Conecte-se

por Nereide Michel em 12/09/2016

Artefacto convida para conhecer quatro novas “cidades”, incluídas na “Volta ao Mundo”, proporcionada pelos ambientes participantes da Mostra 2016/17 da loja.  Com a chegada do verão nada mais  inspirador do que buscar em deslumbrantes praias –  alvo dos sonhos de quem procura um “paraíso na terra” –  elementos para compor as vitrines que dão as boas-vindas aos clientes da Artefacto nesta temporada. 

Projetados por decoradores e arquitetos, os espaços da Mostra Artefacto 2016//17 têm como tema geral os destinos mais desejados pelos turistas e estão abertos ao público desde agosto.

Destino: Ilhas Maldivas. Ambiente assinado por Cymara Ebrahim Largura. Homenageados: Marco Ebrahim e Jacy Ebrahim.

Destino: Bora Bora. Ambiente assinado por Caroline Bollmann. Homenageado: Augusto Farfus.

 Destino: Croacia/ Dubrovnik. Ambiente assinado por Mariana Stockler e Carolina Posanske. Homenageada: Irit Czerny.

Destino: Angra dos Reis. Ambiente assinado por Samara Barbosa. Homenageados: Gilson e Simone Yared.

QUANDO A VIAGEM COMEÇOU

Quarenta anos da Artefacto merece uma comemoração especial. Que tal uma volta ao mundo? A que durou 80 dias teve a assinatura de Júlio Verne e começou em 1873 na vitoriana Londres a bordo de um balão Foi também grande sucesso nas telas do cinema com os personagens principais da aventura vividos por David Niven, Cantinflas e Shirley MacLaine. A que tem como ponto de partida Curitiba iniciou em 13 de agosto de 2016 e vai se prolongar por aproximadamente um ano. Um passeio intercontinental que saiu da prancheta de 18 arquitetos e designers de ambientes que se inspiraram em desejados destinos para compor os espaços da Mostra Artefacto, edição 2016/17. E eles não viajaram sozinhos –  cada um escolheu uma personalidade da cidade para acompanhá-los nesta jornada.

Atrações, aliás,  não faltam nas escalas deste empolgante tour: são os lançamentos da Artefacto, considerada umadas mais inovadoras no seu setor, e que incluem o resgate de materiais bastante em voga nos tempos de Júlio Verne como veludos, camurças, couro natural, linho e mármore (sim, ele está retornando ao décor contemporâneo) presentes na composição dos móveis. Entre os itens que fazem parte da nova coleção da marca destacam-se a cadeira Byron, a cômoda Ray, as mesas Trevi e Fontana, os sofás Argand, Memory e Jean. Todas as novidades que integram os ambientes bientes da Mostra curitibana foram desenvolvidas sob a consultoria de estilo e produto de Patrícia Anastassiadis.

Passaporte na mão, agora é só embarcar para uma inesquecível viagem proporcionada pelas sensações geradas ao se entrar em cada uma das “cidades” da Mostra Artefacto Curitiba. Cada uma delas vale, sem dúvida, um cartão postal para ser levado com carinho para casa.

 Profissional: André Bertoluci

Destino: Nice

Companheiros de viagem: Anita e Leonardo Yoshii

CARTÃO POSTAL

Inspirado no badalado balneário francês André Bertoluci projetou o Living Riviera, uma grande varanda francesa, com sala de estar e jantar onde a marcenaria é feita com boiserie, muito utilizada na França nos séculos XVII e XVIII.  O arquiteto utilizou, contudo, uma linguagem mais limpa e pura, em tons que remetem às rochas das praias e às construções mediterrâneas. 

Profissionais: Angela Russi e Luciana Malucelli

Destino: Paris

Companheiro de viagem: Waldir Simões de Assis

CARTÃO POSTAL

O loft projetado por Ângela Russi e Luciana Malucelli recria uma Paris moderna e atual, mas que não perde o charme da capital da moda.Obras de arte e livros espalham-se pelo conjunto composto por quarto, escritório, sala de estar/jantar, que finaliza em uma acolhedora adega. E que francês dispensa uma taça de vinho nas refeições?

Profissional: Cybele Kinoshita

Destino: Amazônia

Companheira de viagem: Blanca Baggio

CARTÃO POSTAL

 A exuberância da Amazônia foi captada pela sensibilidade de Cybele Kinoshita através de fotos noturnas e árvores preservadas instaladas no ambiente com uma técnica exclusiva.  Com caráter funcional, o loft tem todos os espaços integrados. Para aquecer o ambiente, ela usou a microtextura “urano” – em tom dourado – e madeira de demolição.

Profissionais: Eduarda Leal Ehlke e Carlos Ehlke

Destino: Brasília

Companheiros de viagem: Rosângela e Sérgio Moro

CARTÃO POSTAL

A escolha de Brasília foi natural para Eduarda e Carlos Ehlke. Afinal o Distrito Federal tem uma relação muito próxima com um dos homenageados e também é uma cidade onde se respira arquitetura. A sala de estar e de jantar estão repletas de referências à capital nacional presentes nas formas dos móveis escolhidos, no desenho dos painéis das paredes e nas obras de arte. 

Profissionais: Elaine Zanon e Claudia Machado

Destino: Camboja

Companheiro de viagem: Deltan Dallagnol

CARTÃO POSTAL

Inspirado no exótico país e no seu templo de Angkor Wat, o ambiente de Elaine Zanon e Claudia Machado reflete leveza e forte espiritualidade com o uso de elementos como a pedra bruta, a madeira natural e os tecidos puros. Batizado “A Suavidade na Natureza Indomável” o espaço é acolhedor e um convite para deixar o estresse do lado de fora. Efeito reforçado pelos linhos em tons crus, um painel iluminado em vidro ao fundo de cortinas claras e pendentes com toque asiático e acabamento minimalista. 

Profissionais: Caroline Andrusko e Eliza Schuchoski

Destino: Dubai

Companheira de viagem: Maria Dolores

CARTÃO POSTAL

O Loft Al Arab, composto por hall, um grande living, sala de jantar, e uma suíte elevada com boudoir e sala de banho, assinado por Eliza Schuchoski e Caroline Andrusko, tem como destino Dubai. Por isso, nele destacam-se  elementos luxuosos como metais com acabamento gold, tramas, obras de arte e sobreposição de tapetes. Ambiente adequado para receber as joias da designer curitibana Maria Dolores, que tem na exuberância uma das características do seu estilo.

Profissionais: Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran

Destino: Patagônia

Companheiro de viagem: Aristides Athayde

CARTÃO POSTAL

O living de uma casa de campo na Patagônia, projetado para ser o refúgio de uma família que busca uma atmosfera acolhedora para os dias de descanso, foi a escolha de Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran. O espaço tem mobiliário da linha Beach & Country, que traz aconchego e despojamento junto com materiais naturais como madeira, pedra, linho e couro natural. O resultado é uma composição harmônica, simples e despretensiosa. Obras de arte, livros e objetos de estima do homenageado aparecem em destaque nas prateleiras de madeira e trazem memórias afetivas ao ambiente.

Profissional: Ivan Wodzinsky

Destino: Curitiba

Companheira de viagem: Solange Elias

CARTÃO POSTAL

Suíte com estar é o ambiente de Ivan Wodzinsky que reuniu nele simplicidade, elegância e um toque de luxo – presentes no morar do curitibano. O arquiteto optou por cores claras e tons pastéis como nude e investiu em uma iluminação indireta e pontual.

Profissional: Jayme Bernardo

Destino: Ásia

Companheira de viagem: Clemilda Thomé

CARTÃO POSTAL

A vitrine assinada por Jayme Bernardo dá ênfase a um sofisticado quarto com ares de contemporaneidade. De traços leves, o espaço está sob um pórtico em marcenaria e aplicação de tramas de seda natural que criam uma atmosfera única e acolhedora. Na paleta cores suaves, sutis e discretas. Tecidos vestem também  paredes com painéis estofados.

Profissional: Juliana Meda

Destino: Cerrado

Companheiro de viagem: Ronaldo Ruffino

CARTÃO POSTAL

O Lodge no Cerrado, do Brasil central, projetado por Juliana Meda, inclui diversos elementos que valorizam a cama com dossel como as mesas em troncos de madeira natural dos aparadores e as peles de ovelha dos puffs. A escolha dos acabamentos dos materiais e a composição dos tecidos – alguns leves, outros rústicos – conferem aconchego ao ambiente.

Profissional: Luciana Baggio

Destino: Milão

Companheiro de viagem: Joel Malucelli

CARTÃO POSTAL

A escolha de Luciana Baggio por Milão tem duas razões bem especiais: ela frequentou cursos na Domus Academy e no Instituto Europeo di Design na chamada capital internacional do Design, e a origem italiana sua e do seu homenageado. A principal característica do projeto é a inspiração na elegância milanesa, sem excessos, onde o que vale é o acabamento impecável do mobiliário. O verde foi valorizado com plantas naturais num espaço que tem ainda tons neutros e terrosos em sua composição. 

Profissionais: Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Destino: Istambul

Companheiros de viagem: Eleuthério Netto e Eliseu Portugal

CARTÃO POSTAL

O Home Office de Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande partiu de um projeto fluido e aconchegante, caracterizado pelo uso da camurça, veludos e couro natural. A proposta é otimizar o uso do espaço no dia a dia, possibilitando diferentes tarefas, como, Office, estar, descanso e leitura. Nele, convivem o design clássico com peças contemporâneas, mais leves e descontraídas. 

Profissional: Margit Soares

Destino: Curitiba

Companheiro de viagem: Claudiomiro Segatto

CARTÃO POSTAL

Margit Soares convida para um tour por Curitiba, onde nasceu e vive com a família. A Sala de Inverno – o friozinho é uma das atrações da cidade – utiliza as principais tendências do design, com tons claros nos móveis e no piso de mármore e cores mais escuras nas paredes. O  verde das poltronas dá o necessário contraponto à paleta preferencial do espaço. 

 Profissional: Rafael Egg

Destino: Nova Iorque

Companheiro de viagem: Renato Trombini

CARTÃO PORTAL

 A reunião do clássico com o moderno, tão típica do morar nova iorquino, motivou o projeto de Rafael Egg. O espaço foi pensado para ter diversas utilizações daí a proposta da junção de living, sala de jantar e gourmet. Para caracterizar ainda mais o ambiente como local para receber eventos e recepções foi instalada nele uma TV em formato videowall e um sistema lounge house, que possibilita a homogeneidade de som nos 105 metros de área utilizados para o lounge.

Profissionais: Rosi Guelmann e Belisa Guelmann

Destino: Jerusalém

Companheiro: Celso Coppio

CARTÃO POSTAL

O piso de porcelanato em tons claros e arenosos, os móveis e as instalações, lembrando as cores áridas, revelam o destino da viagem de Rosi e Belisa Guelmann: a cidade velha de Jerusalém. Crus e beges lembram as pedras das construções e dão leveza e aconchego ao ambiente. Diferentes texturas artesanais como o linho e o tricô casam bem com detalhes em couro natural.

Profissional: Silvia Franzoni

Destino: Berlim

Companheira de viagem: Maria José Justino

CARTÃO POSTAL

Cosmopolita, descontraída, multicultural, respirando história. Assim é Berlim para Sílvia Franzoni, inspiração para o seu Living in Mitte. Um espaço de convivência amplo, integrado, onde o mobiliário define a função de cada área e a lareira se torna uma atração.  A paleta de cores neutras, como branco, cinza e preto, dá destaque ao moderno tom ameixa.

Profissional: Yara Mendes

Destino: Singapura

Companheira de viagem: Mirella Prosdócimo

CARTÃO POSTAL

A moderna Singapura ganhou versão design na sala projetada por Yara Mendes. O branco e o cinza claro são a base para itens coloridos, como o painel, os vasos azuis e obras de arte. Nos tecidos, destaque para a utilização de matérias-primas naturais, como fibra, couro e palha.

Profissional: Wolfgang Schlögel

Destino: Curitiba

Companheiro de viagem: Paulo Pimentel

CARTÃO POSTAL

Um amplo canteiro com inúmeras bromélias imperiais de um lado e volumes verdes para emoldurar o deck do outro lado. Esta é a proposta de  Wolf Schlögel para o seu Jardim Principal, que ocupa 400 m2. Espaço externo que pede mobiliário que não teme mudanças de tempo. Iluminação, aquecimento, som e imagem são conjugações perfeitas para concretizar a inspiração do paisagista.

VOLTA AO MUNDO EM 18 AMBIENTES

PORTÃO DE EMBARQUE: Mostra Artefacto Curitiba

Rua Comendador Araújo, 672, Batel

Entrada gratuita: das 14h às 18h