por Nereide Michel em 24/07/2024
A arte paranaense está ganhando as ruas de Curitiba. Sai dos museus e assume espaços abertos onde pode ser apreciada por um incontável número de espectadores. Uma iniciativa que não é recente, aliás, a cidade é pródiga em expor esculturas, murais e painéis, assinados por renomados artistas locais, em praças e vias de circulação.
A iniciativa de empresários em ampliar as possibilidades de um contato mais próximo da população com a sua cultura é meritória. A G. T. Building e a Favretto Mídia Exterior são exemplos dessa imprescindível e criativa interferência no cenário urbano.
PILARES PARANISTAS
Quem passa pela Visconde de Guarapuava na altura do Shopping Curitiba sente-se impactado por mais um grandioso empreendimento imobiliário. Um outdoor o apresenta: trata-se de um tributo a dois ícones do movimento paranista, Lange de Morretes e João Turin, que nomeiam o “Lange, Turin”, com a assinatura da construtora G.T. Building.
Os projetos, o arquitetônico do escritório Lopes Fiuza e o de design de interiores da W. Design, que tem como sócia-diretora a curitibana Cristina Wakamatsu, englobam dois prédios residenciais – cada um ocupando um dos terrenos ladeados pela movimentada Desembargador Motta. Ambos são tematizados na cultura paranaense, não apenas pelo batismo dos imóveis mas por preverem uma praça paranista, a Lange.Turin, com paisagismo de Benedito Abbud, que será aberta ao público e destinada a expor diversas obras de arte, incluindo pintura e esculturas dos seus homenageados.
Enquanto o empreendimento imobiliário não fica concluído – a previsão é para 2026- o público poderá apreciar como o projeto está sendo desenvolvido e o seu envolvimento com a arte paranaense no espaço Universo GT, da GT Building, na recentemente inaugurada exposição “Lange, Turin”. Como informa Fernanda Viana, gerente de marketing da construtora, “as visitas são gratuitas e guiadas para uma total imersão sobre as obras expostas e os seus artistas. Delas poderão participar estudantes de arte e arquitetura e público em geral”.
Rafaela Tasca, curadora do projeto, destaca a sua amplitude ao mencionar que, além de homenagear João Turin e Frederico Lange de Morretes, “a proposta dá visibilidade à arte, paisagem, natureza e à cultura paranista através de obras contemporâneas de Fabio Noronha, Francisco Faria, Harry Crowl, Rômulo Lass e Vilma Slomp. Uma comprovação da continuidade da expressão do terroir através das gerações e diversas linguagens artísticas”.
A exposição “Lange, Turin” foi pensada também para aproximar de uma forma bastante intimista o público-alvo do empreendimento, que terá acesso exclusivo a toda uma programação especial incluindo um vídeo institucional exibido na moderna sala de cinema recentemente inaugurada no Universo GT.
ONDE ESTÁ: Exposição “Lange,Turin”, Espaço Universo GT, da GT Building, Avenida Nossa Senhora Aparecida, 48.
ENTRE, A GALERIA É SUA!
A Favretto Mídia Exterior, curitibana nascida em 1977, assumiu em 2022 através do projeto “Arte na Cidade” a missão de divulgar o trabalho de pintores paranaenses através dos seus painéis espalhados pela cidade. Uma proposta que foi muito bem recebida pelos curitibanos atraídos pela beleza da reprodução de obras de autores locais. Agora a empresa dá ênfase à sua Galeria do Artista, uma intervenção cultural na paisagem urbana do bairro Portão. Um espaço de 415m² de arte contemporânea, que proporciona uma experiência visual aos visitantes, com um design inovador e elementos como balanços suspensos, iluminação, esculturas e quadros.
No sábado, dia 20 de julho, foi aberta a 2ª exposição da Galeria do Artista, uma porta aberta à cultura paranaense acessível a todos os que circulam pela região, conforme destaca a diretora da Favretto, Janete Favretto, reforçando o apoio da empresa aos artistas locais e às expectativas da comunidade. Com curadoria do artista plástico curitibano, Fernão Accioly R. da Costa Filho, o projeto busca promover a união entre artistas e levar a arte para a rua de forma democrática. O objetivo é atrair um público que compartilha as suas experiências, promovendo assim a interação e fortalecendo os laços com a população.
O espaço fica aberto de forma permanente, inclusive, algumas obras são impressas em lonas recicladas o que lhes garante perenidade.
Além disso, a Galeria do Artista também incorpora elementos sustentáveis, como bancos, mesas e lixeiras provenientes do sistema de logística reversa do SELO BIOOH, demonstrando o compromisso da Favretto com a responsabilidade ambiental.
ONDE ESTÁ: Galeria do Artista, Rua Guilherme Pugsley (via rápida do Portão), após a trincheira da Avenida Pres. Kennedy, sentido Centro.