Conecte-se

por Nereide Michel em 22/10/2020

Sofisticados empreendimentos estão dando novos contornos ao skyline curitibano. Construtoras entregam opções de apartamentos direcionadas a moradores que valorizam não apenas detalhes como acabamentos de alto padrão e estética arquitetônica de impacto, mas, também, o atendimento a expectativas atuais incluindo qualidade de vida, preocupação com o bem estar, convivência, sustentabilidade e facilidades do mundo digitalizado.

ARAUCÁRIA COMO INSPIRAÇÃO

Com previsão de lançamento em novembro deste ano, o Pinah – novo empreendimento da Construtora Laguna – será o primeiro do país a buscar a certificação WELL, selo focado exclusivamente na saúde e bem-estar. Ele está baseado em 10 categorias relacionadas a essa área no ambiente construído: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade. Inspirado em Curitiba e com integração entre natureza e a cidade, o empreendimento fica em um endereço privilegiado: a Alameda Presidente Taunay,no Batel. Cercado de árvores e com amplo acesso a restaurantes, bares, comércios, as residências suspensas, que caracterizam o conceito do edifício, foram  projetadas para atender plenamente o desejo dos moradores de receber com fidalguia seus convidados. As obras do Pinah começam no primeiro semestre de 2021 e a entrega está prevista para o segundo semestre de 2023.

A Laguna é a primeira e única representante do país a fazer parte do “WELL Portfolio”, um seleto grupo com apenas 30 empresas de todo o mundo, comprometidas em desenvolver projetos que promovam qualidade de vida, saúde e bem-estar aos consumidores e comunidade. Um espaço com este certificado, portanto, pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes.

O paisagismo, assinado por Felipe Reichman, deve ser um dos destaques do empreendimento, que leva no nome uma homenagem à árvore símbolo do Paraná, a araucária. Pinah é uma variação em cima do latim “pinu” ou do inglês “pine”. Inspiração também para um jardim que terá como atração principal os treze pinheiros presentes em seu terreno, que estará aberto ao público. Nele, totens serão instalados para informar sobre as demais espécies que serão plantadas no bosque e também sobre as aves que serão atraídas pelo verdejante cenário.

“Tiramos partido de um grande espaço composto por belíssimas araucárias. Nossa intenção é transformar parte do Pinah num verdadeiro bosque com a introdução de espécies características da Mata de Araucária que atraiam principalmente a avifauna”, esclarece Reichmann. Essa recomposição da vegetação possibilitará a atração de aves características deste ecossistema que possui uma diversidade riquíssima. Destaque para o tiê-sangue, o jacu, a jacutinga, a gralha-azul, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras, gaturamos, além do papagaio-da-serra e papagaio-de-peito-roxo, cuja sobrevivência está diretamente atrelada à preservação da Mata de Araucária.

Como destaca André Marin, diretor de incorporação da construtora, “para a  Laguna é fundamental criar uma relação e interagir com a comunidade. O terreno tem uma natureza e um clima ímpar. Por que não oferecer esse espaço para outras pessoas vivenciarem a experiência Pinah? O contato próximo com as aves, o som dos passarinhos, o cheiro das plantas, ajudam a relaxar a mente e sair da rotina”.

POR UM PRÉDIO MAIS HUMANIZADO

O Guará, novo empreendimento da Construtora Bidese, no bairro Ahú, foi pensado para dar um tom mais humanizado na selva de pedra em que geralmente se transformam as áreas centrais das grandes cidades. O projeto arquitetônico tem a assinatura de Ary Polis e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad,  juntamente com Fabrício Bettega e Maurício Martins. A ambientação interna também é da dupla do Studio. Na fachada, um estilo moderno e aconchegante, com a composição de linhas retas e elementos naturais – representados pelos tijolos que revestem o edifício e acrescentam nuances de tons pensados especialmente para o projeto.

Guarda corpo em metal e grandes aberturas de vidro promovem a sensação de integração dos apartamentos com as copas das árvores. O toque final fica por conta do paisagismo, que leva a assinatura de Alex Hanazaki e conecta o prédio a seu entorno.

Granito flameado reveste o piso do hall de entrada, lâminas de madeira aplicadas aos móveis fixos e no teto ripado e cimento queimado nas paredes das áreas comuns. Um m mix que garante conforto visual e sensação de bem-estar. Nele, estão previstas peças de design assinado, como o abajur Pipistrello, da designer Gae Aulenti, e obras de arte, fotografias e esculturas com curadoria do artista plástico Eleuthério Nettto.

A sustentabilidade tem destaque no organograma do Guará, que contará com estrutura para instalação de abastecimento elétrico na garagem; sistema de reaproveitamento da água das chuvas; eficiência energética; e placas solares para apoio na geração de energia destinada às áreas comuns. A garagem, que é vinculada ao bicicletário, ganha vaga destinada à lavagem de carros e bancada de  ferramentas para realização de pequenos reparos.

O escritório Studio Architetonika Nomad também assina o plantão de vendas do empreendimento, que ainda não teve lançamento oficial. O espaço segue o estilo do projeto de interiores do Guará com o uso de materiais como madeira e cimento queimado. Peças de design como o lustre e as poltronas, obras de arte e pedras naturais completam a sua decoração.

MAIS DE 30 METROS DE TERRAÇO

Divulgação

Um terraço com mais de 30 metros. Automação já instalada para ser controlada por Inteligência Artificial. Atrativos do Rio Rhône – empreendimento de alto padrão da GT Building, que foi oficialmente entregue no dia 14 de outubro em um evento online – seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomeração que pode disseminar a pandemia do novo coronavírus. Uma experiência única oferecida pela incorporadora que investiu em vários atrativos para que os novos moradores se sentissem em casa mesmo à distância.

 Por meio de um menu interativo, os convidados puderam escolher a refeição de sua preferência para acompanhar o evento, assim como ter uma ideia de como foi o modo de preparação. A chef de cozinha Claudia Krauspenhar, do restaurante K.sa, assinou o jantar enviado aos endereços atuais dos futuros ocupantes dos apartamento, residentes em Curitiba, enquanto outros renomados chefs ficaram responsáveis pela entrega da deliciosa surpresa a quem vive em outras cidades como Balneário Camboriú e em Palmas, no Paraná. Um box com talheres gravados com o nome dos moradores, guardanapos exclusivos, caixa com aromas perfumados da Jo Malone completaram a cerimônia,  finalizada com um entusiasmado brinde à distância com champagne da Taittinger. A entrega das chaves dos apartamentos, por sua vez, será individual e com horário marcado.

Samuel Berger

Localizado no Batel, o condomínio possui 19 apartamentos, um por andar, distribuídos em 22 pavimentos, o garden (575m²) têm o diferencial de ser suspenso com 270m² de área descoberta. Os que ocupam 300m² têm três ou quatro suítes voltadas para a face Norte, o que possibilita luz solar durante o ano todo. A cobertura (804m²), no 21º pavimento, é a área íntima do triplex e o 22º andar, onde fica área social, além do ático, possui piscina com borda infinita e terraço descoberto.

Samuel Berger

Um dos destaques do Rio Rhône é a automação inclusa nos apartamentos, compatível com Alexa e Google Home, cabendo ao morador apenas a personalização dos comandos. Neles é possível ter sistema de áudio integrado, playlists e listas de entretenimento exclusivas, controle de iluminação, ambientação ideal de ar-condicionado e piso aquecido, motorização de cortinas e persianas, biometria facial integrada e controle inteligente de desligamento de equipamentos e fechamento automático de portas e janelas.  

O LUXO NO PISO

Vagner da Costa

A Plaenge firmou parceria com a Roca Brasil Cerâmica para dar um toque conceitual aos revestimentos de um dos seus empreendimentos de alto padrão: o Experience, localizado no Ecoville, Com 320m² privativos, os apartamentos contam com plantas flexíveis para privilegiar ambientes amplos e fluidez no layout, que pedem integração espacial, conforme pode ser conferido no decorado projetado pela Bohrer Arquitetura. Para as áreas de estar, cozinha e serviço, o imóvel recebeu pisos revestidos com a linha Calacata Light, com placas de grandes formatos, juntas quase imperceptíveis e com veios e nuances do mármore.

Os pisos das áreas sociais foram revestidos com  a linha Calacata Light, o banheiro ganhou peças da série Carrara. O visual marmorizado confere unidade e integração aos ambientes.