por Nereide Michel em 08/05/2024
Maio tem um simbolismo especial para os afro descendentes brasileiros – dia 13 é celebrada a Abolição da Escravatura. No domingo, 12 de maio, das 14h às 22h, a capital paranaense recebe a primeira edição do Festival Afro de Curitiba. Evento que tem o objetivo de valorizar a cultura africana e afro brasileira, incentivando atitudes positivas em relação à negritude. Proposta que abarca a formação de uma identidade própria enraizada em uma rica herança artística compartilhada por uma expressiva parcela da população de um país – tido e havido como detentor de uma cultura colorida, alegre, ritmada e multifacetada.
Promovido pelo Instituto Afro Brasil do Paraná, que tem na presidência a produtora cultural Will Amaral, o evento acontece no Piazza Notte (Linha Verde/BR-116, 14.934, Vila Fanny) com uma ampla programação musical, apresentações de dança urbana, discotecagem, bloco de Carnaval, feira de artesanato de matrizes africanas de artesãos negros, gastronomia, atividades para toda a família, entre outras atrações.
ATRAÇÕES
O Festival Afro de Curitiba contará com oito horas de apresentações de danças (Samba, Afropop, Street Dance) e músicas Afro brasileiras (Samba, Rap, Slam), de artistas negros. Na programação, nomes como a DJ Mitay, o Bloco Afro Pretinhosidade, o grupo Leo Fé e Batucada Reza, o rapper Dow Raiz, o grupo de danças urbanas Ori Gem e a cantora, compositora e sambista Janine Mathias. A cantora, atriz, compositora matriarca e ícone do samba brasileiro, Leci Brandão, sem dúvida, será a atração principal do evento.
+ INFOS
FESTIVAL AFRO DE CURITIBA
Piazza Notte (Linha Verde/BR-116, 14.934, Vila Fanny)
12 de maio, domingo
Das 14h até 22h.
Ingressos: R$10 pela plataforma Pixta .
Crianças até 14 anos completos não pagam.