Linkultura

por Nereide Michel em 25/10/2023

A obra revolucionária do norte-americano John Cage (1912 – 1992), “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, na interpretação das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo, vai estar no palco do Teatro Paiol nos dias 26 e 27 de outubro, quinta e sexta-feira, às 20 horas. O concerto, com duração de 70 minutos, inclui parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha colocados milimetricamente entre as cordas de um piano de cauda, o que o torna de complexa execução a partir da preparação do instrumento.

Concerto em Darmstadt. Foto Anderson Sutherland.

Com direção musical da pianista e professora Vera Di Domênico, a peça composta entre 1946 e 1948 com 16 sonatas e 4 interlúdios, raramente é executada na íntegra em público. Grace e Lilian, do Coletivo Pianovero, foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravar a composição por inteiro e ao vivo. O feito inédito das brasileiras, com o álbum “Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”,  foi lançado em janeiro de 2012 na 30ª Oficina de Música de Curitiba e no mês seguinte em Darmstadt, na Alemanha, no evento “Tage für Neue Musik”. De lá para cá o duo fez diversas apresentações no Brasil.

A obra, uma das mais representativas do repertório erudito do século XX, revela a identificação de Cage com o pensamento indiano e dialoga com sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia. Considerada como uma das melhores realizações de Cage, o objetivo da peça é expressar os nove estados emocionais, experimentados por qualquer ser humano, de acordo com a tradição hindu, conhecidos como rasa, são eles: o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.

Lilian Nakahodo e Grace Torres / Foto: Gabriel Stocchero

A preparação do piano, que demora de duas a três horas para ficar pronto conforme as precisas indicações feitas por Cage, as quais chamou de ‘bula’, no caderno das partituras impressas da obra, é o grande desafio do trabalho. O autor especificou não só o material a ser utilizado, de acordo com a característica de cada tecla, mas a localização e a distância entre elas e os objetos. “Pode não parecer, mas tudo é feito com muita técnica. As partituras foram escritas de forma tradicional. Não há nada de improviso, os fundamentos são muito sólidos”, destaca a diretora Vera Di Domênico

Ao todo, 45 notas são preparadas para o ciclo de Sonatas e Interlúdios e diferentes métodos são usados para modificar o som original do instrumento. A inserção de diferentes objetos em suas cordas resulta em sonoridades inimagináveis. Como esclarece Grace Torres, “existe ainda muito preconceito com a obra, pois muitos acham que a preparação agride o piano, pelo contrário, o acaricia. O resultado são sons assimétricos, porém delicados e sensíveis que lembram uma exótica orquestra de percussão”. 

+ INFOS

SONATAS E INTERLÚDIOS PARA PIANO PREPARADO, DE JOHN CAGE

Pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres

Teatro Paiol

Rua Cel. Zacarias, 51, Prado Velho

Ingresso: R$10 e R$5 (meia) pela plataforma Sympla:

Link dia 26: https://www.sympla.com.br/evento/piano-inquieto-sonatas-e-interludios-de-john-cage-para-piano-preparado-curitiba/2164392

Link dia 27: https://www.sympla.com.br/evento/piano-inquieto-sonatas-e-interludios-de-john-cage-para-piano-preparado-curitiba/2164394