COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 26/10/2023

A culinária sempre agradece às latas. Quando elas invadiram as prateleiras das mercearias – embalando doces e salgados, refrigerantes e cervejas – representaram um grande avanço no conceito de cozinha prática. Afinal, o dinamismo, que marcou o século XX, pedia em contrapartida soluções rápidas e instantâneas às tarefas cotidianas.

Embora associados aos hábitos da vida moderna, os alimentos acondicionados em embalagens que permitem a sua conservação por um longo tempo têm origem mais remota. Na época das conquistas napoleônicas, por exemplo, os soldados franceses em suas cansativas jornadas precisavam ficar saudavelmente nutridos e então surgiram os primeiros recipientes hermeticamente fechados. Em 1810, Peter Durand patenteou nos Estados Unidos, o processo de conserva em recipientes de ferro e estanho. Daí, o processo de fabricação foi evoluindo até as latinhas se tornarem populares nos anos 30 do século XX e não saírem mais dos armários das cozinhas.

Sempre presentes no preparo das mais diversas receitas, acompanhando refeições ou desfrutando de momentos especiais, as latinhas continuam apresentando novidades principalmente nas marcas mais tradicionais. 

Há 68 anos na mesa dos brasileiros as sardinhas enlatadas Gomes da Costa estão com uma campanha nacional para aproximá-las ainda mais dos consumidores. Latas com os nomes mais comuns a 25% da população, – segundo dados do IBGE – estão impressos na lateral do produto juntamente com a frase “Especialmente para …” A ação, em edição limitada, inclui os sabores Sardinha com Óleo e Sardinha com Molho de Tomate e está disponível até o final do ano nos supermercados de todo o país.

A campanha “Escolha Pelo Nome. Tem uma feita especialmente para você” apresenta estratégia 360° e conta com ações de ativação, merchandising, rádio, digital, ações com creators para gerar awareness nas redes sociais e campanha promocional com prêmios entre R$ 500 e R$ 50 mil reais. Para provocar ainda mais engajamento com o público, a marca desenvolveu um filtro do Instagram e uma landing page que permitem a criação de latas personalizadas.

Em clima de Halloween, a Fanta lançou a  linha ” Mistério”. Além de um visual especial do produto, os sabores maracujá, laranja, uva e guaraná estão disponíveis em latas  termocrômicas. A novidade, que combina com a festa das bruxas, surpreende quando ao gelar a bebida o rótulo muda de cor –  fica rosa. A tecnologia da curiosa embalagem, fabricada pela Ball Corporation, reforça indiretamente os atributos mais vantajosos de bebidas acondicionadas em lata: o de gelar mais rapidamente, ser segura, fácil de transportar, 100%  reciclável e proteger o sabor dos raios UV. 

O equilíbrio entre o doce e o amargo fez a fama da tradicional tônica Schweppes, que comemora 240 anos sempre renovando o perfil dos seus consumidores. Para assinalar a data, a marca suíça faz um resgate de sua história e rememora os drinques icônicos, com referências à moda, música e cultura, de cada era. Lembrando que o primeiro desafio com esta proposta surgiu ainda em 1783 com o lançamento no seu país de origem de um coquetel efervescente com vinho.

Na temporada 2023, apresenta a sua mais recente versão, a Schweppes Tônica Rosé, o par perfeito para um drink sofisticado e ousado. O novo produto, não alcoólico, conta com o sabor de frutas vermelhas, um delicado toque floral e frutado desenvolvido com framboesa, rosas e morango – que se harmonizam com spirits, como o  gin e a vodka.

Com a proposta de celebrar o talento e a criatividade, que convidam à experiência do consumo de uma lata de cerveja com design inovador e diferenciado, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) promove anualmente o concurso  “Lata Mais Bonita do Brasil”. A edição 2023 está na fase de votação do público, após o período de inscrições das cervejarias e a seleção inicial dos finalistas por parte de um júri técnico.

A participação deste ano foi das mais animadoras: 237 rótulos de 85 cervejarias, representando 13 estados brasileiros, o de  maior número de inscritos foi São Paulo, com 80 rótulos, seguido por Minas Gerais, com 29, e Santa Catarina, com 28. Logo depois ficaram Paraná e Rio de Janeiro empatados, com 25 rótulos, e o Distrito Federal, com 21. Os apreciadores de cerveja, os amantes da arte ou que curtem uma lata bonita podem votar na sua favorita no link  site da premiação.