Conecte-se

por Nereide Michel em 09/04/2020

Não por acaso a Expo Revestir que acontece em São Paulo – a temporada 2020 ocorreu de 10 a 13 de março  – é conhecida como a “fashion week da arquitetura e construção”. A mostra reúne lançamentos para vestir a casa toda – do teto ao piso – que se destacam pelo design, tecnologia, criatividade e preocupação com o meio ambiente. Tal como acontece nas novidades da moda desfiladas nas principais passarelas internacionais.

Se o número de participantes impressiona pela quantidade – mais de 200 representando todos os segmentos que concretizam projetos e dão acabamento a uma obra – existem linhas convergentes entre eles que permitem apontar tendências que retratam o estilo de morar 2020. Tendência aqui não significa modismo, mas sim uma identidade para espaços e ambientes inspirada em expectativas dos tempos atuais.

REVESTIMENTOS

Paredes e pisos se transformam em atração principal de espaços quando são revestidos por materiais que traduzem ousadia, praticidade e avanço tecnológico. Luxuoso, minimalista, clássico ou contemporâneo não importa o estilo, a proposta é personalizar e impactar projetos residenciais ou comerciais. Entre as tendências apontadas para 2020 em porcelanatos e cerâmicas na Expo Revestir estão cores vivas e marinhas, efeitos metalizados, a presença requintada do ouro, além  de peças em grandes formatos que chegam a medir 3m x 1,50m. O tridimensional também continua em alta graças à intrigante sensação que causa a quem adentra em um espaço no qual ele é o principal atrativo do projeto.

Os porcelanatos da Damme se inspiram na natureza, como a linha que traz o conceito de Biofilia, cuja proposta é promover o bem-estar em ambientes internos.

Amazônia

A Natureza dentro de casa – uma tendência abraçada pela Incepa, nas linhas Amazônia e Blossom. A primeira vai de encontro ao movimento Urban Jungle, que estampa as paredes com grafismo de folhagem, com uma suave textura. Já a Blossom aposta nos motivos florais, que aparecem em um mix de relevos geométricos.

Tribal

Element

O geometrismo está presente nas novidades da Incepa nas linha Tribal, com referência na multiculturalidade dos povos africanos, e Element, que traduz a atmosfera Folk em padrões de tons terrosos e cores marcantes.

Para revestir piscinas e seu entorno, a Incepa lança a linha Oceanic que explora o azul do céu refletido no mar, com nuances que rementem  ao movimento das águas.

Spin

Lux

Ludo

Na Incepa revestimentos em 3D ganharam protagonismo nas linhas de porcelanato Spin, que dá a sensação de movimento para as paredes, Lux, que evoca os azulejos artesanais em uma estética retrô e Ludo com relevo geométrico e levemente ondulado.

Os revestimentos em 3D da Astra podem ser montados em diferentes tipos de paginação e apresentam três modelos: Zen, duas placas, uma com relevo reto e outra curvo; Duna formado por uma única placa curva; e Origami que conta com uma placa com quatro desenhos simétricos.

MEU BRASIL, BRASILEIRO

Inspiração não falta quando ela segue pelos caminhos da natureza, das atrações arquitetônicas e da diversificada cultura do nosso país.

Belamari, marca da NGK do Brasil para pastilhas de porcelana, escolheu três praias do litoral brasileiro para batizar seus lançamentos: Azul Bonette, homenagem à Praia do Bonette, em Ilhabela, São Paulo; Verde Maragogi, com inspiração no “Caribe Brasileiro”, que fica em Alagoas e Branco Atalaia, que buscou referência nas finas areias do Pontal do Atalaia, no Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

A curitibana Ópera de Arame, um dos cartões postais da capital paranaense com seus tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, serviu de inspiração para a linha de porcelanato Ópera, da Decortiles. Uma aplicação artística cria grafismos e tramas que retratam com fidelidade as linhas arquitetônicas do teatro.

Amazonas e Samba

Selva e revestimento cimentício Tapioca

Os ladrilhos hidráulicos da Adamá evidenciam a alma brasileira através do design de seus revestimentos, que expressam a cultura, o meio ambiente, a música e a poesia do nosso país. Assinadas pelo arquiteto Edan Shoher, diretor criativo da marca, as opções receberam os nomes: Amazonas, Delírio, Glória, Iemanjá, Samba, Selva e Urbano. As peças podem ser instaladas em pisos e paredes.

Zanini de Zanine assina a coleção Studio Zanini para a Eliane Revestimentos – a primeira criação em porcelanato esmaltado, azulejo e azulejo artístico do designer. A partir de um processo manual, em que  lápis, papel e experimentos com formas, recortes e dobras são protagonistas, Zanini de Zanine criou o porcelanato esmaltado Matriz, os azulejos Bloco, Esfera, Prancha e Capitonê e o azulejo artístico Cone. A inspiração surgiu da observação de diferentes geometrias e texturas das artes plásticas e populares e de um projeto do final da década de 70 do seu pai, Zanine Caldas.

A coleção Melanina de cubas da Deca tem paleta inspirada na diversidade de pele do brasileiro, traduzida nos acabamentos Marfim, Caramelo, Cacao e Marrom Fosco.

SAUDOSISMO  CONTEMPORÂNEO

Nostalgia também pisou na passarela da Expo Revestir. O granilite – aquela mistura de cimento, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de pedra, muito presente em cozinhas, banheiros e áreas externas dos tempos da vovó – retornou repaginado assumindo um charme contemporâneo. Já as icônicas pastilhas, que revestiram paredes nas construções modernistas dos anos 60, não perderam espaço nos projetos do século XXI. Graças ao espírito inovador que acompanha o segmento e traz novidades na apresentação de um material cuja praticidade supera as flutuações climáticas.

O porcelanato Silex, lançamento da Eliane, é composto por grânulos de diferentes tamanhos, cores e formas que são misturados à massa e apresentam faces únicas que nunca se repetem. A inspiração veio de uma rocha sedimentar de mesmo nome, muito dura e densidade elevada. O revestimento é ideal para ambientes com alta circulação.

A tendência do metalizado para revestimentos está representada pela pastilha de porcelana Ouro, da Atlas. Um processo tecnológico lhe confere o visual brilhante, que chamou a atenção dos componentes do júri do Best in Show que premiaram o lançamento.

Mercúrio

Antares

A textura Trama, da Belamari, marca da NGK do Brasil, para pastilhas de porcelana, inspirada na prática milenar da tecelagem, tem o seu relevo disponível agora para a Linha Solar, já existente, nas cores Mercúrio e Antares.

NO CAMINHO DAS PEDRAS

Elas estiveram presentes nas primeiras construções que abrigaram seres humanos. De rústicas evoluíram para formas e materiais mais sofisticados. Hoje mármores e granitos estão na linha de frente quando a proposta é valorizar o clássico,  mas com toques de modernidade para dar leveza aos ambientes.

A coleção de porcelanato Geographic, da Portinari, nasceu de um peculiar fenômeno geográfico – a união da ardósia com o cardoso, duas pedras extraídas de lados diferentes da mesma cordilheira. Design que valoriza movimentos e veios brancos nas peças são atrativos da linha.

Villagres, da Portinari, reproduz com realismo um mármore italiano do tipo Calacatta extraído nos Alpes Apuanos, na Toscana. Os veios oscilam entre tons de cinza e amarelo-ouro.

Mármore Carrara

Mármore Bizantino

Com dezenas de padronagens, a linha de produtos da tradicional Formica para revestimento aponta como expressiva a preferência por acabamentos amadeirados e de pedras para compor ambientes tantos residenciais como comerciais. Padrões como Calacatta, Corten, Mármore Carrara, Bizantino e Concreto entram no foco quando a opção é por um projeto decorativo que privilegia a elegância clássica.

Montblanc

Bronzite

As rochas ornamentais inspiraram a  Lusso Quartzsite Collection – uma linha inédita de quartzitos – da Decolores. A marca aposta em uma paleta que transita entre os tons terrosos, bronze, brancos em contraste com os veios únicos das pedras naturais e seus detalhes acinzentados, azuis e dourados. Os padrões Mont Blanc e Bronzite projetam vitalidade e bem-estar nos ambientes.

A relação entre o homem e o meio ambiente, cada vez mais próxima, foi o ponto de partida para o desenvolvimento de lançamentos da Decortiles. A paleta aposta na diversidade natural, tons terrosos, acinzentados e digitais, como na coleção Maestro, com destaque para o revestimento Amazonite, inspirado na pedra natural que traz a cor do ano.

Visual de mármores, granitos, ônix e pedras preciosas com a proteção de vidros de alta resistência – lançamento Corstone, da Weiku. O produto permite incluir uma imagem reproduzindo o revestimento escolhido entre duas chapas de vidro. Por ser completamente vedado, garante segurança, durabilidade e proteção UV.

NO ACONCHEGO DO LAR

Quem não quer se sentir bem acolhido em sua casa? A sensação de aconchego ainda é uma das prioridades para moradores do século XXI. Por isso, pisos ou revestimentos de madeira são sempre bem-vindos e continuam a apresentar novidades a cada temporada. Cores e texturas lhes garantem a atenção de quem busca algo novo para o seu projeto em um material tradicional.

Padrão Cherry, da coleção The Future

A coleção de pisos da Akalfloor – conhecidos pelos tons naturais da espécie Tauari – apresenta novas tonalidade graças a um processo avançado de tingimento que resultou nos padrões Cherry Caramel, Bianco, Expresso, Du Lait, Gris, Grey Coffee, Maturité e Yellow Gold.

 

Sustentabilidade é a prioridade da Indústria Santa Luzia. Sua expertise na logística e manuseio de resíduos de poliestireno expandido e poliuretano, além da madeira plástica e madeira pinus proveniente de reflorestamento, está embutida nos seus lançamentos para 2020. Uma das suas novidades é o revestimento Chevron, inspirado na popular “espinha de peixe” – que identifica os produtos da marca italiana Missoni –  fabricado em PS reciclado e disponível em oito cores.

Os ripados se destacam em móveis, divisórias e paredes. Os da série Multilinha, da Santa Luzia, são alternativas sustentáveis. Ripas de PS reciclado em 12 cores ou em madeira de reflorestamento, com acabamentos que vão dos amadeirados aos metalizados, além do tradicional P&B.

Piso Dália, da linha Essence 30 da Tarkett. Complemento ideal para contrastar com tons mais fortes e vibrantes em um ambiente

PAR IDEAL

O casamento entre o setor de arquitetura e construção e designers renomados, celebrado há algumas temporadas, continua em clima de lua de mel. E não poderia ser diferente, afinal, é desta união que resultam soluções criativas e impactantes para os mais diversos ambientes.

O arquiteto Ricardo Bello Dias assina duas linhas que unem tecnologia e design inusitado: Deca Orbe, uma torneira de mesa com bica alta curva e com esfera acoplada no corpo da peça –  acionada com apenas um toque –  torna o momento de uso em algo divertido. A Deca Orion traz um desenho irreverente – o acionamento é feito com uma torção no corpo da bica, deixando-a num ângulo de 90 graus.

Cuba de Apoio Deca, assinada por Arthur Casas, nasce de um retângulo com forma orgânica que dá a ilusão de estar suspensa. Criatividade premiada no Best in Show – Ceramics of Brasil – que acontece durante a Expo Revestir.

O designer Oswaldo Mellone e a arquiteta e urbanista Mariana Quinelato assinam para a Japi peças que cumprem a função de embelezar com praticidade como vasos que se transformam em mobília e vice-versa. O banco/vaso  é dividido em duas partes: a inferior, que pode ser utilizada como vaso, e a superior – quando estas são encaixadas formam um banco, que oferece conforto ao usuário uma vez que é revestido com poliuretano injetado. O item, incluído na linha Octogonal da Japi, pode ser utilizado em jardins, espaços internos, piscinas, áreas infantis, espaços gourmets e varandas.

O Vaso Gota, da linha Japi Studios, projetado por Oswaldo Mellone e Mariana Quinelato, foi inspirado nos pingos de chuva que ao correrem formam diferentes desenhos como um mosaico, uma grade e uma escultura. 

 O revestimento de parede da Concept Grigio da Savane foi inspirado nas formas da poltrona Paulistano criada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Ele reproduz com perfeição a textura do couro e o seu relevo confere um interessante jogo de luzes. O lançamento ganhou o primeiro lugar na categoria Melhor Revestimento Cerâmico do prêmio Best in Show.

A coleção Horizon de cubas de sobrepor, assinada pelo arquiteto João Armentano, é  uma das atrações principais da Roca para a temporada 2020. Projeto premiado no Best in Show da Expo Revestir.

Calu Fontes assinou o revestimento Patch Pólen para a Decortiles. A natureza sob o ângulo sensível de um designer/artista.

ENTRE A PIA E O FOGÃO

A cozinha, cada vez mais habitada pelos gourmets, é um dos focos para lançamentos sofisticados em mostras como a Expo Revestir. A praticidade ganha a companhia de louças e acessórios que aliam tecnologia e ousadia que temperam um ambiente essencialmente funcional.

A Roca também está na cozinha. Ela chega com a coleção de cubas e pias Oslo que apresenta uma exclusiva tecnologia para assegurar uma maior durabilidade e facilidade na hora da limpeza. 80% de quartzo e 20% de resina entram na composição das peças que ganharam pígmentos naturais especiais que deixam a superfície mais suave ao toque.

A coifa Pandora traz a logo da Elettromec, empresa de destaque no segmento de eletrodomésticos de luxo no Brasil. O design moderno e minimalista confere leveza ao ambiente. Usada como uma luminária pendente diferencia o projeto de uma cozinha pela sua criatividade. 

Coifas quase silenciosas. Esta é a proposta da Tramontina, que na Expo Revestir lançou um modelo com motor para ser instalado fora da coifa, em ambiente interno, a uma distância de até 6 metros. Split – eis o conceito da novidade –  proporciona redução na percepção sonora de até 71% quando comparado, por exemplo, ao modelo New Dritta Isla 90, também da Tramontina.

PRIVACIDADE EXCLUSIVA

Impressionar, impactar, surpreender. Nada se ajusta melhor ao conceito de banheiro moderno do que estes objetivos. Louças, metais e revestimentos não prescindem da originalidade e da tecnologia para formar uma das principais atrações de uma casa.

 

Proposta lúdica define o lançamento da Linha Deca Kids, que tem o objetivo de educar e estimular o desenvolvimento infantil. A Bacia Studio Kids, por exemplo, indicada para crianças de até 6 anos, tem altura diferenciada para proporcionar mais conforto e segurança no uso. O assento plástico vem com dois ajustes de tamanho nos tons de azul, amarelo e vermelho – as mesmas cores estão no kit de capinhas emborrachadas para metais da linha Disco e acessórios da linha Pix. Uma para cada tipo de emoção dos pequenos: serenidade (azul); alegria(amarelo) e braveza (vermelho). Eles vão adorar o jogo de troca-troca no seu banheiro.

Já a Cuba Kids possui sistema de regulagem de altura que se adapta ao crescimento da criança a cada ano, sem necessidade de substituição do produto.

Originária da Europa, a  cor rose gold foi adotada pela decoração e pela moda ao se identificar com uma elegância contemporânea, mas que conversa com o clássico – resultado da combinação do rosa envelhecido e cobre. Ela aparece em lançamentos da Lorenzetti, como a linha Loren Code Rose Cold composta por torneiras com design moderno, formas exatas e detalhes sutis.

 

 

No segmento de duchas e chuveiros da Lorenzetti o rose gold também é um atrativo, como no modelo Acqua Duo Ultra, que traz esta cor combinada com o preto.

O elegante rose também está na louça da Incepa, batizada Rose Platinum pela marca. Ela está incluída na sua coleção com acabamento matte, que tem ainda as opções Branco Brilho, Branco Matte, Champagne, Gris e Noir.

Cuba Cimentícia da Deca transfere para um detalhe do banheiro o impacto da arquitetura brutalista, que remete ao rústico e ao cru em sua concepção. Ideal para projetos de inspiração industrial, a  peça traz sulcos e imperfeições que são de sua natureza.

Lavabos e banheiros com dimensões reduzidas – uma realidade nas grandes cidades – pedem soluções criativas para cumprir, com estilo, a sua função. A Cuba LS-50, da Lorenzetti, inspirada nas folhas de uma árvore, com design exclusivo e  interior fluído – a água escorre naturalmente em direção ao centro da peça, sem acumular nos cantos – tem dupla opção: como lavatório suspenso de canto ou em cima de uma bancada, como cuba de apoio de canto.

A bacia sanitária VIP, da Celite, atende a um setor específico diante da comprovação de que seis em cada 10 novos apartamentos vendidos em  São Paulo ocupam até 45 metros quadrados. Ela apresenta a caixa acoplada mais compacta do mercado brasileiro – tem 58cm de comprimento.

Como o nome indica, a cuba Bambu, da Astra, tem nele a sua  matéria-prima. Design sofisticado, que mistura linhas retas e curvas, resulta em um interessante formato canoa.

SOBRE A CABEÇA…

… os aviões, canta Caetano Veloso em “Tropicália”. Mas dentro de casa são os revestimentos de teto que fazem a nossa cabeça.

Agar

Origens

Demolition

 Os tetos vinílicos da Araforros representam modernidade neste importante segmento da construção. Investindo em design a empresa lança para 2020 três coleções: Plus, Wood e Design, com 23 opções de acabamentos. Na Plus, o efeito é de madeiras de demolição, rústicas e com grafismos lineares. A Wood reforça os acabamentos mais tradicionais. Entre os destaques da Araforros estão as linhas Agar, que faz uso de recortes, com diferentes padrões de veios da madeira, a Origens, que captura a  essência do  aconchego e a Demolition indicada para valorizar um décor rústico ou industrial, pois reproduz os efeitos da ação do tempo nas madeiras.