Conecte-se

por Nereide Michel em 15/12/2021

As especialidades de um restaurante são o principal chamariz para fidelizar a clientela. Além do cardápio um estabelecimento pode adotar estratégias certeiras visando conquistar novos frequentadores para a casa. Conceito e proposta do espaço têm um importante papel a desempenhar quando a intenção é surpreender a quem chega com diferencias que, certamente, vão influenciar na hora de escolher “onde ir” para um almoço, jantar ou happy hour. No roteiro gastronômico curitibano, Delicário, recém-inaugurado juntinho ao badalado Jacobina Bar, Spaccio Rar, um ambiente multifuncional e The American Way, inspirado na culinária da Terra do Tio Sam, são exemplos desta criativa receita de sucesso que extrapola as maestrias do forno e do fogão.

DELÍCIAS DE UM RELICÁRIO

Massa com Frango Crocante/ Foto Lilian Caldeira

O nome de um dos mais novos restaurantes curitibanos já chama a atenção – vem da união das palavras “Delícias” e “Relicário”. Delicário batiza a casa de Tatiana Guerra, que encontrou assim um modo carinhoso de revelar aos clientes o conceito de um espaço pequeno, acolhedor mas que reserva deliciosas surpresas no cardápio. A ideia inicial também tem a ver com a sua peculiar forma de atendimento. Ela surgiu  durante a pandemia como um delivery envolto no  lema “sua delícia na caixinha”. Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de Covid, que flexibilizaram o setor da gastronomia, houve uma mudança de planos: o que antes foi pensado apenas para entrega teve seu universo ampliado. A”caixinha” se transformou então em um ambiente com sete mesas para receber apenas trinta clientes em um momento especial do dia, quando o sol se põe e já não existe pressa para se reunir com os amigos e degustar o menu enxuto, que caracteriza uma happy hour – tabuas de queijos e frios, crepes, sanduíches, quiches, massas e opções vegetarianas, além de doces, cafés diversos e chocolate quente. Já a carta de bebida aposta nos drinks, com sugestões de vinhos e “rolha livre” todos os dias.

Crepe de Carne de Sol/ Fotol Lilian Caldeira

Outro diferencial do Delicário é que cada prato criado por Tatiana tem uma história. Por exemplo, o pão com bolinho de barreado com vinagrete de banana foi preparado para um festival de culinária curitibano e   o recheio do crepe de carne seca com queijo ela trouxe de suas andanças pelo Nordeste antes de se estabelecer na capital paranaense em 2016.

Crepe de Nutella com Morango/ Foto Lilian Caldeira

O crepe, especialidade de Tatiana Guerra, recheado com Nutella e morango é imbatível como sobremesa. Na elaboração do cardápio da casa, a chef procurou conciliar o conhecimento de sua formação no curso de Gastronomia do Instituto Federal da Paraíba, com a sua expertise em gestão para preparar pratos que aliam a rapidez do fast-food à qualidade da alta gastronomia.

Bárbara Magalhães

Tatiana Guerra resolveu abrir o seu próprio negócio após uma conversa com a proprietária do Jacobina, Beatrice Takashina. As duas empresárias avaliaram que seria possível realizar após às 18 horas duas operações distintas no mesmo local. O espaço funciona como um dos salões do bar durante o dia e à noite – com a ligação entre os dois ambientes fechada – dá lugar ao Delicário, com entrada pela Almirante Tamandaré.

PARA IR

Delicário fica na Almirante Tamandaré, 1365, Juvevê, Curitiba

Horário de funcionamento de segunda a sábado das 17h até às 23h30.

Telefone/Whatsapp  (41) 9-995-9666

Estacionamento  na quadra anterior, na 1454 da  Almirante Tamandaré. R$10 o período.

MULTIFUNCIONALIDADE

Divulgação

O Spaccio Rar é restaurante, bar ou empório?  Ele reúne em um mesmo e aconchegante ambiente essas três opções – o que já caracteriza a casa com diferenciais que captam o interesse de diversos perfis de clientes. Sua origem não deixa de ter um toque romântico – começou como cultivos de flores e maçãs para exportação em um endereço um pouco distante da franquia curitibana – em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Idealizado no final da década de 1970 por Raul Anselmo Randon, o empreendimento foi batizado com as letras iniciais do seu nome. Algum tempo depois, em 1990. passou a fabricar queijo tipo Grana, a marca Gran Formaggio, sendo pioneiro no Brasil a fabricar e comercializar o produto fora da Itália. Uma iniciativa que lhe abriu as portas para o universo da gastronomia.

Hoje o  portfólio da marca é variado. Basta dar uma espiada nas prateleiras do espaço. Especiarias, uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, presuntos, salames italianos e espanhóis e azeites de oliva chilenos. Nos derivados,  creme de leite fresco, manteiga, queijo parmesão e vinagre de maçã orgânico. A empresa ainda conta com aproximadamente 19 rótulos entre espumantes nacionais e importados da Itália, vinhos e azeite de oliva a partir de produção própria. Um atrativo, sem dúvida, para profissionais e amadores do forno e fogão.

O empório gourmet curitibano, que completou um ano de atividades no final de novembro, foi a primeira fundada fora do Rio Grande do Sul, sendo a terceira franquia a ser inaugurada pela empresa. A expectativa  é atingir cerca de 18 unidades até 2025, as próximas serão em São José dos Campos, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Segundo o chef e franqueado curitibano Felipe Michelon, esta meta é a realização do desejo do fundador Raul Anselmo Randon, o “de ter a sua marca consumida pelo Brasil e de todos enxergarem o carinho dele pelo negócio”.

Se o Spaccio Rar, além de empório gourmet e restaurante, também é bar então não pode deixar de incluir o happy hour entre as suas opções. E, é claro, com um interessante diferencial. Sua inspiração vem da Itália onde funciona das 17h às 20h. Quando se pede qualquer tipo de bebida, uma mesa de aperitivos é oferecida aos clientes na maioria dos bares e restaurantes incluindo pizzas, mini sanduíches, saladas, bruschettas, pães, caponata, queijos, presuntos e frios. Uma opção do estabelecimento que reconecta curitibanos, descendentes de italianos, com os hábitos de celebração entre amigos da terra dos seus pais e avós. No happy hour do Rar cada bebida comprada dá o direito de se servir uma vez à vontade na mesa de aperitivos. Um acréscimo de R$ 4,40  a cada 100g será cobrado em uma segunda ida ao buffet. E quem resiste a não repetir diante de tantas saborosas sugestões?

O happy hour fica aberto às quintas e sextas-feiras das 17h às 20 h. Aos sábados há também uma mesa de aperitivos instalada no mesmo horário. É necessário fazer reserva.

Ter um vinho da casa para oferecer aos clientes faz toda a diferença quando o objetivo é destacar a exclusividade no atendimento. O do Spaccio Rar é o Don Raul, lançado em novembro em Curitiba, sua produção segue a milenar técnica de apassimento de uvas, caracterizando-se pelo aroma marcante. Um dos últimos projetos realizados em vida por Raul Anselmo Randon para comemorar os seus 90 anos. A bebida ladeia nas prateleiras do empório gourmet com outros 19 rótulos de espumantes nacionais e importados da Itália. Uma excelente sugestão para presentear nas festas de final de ano.

Para almoço ou jantar, a sugestão é harmonizar os pratos – entrada, prato principal e sobremesa – com os vinhos da casa. Os com o rótulo Don Raul são uma excelente pedida.

PARA IR

Spaccio RAR Curitiba

Empório Gourmet, Bistrô e Wine Bar

Instagram: @spacciorarcuritiba

Segunda a sábado, das 10h às 20h.

Domingos e feriados, das 10h às 15h.

Endereço: Rua Francisco Rocha, 717, Batel, Curitiba

Fone: (41) 3092- 4182.

AO MODO DO TIO SAM

Não por acaso a cafeteria The American Way Cafe ostenta este nome na fachada e a bandeira estrelada dos Estados Unidos no seu interior. A proposta que a diferencia – trazer as peculiaridades do cardápio da terra do Tio Sam para a capital paranaense – foi idealizada pelos empresários Weber e Patrícia Scarpante e a filha do casal, Camila, que comanda a cozinha da casa.  Especialidades acompanhadas, é claro, de algumas de suas celebrações típicas, como a do Halloween quando no seu menu ganhou destaque a “folclórica” abóbora, onipresente nas festas que “assustam para divertir”.

Aliás, diferenciais nunca faltam nas sugestões do The American Way Café, como drinks, ao gosto brasileiro, e até um café preparado, na forma de grãos, que pode ser adquirido no seu recém-inaugurado gift shop.

Os frequentadores da The American Way Cafe podem agora não apenas desfrutar de um delicioso café no local como também em casa. Na embalagem o sabor inconfundível dos grãos arábicos produzidos no sul de Minas com o seu aroma e sabor singulares. Além do café em grãos, a loja também vende canecas, xícaras, copos de cerâmica e French Press, dicas para quem quer levar o sotaque da cafeteria para a sua mesa.

Falando em café ele é um dos ingredientes da Gin Tônica Coffee, o novo drink do The American Way Café. Diversas frutas podem entrar nesta estimulante bebida, como o sabor cereja adicionado ao café coado. A carta de coquetéis da casa é bem diversificada e entre as sugestões está a gin tônica tradicional nas versões Classic, Cranberry, Green Apple e Tangerine. Basta deixar o gelo derreter uns minutos e a refrescância dos sabores toma conta da boca. A caipirinha, preferência nacional, não pode faltar e é preparada com saquê, vodka ou cachaça.

PARA IR

 The American Way Café
Cafeteria e espaço gastronômico com culinária norte-americana
Gonçalves Dias, 151, Batel, Curitiba
(41) 3121-2917
Instagram