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por Nereide Michel em 22/10/2020

O “fique em casa”, recomendado para evitar a propagação da pandemia causada pelo novo coronavírus, provocou mudanças de planos e adaptações a uma realidade inimaginável meses atrás. O Bazar da Aldeia, por exemplo, um movimentado evento multicultural realizado em Curitiba, e que reunia dezenas de expositores entre artistas, designers, estilistas, chefs e agroecologistas, encontrou no e-commerce a solução para continuar atuante neste atipico ano de 2020.

A loja virtual do Bazar da Aldeia, lançado no dia 19 de outubro, foi idealizada pela criadora do evento, Ivana Cassuli, e pelo empresário Gerson Perelló, e conta com a participação de  mais de 50 artistas, que podem mostrar e disponibilizar ao público sua produção criativa de forma online e permanente, sem depender de datas.  Os produtos estão divididos nas categorias: Arte (obras de arte e itens de acervo pessoal, entre pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, livros, cartazes), Casa (peças de decoração e utilitários em diversos materiais) e Corpo (vestuário masculino e feminino, acessórios, joias assinadas, produtos para cuidados pessoais e produtos orgânicos).

Gerson Perelló, Ivana Cassuli, Francisco Cassuli Visinoni e Kauê Perelló, o quarteto que faz o Bazar da Aldeia acontecer e permanecer fiel à sua proposta de valorizar e divulgar os preceitos da sustentabilidade.

PROPOSTA

Mais do que uma forma de divulgar e impulsionar a economia criativa de Curitiba, o Bazar da Aldeia tem em seu conceito a consciência do consumo responsável.  Na definição de Ivana Cassuli, “a responsabilidade inicia-se com escolhas, fortalecimento do comércio local, valorização dos produtos feitos na comunidade e reconhecimento da importância da origem do que adquirimos”. Além disso, ideias sustentáveis fazem parte da proposta do evento como reciclagem – alguns produtos do catálogo são manufaturados a partir de materiais que seriam descartados- redução da emissão de gás carbônico e diminuição de lixo. “Estimulamos nossos fornecedores a reciclarem os seus materiais de embalagem e minimizarem a utilização de plástico. Pretendemos estimular essa percepção em nossos clientes, de maneira que compreendam e aceitem que poderão receber, eventualmente, uma joia exclusiva dentro de uma caixa de remédios reaproveitada e considerarem essa uma boa iniciativa”, exemplificam os organizadores do evento.

A iniciativa continua mantendo os conceitos originais desde 2010: impulsionar a economia autoral de Curitiba, promover a arte e o design criativo, apoiar e ampliar o movimento agroecológico, divulgar movimentos artísticos e celebrar a cultura local.

QUEM PARTICIPA

No Bazar da Aldeia estão disponíveis trabalhos de Adriano Moro, Ana Beatriz Artigas, André Coelho, Aryaú Design – Cristina Yamada e Cláudio Araújo, Birgitte Tummler, Buddies – Carlos Eduardo Heller e Gabriela Heller, Capim – Cristine Conde, Cimento Urbano – Mariana Tasso, Denise Roman, Diego Bachmann, Extraordinários – Soon Hee Han, Fereshteh Najafi, Foca Cruz, H-Al – Alexandre Linhares e Thifany Éfe, Infinito Possibilidades – Luciana Lima e Renato Andrade, Ivana Cassuli, Ivana Lima, Jefferson Kulig, João Paulo de Carvalho, Karlo Rischbieter, Katia Horn, Ola Cerâmicas – Leomara Burgel, Liane Mestrinho, Luiz Antônio Solda, Luiz Rettamozo, Malka Vivern, Máquina de Escrever – Victor Augustus Silva, Maria Ravazzani, Maria Tereza Prado, Mel Bandeira, Mohamad Harabi, Nilson Sampaio, Oswaldo Mirando (Miran), Otávio Camargo, Paul Garfunkel, Paulinho Maia, Preciosa – Stella Maris, Raul Cruz, Rejane Mota, Salma Nasser, Sandra Kuniwake, SofistGlass – Ana Cecarelli, Soraia Ribeiro Nogueira, Soraia Savaris, Claudia Soraya Beck Molina, Suely Furukita, Teka Braga Cortes e Zilda Filisbino.

ONDE ESTÁ

 www.bazardaaldeia.com.br