmente, mas que é a base da história da nossa família em solo brasileiro”, conta o autor. Embora focando particularmente em seus ancestrais, Bernardi não deixa de oferecer um panorama amplo dos principais fatos históricos do país, como a Guerra do Contestado, Coluna Prestes, Revolução Gaúcha de 1923, Revolução de 30 e Gripe Espanhola, entre outros.

Para escrever o romance, Bernardi realizou nove meses de pesquisa em livros, dissertações e teses de mestrado e doutorado. A força e a persistência de Ângela lhe inspiraram a seguir os seus passos para traçar o seu relato. Viúva três vezes, a primeira delas aos 31 anos de idade, com dez filhos para criar, ao longo dos seus 80 anos de existência, ela vai mudando de nome e passa a ser chamada também de Angelina e Angélica. Uma vida de prolíficas e surpreendentes experiências: carbonária, lutou contra a República Velha, após conhecer um monge, torna-se benzedeira e curandeira, com um anarquista aprende a arte de descobrir poços, por meio da radiestesia e com o povo cigano passa a ler as cartas.  

ONDE ENCONTRAR

Classificado com cinco estrelas pela Amazon Primer, “Ângela Angelina Angélica” tem 425 páginas. Está disponível somente no meio digital de forma gratuita aos assinantes da Amazon Primer ou baixado por R$ 9,89 no link https://a.co/d/ed5lN6Q

O enredo de “Virkadaz” tem como herói  Zuwi, um adolescente que é sugado para um mundo desconhecido e terá que lutar contra vilões superpoderosos. Na obra, a autora, Renata Dembogurski, insere os leitores na narrativa ao convidá-los a desvendar os mistérios junto com os personagens. O narrador também conversa diretamente com o público e simula um engajamento ativo, similar ao dos games. No texto, a escritora alterna primeira e terceira pessoa com o objetivo de dar o comando da trama também a quem está do outro lado da ficção como se fosse possível mudar os fatos. Em outros momentos, o leitor sente estar um passo à frente dos protagonistas por ter mais informações sobre os enigmas.

Renata Dembogurski é publicitária pós-graduada em Administração e Marketing, escritora, ghostwriter, diretora de redação publicitária e roteirista. Já publicou várias obras, além de “Virkadaz”, como “Pense Melhor Antes de Pensar”, “Escolhe Aí, Vai”, “A Casa das Vinte Milhas” e “Everbook da Escrita: o essencial para um escritor ficcionista”.

ONDE ENCONTRAR

“Virkadaz” tem 179 páginas e a edição física pode ser adquirida por R$48 no Amazon | Inverso