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por Nereide Michel em 21/08/2014

Passarela medindo 93,18km? Seria um recorde digno de figurar no livro dos recordes Guinness? Na verdade, trata-se da distância em linha reta ligando Vitória a Colatina – segundo o site distanciacidades.com – duas cidades unidas para o lançamento do Alto Verão 2015 de marcas e estilistas capixabas. Estratégia adotada nesta temporada pelos realizadores do evento Sistema Findes, Câmara do Vestuário e Sebrae/ES para destacar o potencial criativo e produtivo do estado. Vitória apresentou nos dias 29,30 e 31 de julho, 17 desfiles de marcas e estilistas selecionados de acordo com propostas bem definidas em suas coleções como coerência entre tema e matéria-prima utilizada e trabalho focado no DNA da moda local – reconhecida pelas linhas de jeans, pela inspiração no surfwear e por roupas leves e coloridas. Sem dúvida, segmentos  fiéis ao ambiente onde ela é desenvolvida e confeccionada: à beira-mar e à beira-serra. Presente nas duas pontas da passarela: Vitória e Colatina

A indústria têxtil é um dos alicerces da economia do Espírito Santo que também começa a ser impulsionada pela criatividade como  constatou-se no Salão de Economia Criativa, dedicado a produtores de roupas, acessórios, peças de design e manifestações de arte e cultura, que funcionou paralelamente à Edição Fashion no Itamaraty Hall, sede do braço de Vitória da semana de moda capixaba.

Já a etapa Business, que aconteceu entre 3 e 5 de agosto, no Shopping Moda Brasil, teve avaliação positiva por parte dos participantes, segundo os realizadores do Vitória Moda. Noventa e cinco marcas expuseram coleções de alto-verão, atraindo o interesse de aproximadamente 1.500 compradores vindos do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e outros estados, que circularam por Colatina gerando um volume de negócios  em torno de R$17 milhões.

 DNA CAPIXABA

A moda com origem no Espírito Santo tem uma intensa ligação com o verão e com o seu principal atrativo: a praia. Roupas leves, soltas e com um sutil toque de sensualidade,  jeans com o seu eterno convite para botar o pé na estrada (ou na areia) e o surfwear, que além de esporte sobre as ondas, dissemina uma atitude saudável  –  o “estar de bem com uma vida descompromissada” –  são onipresentes nas coleções lançadas por marcas capixabas. O Vitória Moda Alto Verão 2015 exteriorizou nas 17 marcas que pisaram em sua passarela este incontestável DNA, fomentador do expressivo setor da confecção do estado.

LEVEZA TROPICAL

Estampas florais são uma das características desta vertente. Vestidos movimentam-se ao sabor das brisas de verão. Cores, muitas cores, e arremates artesanais –aplicações, crochês, detalhes rendados, franjas – são itens indispensáveis para fazer a associação entre a moda e a natureza, o romantismo e a sensualidade.

Missbella inspirou-se no clima tropical contagiante que envolve o Hawai, o destino dos sonhos de quem pensa em férias em um cenário paradisíaco.

Detalhes artesanais rendados, bordados e aplicações valorizam o verão da Marci, que investiu em cores como turquesa, laranja e  amarelo. Estamparia tem a assinatura de Bianca Romano.

Amabilis alia feminilidade e conforto em peças que valorizam a alfaiataria, pela qual é conhecida. Estamparia remete ao batik indonésio, com seus florais e formas orgânicas.

Jovial, a Clutch lança para o Verão 2015,  Afrika Colleciton, uma coleção que destaca estampas que mergulham em florestas exuberantes. 

Carvalho Bambu foca a mulher contemporânea deixando fluir sua feminilidade em looks com um reminder dos anos 50. Muito movimento nas saias.

Empório Nacional encontra o caminho para o Verão 2015 na praticidade de peças charmosas que podem ser usadas tanto na praia quanto na cidade.

Leveza comanda o Verão 2015 da Hagaef. Estampas são o atrativo da coleção que trabalha motivos florais, geométricos e étnicos com a mesma intensidade. 

 A estação das temperaturas elevadas não dispensa dias especiais que pedem um look igualmente especial.  Puro Luxo  investe em longos com ares de sofisticação.

A Tropicália está presente na coleção da Surreal. Referências à fauna e à flora brasileiras na estamparia e ao descontraído estilo hippie dos anos 70.

JEANS

A história da velha e desbotada calça jeans, que não desgruda da fama “forever young”, já percorreu incontáveis quilômetros de estrada de norte a sul e de leste a oeste do globo terrestre. Fenômeno imbatível de preferência entre consumidores de todas as idades e perfis econômicos é sustentáculo de pólos confeccionistas como o do Espírito Santo e Paraná. No segmento, há ainda muito espaço para novidade e inovação que marcam as temporadas de lançamento. O Alto Verão 2015 capixaba revela que o jeans é matéria-prima para calças, shorts, macacões, saias, bermudas, jaquetas, coletes, tops, camisas  e o que mais necessário for para completar um look. Chegam desbotados, clareados, rasgados e enfeitados. Para elas, detalhes como bordados, pérolas, metais e rendas.

Romance Selvagem batiza a coleção PK Premium, que traz muitos bordados e aplicações em metais, pérolas brancas e negras. O jeans em múltiplas versões.

O jeans sempre surpreende. A coleção da Base Nuclear aposta nos detalhes, acabamentos e lavagens para acrescentar algo diferente  em calças, saias e shorts.

Os anos 90 estão de volta na coleção da Illusyon, com seu jeito despretensioso e uma pegada street destroyed cheia de atitude.

SURFWEAR

A moda usada na areia  leva consigo, ao circular pelas ruas urbanas, a atitude de quem não tem pressa, adora contemplar o cenário do céu encontrando a água do mar. Marcas capixabas conquistaram mercado brasileiro justamente por expressarem tão bem o casamento de uma filosofia de vida com roupas e acessórios. Não por acaso, uma delas, a Cobra Dágua, batizou sua coleção Verão 2015 “Verão sem fim” – um sonho de todo surfista. Só dele? Como o envolvimento deste segmento é total com o sportswear não surpreende que as coleções incorporem nas peças materiais como neoprene, sarja, flame e avanços tecnológicos que resultam em peças impermeáveis, elásticas e com o máximo de conforto. Mesmo tendo a descontração como sua principal premissa, o segmento, tanto na linha masculina como feminina, adotou a alfaiataria como um de seus atrativos para conquistar mais consumidores nas grandes cidades.

 Cobra D´agua imaginou um verão sem fim para expressar o seu conceito. Influência dos anos 50 e estampas geométricas, florais e elementos náuticos.

Todos ” Al Mare”! Convite irresistível da Konyk para um mergulho em uma cartela de cores e sabores tropicais. Motivos náuticos confirmam a proposta.

Qualidade e criatividade são primordiais ao desenvolvimento de uma coleção com a marca Verônica Santolini. Conforto e sofisticação à beira-mar.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL/IVAN AGUILAR

Um dos nomes mais conhecidos, fora do território capixaba, Ivan Aguilar fez  uma participação especial no Vitória Moda Alto Verão 2015. Dispensando estações, o estilista desfilou peças por ele selecionadas para exemplificar na passarela a sua proposta para uma mulher contemporânea. Sem dúvida, ela não dispensa os ensinamentos da alta-costura, com a sua precisão de corte, perfeição no acabamento e  detalhes preciosos nas mangas e golas que revelam um jeito sofisticado de ver a vida. Não surpreende que a plateia de salas por onde desfila Ivan Aguilar fale outros idiomas, além do português. Sua participação, por exemplo, na semana de moda de Nova Iorque, é uma de suas conquistas, mas ele não vai parar por aí. Em breve, outros idiomas, com certeza, irão registrar comentários sobre suas criações.