Linkultura

por Nereide Michel em 28/10/2024

“Já rodei todo esse mundo procurando encontrar
Um amor, um bem profundo que eu pudesse realizar
Os meus sonhos de criança, como todo mundo faz
De formar uma família como era a dos meus pais

Mas o tempo foi passando e a coisa mudou
Solidão foi se chegando e se acostumou
Essa tal felicidade, hei de encontrar
Mesmo se eu tiver que aguardar, se eu tiver que esperar”

Já cantava Tim Maia e muita gente continua seguindo no mesmo tom do cantor e compositor: procurando e esperando a tal felicidade. Será que ela precisa ser procurada e esperada? A resposta ou as respostas a essa essencial questão pode estar entre dezenas de especialistas no assunto que estarão reunidos em Curitiba no final de semana – 2 e 3 de novembro, para o VII Congresso Internacional da Felicidade, que acontece no Centro de Eventos Positivo – Parque Barigüi. A programação do evento inclui mais de 25 participantes, além de vivências focadas no autodesenvolvimento pessoal e profissional, com tradução para as palestras internacionais, intérprete de Libras e audiodescrição. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site

Gustavo Arns

Gustavo Arns, mestre em estudos da Felicidade pela Centenary University, idealizador e coordenador do Congresso, destaca que o seu objetivo é proporcionar uma experiência genuína de felicidade, desmistificando o conceito e oferecendo um olhar mais amplo sobre o tema. Segundo ele, “a felicidade não é a ausência de tristeza. Pelo contrário, a capacidade de viver plenamente envolve reconhecer e lidar com as dificuldades da vida. A busca por um estado de satisfação envolve autoconhecimento, equilíbrio e a capacidade de viver plenamente o presente. O Congresso é um verdadeiro processo de autoconhecimento e transformação pessoal, guiado por profissionais de diferentes áreas e por vivências únicas.”

Spoiler: o  que muitos buscam em locais idealizados ou aguardam que bata à porta de sua casa, na verdade, está presente em cada um de nós.  

 A FELICIDADE SEGUNDO…

… QUEM ENTENDE DELA

Sri Preethaji

A filósofa indiana e líder transformacional Sri Preethaji, fundadora do Ekam Oneness, conceituada escola de filosofia, meditação e transformação pessoal localizada no sul da Índia, participa pela primeira vez do evento. Ela falará sobre o despertar da consciência para promover mudanças que levem as pessoas do sofrimento ao que chama de “belos estados de ser”.

Monja Cohen

A celebrada Monja Coen,  monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu. com sede no Japão, apresentará o tema “Ser feliz, é possível?”, título do seu mais novo livro, assinado em parceria com Gustavo Arns.

Clóvis de Barros Filho

O Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, irá palestrar sobre “A vida que vale a pena ser vivida”. Autor de livros como “Tesão de Viver”, “A Vida que Vale a Pena ser Vivida” e “A Felicidade é Inútil”, suas obras são conhecidas por trazer reflexões profundas sobre ética, felicidade e a condição humana.

Daniel Munduruku

O escritor e professor paraense Daniel Munduruku, pertencente ao povo indígena Munduruku, graduado em Filosofia e doutor em Educação, autor de 65 livros publicados no Brasil e no exterior, falará sobre o tema “Felicidade na cosmovisão dos povos originários”.

Amyr Klink

O navegador Amyr Klink, pioneiro na  travessia solitária do Oceano Atlântico em um barco a remo, trará  o tema “Ajustando as velas para enfrentar incertezas”.

Marcos Piangers

Outros nomes confirmados são Marcos Piangers, escritor que conta com mais de 1 milhão de livros vendidos,  com 6 milhões de fãs nas redes sociais e incontáveis vídeos com mais de 1 milhão de visualizações,  vai falar sobre “Protagonismo e felicidade – a mudança que você faz no mundo”; a psicanalista Ana Suy, professora, escritora, doutora em pesquisa e clínica em psicanálise e mestre em psicologia clínica, autora do best seller “A gente mira no amor e acerta na solidão”, dentre vários outros livros de crônicas poéticas, apresentará a palestra “Elogio à infelicidade”.

Mirian Goldemberg

Mirian Goldenberg, doutora em Antropologia Social, colunista do jornal Folha de S. Paulo e da Vogue, autora de mais de 30 livros, traz a palestra “A Revolução da Bela Velhice: projetos de vida e a busca da felicidade”; o pensador Sri Prem Baba, autor de obras como “Transformando o Sofrimento em Alegria” e “Propósito”, compartilhará ensinamentos que visam a expandir a consciência individual e coletiva, falando sobre “Superando a ansiedade: a calma no agora” e Merce, benzedeira, rezadeira, curandeira, quase uma década servindo como terapeuta, trará a palestra “O que o amor faria?”

FELICIDADE NO TRABALHO

Lívia Azevedo

No palco  do  Congresso, cases que comprovam como a saúde e a felicidade dos colaboradores contribuem diretamente para o crescimento do negócio estarão no palco do Congresso. Lívia Azevedo, diretora de Felicidade da Heineken Brasil,  abordará  o tema “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados”. A cientista e pesquisadora da Felicidade no trabalho Juliana Sawaía, falará sobre “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados” e  Henrique Bueno,  especialista em Felicidade Corporativa e mestre em Psicologia Positiva,  apresentará “Felicidade no trabalho: ciência e prática”.

Scheilla Castro

Painéis especiais destacando sucesso e carreira serão os temas de Cris Dios, empresária fundadora do “Laces and Hair”,  com  “O que é sucesso?’; da bicampeã olímpica de vôlei Sheilla Castro; da jornalista especialista em saúde integral, escritora e professora Mariana Ferrão e de Aline Castro, professora de neurociência, psicanalista, consultora de saúde mental nas organizações e mentora de posicionamento de carreira. Outro painel vai abordar o tema “A criança que eu fui um dia”, com o poeta, escritor e compositor Allan Dias Castro, e o músico e produtor Tiago Correia, criadores do projeto Reverb Poesia.

FESTIVAL DA FELICIDADE

Paralelamente ao VII Congresso Internacional de Felicidade ocorre o Festival da Felicidade, um evento artístico e cultural gratuito que reúne a arte em suas diversas formas: música, teatro, dança, yoga, democratizando o acesso à cultura e oferecendo atividades para toda a família.

O festival reunirá diversas atrações no parque, com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, além de uma feira gastronômica e a VII Feira do Bem-estar, com livros, produtos e serviços. Na feira serão lançados livros com presença e autógrafos dos autores. O evento acontece junto ao Centro de Eventos Positivo e em diferentes áreas do Parque Barigüi em  contato com a natureza.

+ INFOS

VII FESTIVAL INTERNACIONAL DA FELICIDADE

Centro de Eventos Positivo – Parque Barigüi

Al. Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba

2 e 3 de novembro

Inscrições: https://www.congressodefelicidade.com.br/

Patrocínio: Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo, O Jogo da Vida e Pós PUCPR Digital.

Apoio: Metalus, Helisul, Lunelli e Ibema