Coisas Novas

por Nereide Michel em 22/09/2021

A preocupação com a preservação ambiental é prioridade nos lançamentos na área de beleza, sem dúvida, um dos setores que mais utiliza embalagens, frascos e outros materiais que se forem descartados de forma incorreta cobram um alto preço na qualidade de vida do nosso planeta. Uma realidade que está na origem de diversas marcas compromissadas com fórmulas naturais e veganas com aceitação cada vez maior entre consumidores conscientes de sua participação nesta cruzada ecológica.

Uma tendência no mercado da cosmética com engajamento ecológico – e que aos poucos está se difundindo entre os brasileiros – é o uso de desodorantes de cristais, rotineiro, por exemplo, entre os europeus. Um dos pontos positivos associados a este produto é que não impede a transpiração uma vez que é focado em eliminar bactérias que causam o mau cheiro, sem bloquear as glândulas sudoríparas. O alumínio de potássio, um mineral natural, que entra no seu processo de fabricação previne reações alérgicas e doenças inflamatórias como hidradenite supurativa. Ao contrário do cloridrato de alumínio, presente em antitranspirantes, que é facilmente absorvido pelo organismo,

O desodorante de cristal (também chamado de desodorante de pedra) é elaborado de forma natural, sem levar parabenos ou sulfatos. O uso é bem simples: basta umedecer o cristal com água e passar na axila. Ele já vem com a ponta arredondada, evitando machucados contra a pele. 

ONDE ENCONTRAR

 Por serem importados, os desodorantes de cristal até pouco tempo eram de difícil acesso ao público brasileiro. A startup curitibana Verdê está facilitando a aquisição de marcas conhecidas como a alemã Alva e a norte-americana Lafe’s, fazendo também curadoria de produtos para atestar, por exemplo, se são veganos. Assim, abre-se um mercado consumidor mais consciente que não precisa gastar excessivamente com uma importação individual. Segundo Johny Dallasuanna, sócio da empresa, o seu custo, que pode impactar em um primeiro momento, é compensado pela sua durabilidade. ” O Desodorante Kristall Stick da Alva de 120 gramas sai por R﹩ 84,90 na loja Verdê, mas chega a durar até dois anos de uso. O desgaste da pedra é lento e eficaz, aumentando a durabilidade mesmo com uso regular”, garante.
 
 
O período de adaptação entre o tradicional e o desodorante de cristal é comum. Por isso, as próprias marcas recomendam até 15 dias para esta fase. Período em que se recomenda versões menores do produto, como as de 60 gramas, encontradas na Alva (R﹩ 68,90) e  Lafe’s  (R﹩ 63,90), que  duram até um ano.