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por Nereide Michel em 03/03/2022

Até 05 de março é Carnaval para O Boticário, que armou passarela virtual para festejar as alegrias comandadas pelo Rei Momo – que, aliás, teve que se adequar em 2021 e neste ano às medidas restritivas impostas pela pandemia do Coronavírus, ainda presente entre nós. Cuidados preventivos que não isolaram os foliões do desejo de viver a sua fantasia. Uma opção disponibilizada pela empresa paranaense de cosméticos é o jogo de realidade virtual Avakin Life, que permite que o usuário crie seu próprio avatar. E caia na folia sem sair de casa. A ativação da loja in-game prevê atividades exclusivas por período limitado, como a criação de dois blocos temáticos de Carnaval nomeados com marcas do Boticário, a disponibilização de tutoriais e conteúdo de vídeo no cinema virtual do jogo, bots exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e cabelo, encorajando o jogador a ousar na customização de avatares e  a trazer as dicas para o mundo fora da tela.


O interesse da marca em interseccionar o universo da beleza e dos jogos é reflexo de expectativas atuais: conectividade constante e incerteza no mundo físico, como revela a oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), publicada em abril de 2021. De acordo com o estudo, 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no período de isolamento social e 72% da população do Brasil joga algum tipo de videogame. A aposta no universo game pelo Boticário começou em 2021, quando a marca se tornou a primeira do segmento a apostar em ativações no Avakin Life.

A ação de carnaval e a reativação da loja no jogo é mais um passo do Boticário na estratégia de ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo in e out game com os mais diversos públicos, incluindo o consumidor gamer, que já atinge status da chamada mídia de massa. 


Outra preocupação da marca é a jornada do consumidor, considerando um olhar diferente para cada nicho de maneira estratégica e focada na expectativa de quem pretende impactar. “A nossa primeira ativação no Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar insights do consumidor para retomar com uma experiência mais marcante e inovadora. Em linha com nossa estratégia de atuação em games e conexão com novas audiências, criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e hiper-realista”, destaca Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.

O projeto, idealizado pela marca em parceria com a BBL, empresa one-stop-shop especializada em games e eSports, e com a agência AlmapBBDO, se desdobra em dois blocos de Carnaval virtuais, que receberam os nomes de marcas do Boticário das categorias de maquiagem e cabelos: Bloco Intense e Bloco Match, respectivamente. Durante o período, as ativações vão engajar e proporcionar benefícios aos jogadores, que devem escolher um dos blocos que estão na Praça do Brasil para curtir a folia, onde interagem com a ação e somam pontos. Na dinâmica, o bloco campeão ganha uma festa especial, aberta ao público e tematizada com suas cores.

Além das ativações em torno do Carnaval, os players têm acesso a skins do Boticário que podem ser adquiridas na loja da marca, onde a consultora Thaty está pronta para recebê-los. As personalizações fazem referência a produtos reais das categorias de maquiagem e cabelo, traduzindo em cores e benefícios os itens do portfólio selecionados para essa entrada. De maquiagem, entre as opções estão o Lápis para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260 Intense, entre outros. E para os cabelos, está o Match Tônico do Crescimento. Outra ação inédita é a exibição de vídeos com tutoriais de make e looks no AvaBytes, o cinema do game, para que os jogadores possam aproveitar as dicas também fora do game.