Linkultura

por Nereide Michel em 23/09/2021

Um inspirador link une as literaturas brasileira e portuguesa entre 24 e 27 de setembro de 2021. Data em que acontece virtualmente III Encontro Mulherio das Letras Portugal, que terá nesta edição a participação das escritoras paranaenses Daiana Pasquim, Débora Mateus e Marianna Camargo na mesa de diálogo: “Jornalismo e literatura: duas vertentes convergentes”. A troca de ideias e experiências será transmitida no sábado, dia 25 de setembro, às 16h, horário do Brasil, 20h, em Portugal, pelos canais de transmissão do evento.

A terceira edição do evento tem como  proposta despertar a atenção para a sororidade e as diversas vozes femininas na sociedade nas mais diversas áreas ligadas à língua portuguesa, sejam autoras, escritoras, editoras, compositoras, articuladoras, agentes literárias, livreiras e que participam de outros movimentos e coletivos literários.

O Mulherio das Letras Portugal teve início em 2018, administrado pela produtora cultural e editorial Adriana Mayrinck (In-Finita),  e reúne autoras que escrevem em língua portuguesa, nascidas, residentes ou que visitam Portugal para divulgar a literatura e a cultura lusófona. Além do encontro anual, a programação do evento inclui lançamentos e apresentações de livros, coletâneas, oficinas, saraus, tertúlias, círculos de leituras e discussões, entre outras atividades. É um movimento espontâneo, de caráter autônomo, independente e colaborativo, com o objetivo de  reunir profissionais relacionadas à produção literária e cultural, de autoria feminina. Uma iniciativa para divulgar/promover e criar oportunidades de encontros para dinamizar e fortalecer o vínculo entre as profissionais envolvidas no universo literário, que se propõem a discutir questões da mulher nas áreas da literatura, da arte e da cultura.

VOZES PARANAENSES

Daiana Pasquim é natural de Mandaguari e radicada em Pato Branco. Jornalista brasileira, podcaster, literata e storyteller. Graduada em Jornalismo e em Letras Português e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Letras. Criadora do Leitura de Ouvido, o podcast que transforma linhas em ondas sonoras, e da produtora Rocka Studios. Autora de “Conversaiando com Mulheres das Letras” (Páginas Editora, 2020) e de coletâneas no Brasil e no exterior. Participante do Mulherio das Letras Brasil, Mulherio das Letras na Lua e articuladora do Mulherio das Letras Portugal, no Brasil. Foi contemplada em dois concursos em 2021: Ases da Literatura, de Braga (Portugal), com a poesia “Virulência”_In Quarentena Poética (2021) ; e o Concurso Vida e Obra de Maria Valéria Rezende – ensaios, resenhas e variações.

Débora Mateus nasceu em Curitiba. Jornalista, possui cidadania brasileira e portuguesa. Graduada em Jornalismo pela PUC-PR e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Sorbonne (Paris, França). Escreveu seu primeiro livro de poesias aos 14 anos, quando ingressou como membro da Academia de Letras José de Alencar (Curitiba-PR) e do Pen Clube do Paraná. Possui experiência de mais de 15 anos em comunicação corporativa e marketing de moda, no Brasil e França. Também colaborou com a produção de verbetes para a publicação italiana Dizionario Della Moda, e  atuou como professora do curso de extensão em jornalismo de moda na PUC-PR.

Marianna Camargo nasceu em São Paulo (SP) e reside em Curitiba. Jornalista e escritora brasileira, com extensão em Gestão Cultural pelo programa Apex, ligado à Universidade da República do Uruguai (Udelar). Possui produção poética desde os 15 anos. Foi contemplada com dois prêmios em 2020: o edital “Outras Palavras”, da Secretaria de Comunicação e Cultura do Estado do Paraná (SECC-PR), com a obra “Salto”, uma seleção de mais de 50 poemas e crônicas, junto com o artista visual Marciel Conrado, que fez as ilustrações especialmente para a publicação; e no edital do Prêmio Off Flip de Literatura 2021, evento paralelo e complementar à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no qual teve um poema e uma crônica selecionados, publicados em uma coletânea lançada este ano. Escreve eventualmente também para algumas revistas, periódicos e jornais ligados à literatura.

PARTICIPAR & ASSISTIR

INSTAGRAM: @mulheriodasletrasportugal

TWITTER: @mulheriopt

YOUTUBE: Canal In-Finita – III Encontro Mulherio da Letras Portugal:

https://www.youtube.com/watch?v=RGSGttB7oGY&list=PLEW0a6TSzisidG9KE-dG40ABsqUMejel1

Canal Mulherio das Letras Portugal https://www.youtube.com/channel/UCckvsQDLy5MeWPfwse4y1pA?view_as=subscriber