Conecte-se

por Nereide Michel em 21/11/2018

O sonho de ter a sua história contada em um vestido de noiva motivou a participação no concurso lançado pela Artha para celebrar os dez anos da marca curitibana que se dedica a compartilhar os momentos mais emocionantes e marcantes de suas clientes.  A ideia surgiu quando o casal Mariana Bassetti e Christopher Nascimento planejava a comemoração de uma década de atividades em um segmento da moda que ambos consideram “o mais feliz de todos”. Fugindo do padrão “coquetel”, eles decidiram que também era a hora de envolver na celebração quem confiou e prestigiou – o verbo pode estar também no presente, confia e prestigia – o trabalho diferenciado que transparece nas criações do atelier. Afinal, cada vestido para uma data especial é sempre resultado de um encontro de desejos e expectativas – de quem o confecciona e de quem vai usá-lo em um dia longamente aguardado.

O concurso foi lançado com receptividade imediata. O desafio proposto era responder a duas questões:

-Por que você seria a modelo ideal para um vestido Artha?

-Sua história traz ingredientes de autenticidade e atitude que condizem com o espírito livre da marca?

Com as respostas em mãos, uma comissão julgadora escolheu as dez melhores histórias de vida, contadas em uma página diferente: um tecido que ganhou modelagens e arremates destinados a expressar sentimentos e atitudes. Dez noivas que disseram Sim! ao convite da Artha ganharam uma passarela para desfilar os seus sonhos. O evento aconteceu no dia 16 de outubro de 2018, no Polo Gastronômico Ca´dore.

Histórias contadas em muitas palavras, outras em poucas frases. Mas todas impregnadas de emoções e lembranças inspiradoras.

MARIA HELENA DE SOUZA

Maria Helena de Souza escreveu muitas linhas sobre a sua movimentada vida – ela nunca se aquietou. Permitiu-se e se permite viver os seus sonhos e correr atrás para realizá-los. Viveu em uma pequena cidade do noroeste do Paraná. Irmã mais velha de seis irmãos, tomou conta deles enquanto a mãe trabalhava. Teve uma infância feliz “de ir ao cinema e ao circo”. Espetáculos que avivaram nela o desejo de ser artista. Com um grupo de amigos chegou a produzir algumas peças que subiram ao palco do clube, da escola e do salão paroquial. Aos 16 anos, cursando Magistério já lecionava e procurava despertar o interesse dos pequenos alunos pelas artes. Também gostava de costurar, inventar modelos para as irmãs e organizar desfiles para as crianças. Cantava em um programa de calouros da cidade. Formada em Matemática, distanciou-se das atividades culturais. Já em Curitiba, lecionou durante 26 anos e paralelamente exerceu a função de auditora fiscal aposentando-se após 41 anos de trabalho. Aposentando-se? Que nada! Aprendeu a fazer mosaico, voltou a fazer teatro e aos 63 anos obteve o registro profissional de atriz após concluir, em 2017, o Curso Técnico de Ator no Colégio Estadual do Paraná. Uma intensa agenda que nunca lhe roubou tempo para cuidar atentamente da família. Hoje, entre uma apresentação e outra, faz um bolo para a netinha, tricota uma peça para a filha, costura uma bermuda para o filho, retrata Van Gogh em um mosaico. Pensando nos figurinos, não hesitou um minuto sequer em se inscrever e frequentar, em julho do ano passado, o curso de Modelagem com o conceituado estilista Jum Nakao. Ufa!

THAIS SCHAEDLER

“Eu sou grande! Eu nasci grande e fui uma criança grande! G-R-A-N-D-E!” Com esta definição Thais Schaedler começa a contar a sua história. Cheia de lembranças: na infância não pode ir em alguns brinquedos, mesmo tendo a idade indicada, na pré-adolescência, quando ainda era criança, aparentava ser mais velha e na vida adulta, não se encaixava no padrão estético. Usava camiseta, calça larga e moletom torcendo para que achassem que era um menino. Buscava se espelhar em mulheres que ninguém achava bonitas e queria ser igual a Pink quando crescesse. Depois de anos brigando com o corpo decidiu aceitá-lo e a se respeitar mais. A partir do momento em que entendeu o que ser grande significava entendeu também que não deveria fazer nenhum procedimento para ser pequena. Praticante de circo e muaythay, muitas vezes, recusa-se  a fazer alguns exercícios em grupo por medo de machucar os colegas. Outras, se pega pensando que uma roupa não é para ela. Mas logo reage lembrando o quanto lutou para ser a mulher que queria ser e é! Grande, com 1,76m, 80 quilos.

CAROLINA WESTPHALEN VON HARTENTHAL

Quando lhe  perguntavam o que queria ser quando crescesse, Carolina sempre respondia: – “Noiva e cozinheira!” Ela não casou, mas isso nunca mudou o seu desejo de criança. Aliás, sempre considerou uma injustiça ter que casar para  usar um vestido de noiva. Afinal, lembra, “ nunca disse que queria ser esposa mas, sim, noiva!”. E o momento se apresentou para finalmente realizar o seu sonho de menina. Na comemoração dos dez anos do atelier Artha!

THIAGO PEREIRA TEODORO DA SILVA

Modelo ideal para um vestido Artha? São todos os que sentem coragem de buscar os meios para realizar os seus sonhos. O do Thiago era vestir-se de noiva. Quando criança inventava modelos com as cortinas da mãe, arriscava uns pivots em uma passarela imaginária e ligava o ventilador para sentir “o vestido voando”. Compartilha com o companheiro o trabalho de maquiador e cabeleireiro e as lives que postam no Facebook recebem muitas curtidas. Resolvido sexualmente, revela que nunca quis ser uma mulher, mas é extremamente apaixonado por todo o universo feminino incluindo, é claro, o sonho de ter um vestido de noiva confeccionado especialmente para ele.

VANESSA KARLA PEREIRA

Vanessa foi direto ao ponto: sempre sonhou em se casar! Fotógrafa há 10 anos, nunca teve medo de recomeçar, de largar tudo e correr atrás dos seus objetivos. Nascida no interior de Mato Grosso, em 2015 passou a morar em Curitiba, e acredita que novas mudanças podem acontecer em sua vida. E ela está disposta a aceitá-las. Aliás, mira longe para realizar o seu sonho: um mini wedding no Chile, em 2020.

RAYANA RUAS DE OLIVEIRA

Rayana, desde criança, sempre ouviu que deveria ser modelo. Nunca acreditou que isso seria possível. Mas, adulta, de repente, se viu diante da oportunidade de comprovar que seus incentivadores tinham razão. A estilista Mariana Bassetti, da Artha, a convidou para ser modelo em suas primeiras coleções. Um sonho realizado que agregou outro quando ela procurou o atelier para confeccionar o vestido de sua formatura. Segundo lembra, Mariana Bassetti definiu assim o seu sonho:“seu vestido de formatura terá renda, decote na frente, bordado nas costas e transparência nas pernas. Tudo o que você tem direito, garota!” O modelo recebeu muitos elogios, inclusive um de uma elegante professora que disse que ele “estava à altura de Chanel”. Por ter acompanhado a trajetória e o crescimento da Artha, Rayana sente-se, com razão, pertencente à sua história. Geminiana, de personalidade inconstante e forte, considera-se criativa, sincera, curiosa, simpática e comunicativa. Apesar de tímida, gosta da sua liberdade, da Natureza, é apaixonada pela lua, aprecia a beleza do céu, o canto dos pássaros, a delicadeza das flores, a imensidão do mar e a intensidade do sol. Ama gatos, tem três lindas gatinhas que lhe trazem felicidade todos os dias. Procura colocar amor em tudo o que faz. Não se julga estilosa, mas prática, embora o trio camiseta, legging  e tênis não faça parte do seu guarda-roupa diário. Sapatilha sim. O importante, segundo ela, é vestir algo que diga quem você é e demonstre a sua personalidade, sem precisar falar nada. Nada mais adequado a uma psicóloga, formada há dois anos e meio, para quem  “as escolhas que você faz determinam a vida que você leva”.

ANDRESSA GUIMARÃES RODRIGUES DE OLIVEIRA

Negra, plus size, que nem se lembra mais da cor original dos cabelo – de tanto que pinta – Andressa ama All Star, mas também  é “melisseira” de carteirinha. Ama “make” babado, mas também o frescor da cara lavada. Sobretudo, ela acredita nela! Acredita no amor e que o melhor momento é o agora! Acredita na luz que vem de dentro e transcende através de um sorriso!

 LÍLIAN YUMI MATSUDADA PAUlI

“A doida do azul!” Com esta definição Lílian apresentou seu motivo para vestir uma criação Artha. É tão apaixonada pela cor, que decidiu criar um perfil no Instagram apenas de fotos azuis – ou quase,depende da paleta auashaisuha. Uma ideia que surgiu por amar arte, arquitetura, fotografia e design.Os diferentes tons de azul do céu e do mar sempre a inspiraram a crer nas mais belas coisas do universo! Acredita em um mundo hipotético e azul, onde as pessoas coloridas se amem imensamente, independente da COR, raça, religião ou condição social. Para ajudar na inspiração a modelo acrescentou os demais dados do seu perfil: arquiteta, sagitariana e “viajadeira”.

VINCENZA BONACCORSI

Vincenza Bonaccorsi tem 53 anos e é uma expert em Artha. Por isso, tem uma razão muito especial para se sentir “orgulhosa” em ser modelo da marca. Ela lembra, com carinho, que conhece Mariana desde a adolescência, seguiu a sua trajetória, a faculdade, os estágios e até quando ela dançava no grupo de Street Dance. As suas idas à Sampa e o início da Artha na Matheus Leme com o bar. Entregou-se, assim, de olhos fechados para a criação de sua noiva com a segurança de quem convive, desde os primeiros passos, com a história da grife e de sua idealizadora. A sua vivência, contudo, foi que inspirou o seu vestido. Vincenza gosta da natureza e busca no cotidiano, através dos detalhes, os pequenos milagres, como uma brisa, um perfume perdido no ar, os reflexos do orvalho, as gotas de chuva, que com a luz criam o arco-íris, ou a tempestade que se aproxima.Uma intimidade tão grande com a natureza que a levou a morar em uma chácara. Casou, teve uma filha, que foi criada livremente, perto de árvores e animais. Ama a sua profissão, que lida com o ser humano, e a conduz por um caminho de descobertas maravilhosas -  um universo em cada detalhe, olhar, vírgula, sonho, reticência – que transformam o seu dia a dia em algo especial, divino e único.

FERNANDA POLONIO LOPES

O casamento está nos planos de Fernanda. Enquanto o pedido oficial não chega, ela vive uma boa dose de emoção antecipada ao vestir a sua noiva Artha. Quem sabe, ela inspire o namorado a agilizar a realização do seu sonho!

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net