Coisas Novas

por Nereide Michel em 12/12/2014

L´Occitane au Brésil? Pergunta natural quando se convive há tanto tempo com uma marca chamada L´Occitane, originária da França, e com lojas espalhadas pelo país todo. Seriam duas empresas diferentes? A curiosidade em descobrir o que está por trás de uma das novidades mais interessantes da temporada no setor da beleza, é rapidamente saciada quando se percorre corredores de shoppings – em Curitiba, Shopping Mueller e ParkshoppingBarigui – e se depara com minimercados expondo produtos ostentando a logo L´Occitane au Brésil. Nada de lojas, mas um espaço que atrai o consumidor justamente por ter características que lhe são familiares. O mercadinho, a venda da esquina, a mercearia. Qual brasileiro já não entrou em um deles?

A L´Occitane au Brésil faz parte do grupo francês L´Occitane, mas segue caminho próprio graças a uma deferência especial da matriz com relação às peculiaridades do mercado local. A empresa européia com sede  na região da Provence, desde 1976,   tem como proposta trabalhar linhas de beleza buscando na natureza os seus ingredientes. Assim a perspectiva de valorizar  a formulação de produtos tendo como base o bioma brasileiro foi primordial para uma importante tomada de decisão:  o Brasil é o único país do mundo a ter autorização para associar o L´Occitane ao seu nome.

Sinal aberto para tornar a iniciativa a mais “verde e amarela” possível. Afinal, nada como produtos ligados ao “sentir -se bem consigo mesmo” para espalhar uma imagem positiva do que somos. A natureza brasileira acondicionada em frascos, apresentada com a arte de nossos artistas e exposta em um espaço com a assinatura de Marcelo Rosenbaum, sem dúvida, é um atrativo irresistível dentro e fora das nossas fronteiras. A inspiração para criar as peças do mobiliário dos quiosques veio de mercados municipais e feiras de rua, capturando neles seus sabores e aromas e transferindo-os para o conceito da marca L´Occitane au Brésil. Ao alcance das mãos da “clientela” estão linhas elaboradas com ingredientes naturais para cuidados com o corpo, cabelos e produtos de lavabo. Os rótulos identificam a fonte das matérias- primas: Aguapé, Bromélia, Mandacaru, Jenipapo, Vitória-Régia, Agua de Coco e Araucária, esta exclusivamente masculina. Soa familiar? Claro que sim!. Ah, e tem mais “brasilidade” chegando: a refrescante linha Capim-Limão para ele e para ela.

Cada linha traz na embalagem ilustrações criadas por artistas e designers brasileiros, em parceria com o diretor artístico da L´Occitane, Olivier Baussan: Andrés Sandoval (Jenipapo); Joana Lira (Vitória-Régia), Luiz Mendes (Araucária), Manassés Borges (Mandacaru), Tatiana Paiva (Bromélia), Ronaldo Fraga (Aguapé). Marcelo Rosenbaum  vai assinar o próximo lançamento da marca, Capim-Limão.