Coisas Novas

por Nereide Michel em 29/03/2017

O design clean e despojado, que apresenta soluções simples, mas não destituídas de criatividade e do fator “surpresa” – que, aliás, diferenciam e valorizam  um produto –  está associado aos lançamentos que trazem a etiqueta identificadora da Noruega, Dinamarca ou Suécia.. Por isso, é natural se sentir acolhido quando se adentra em um ambiente decorado ao “estilo escandinavo” , onde se destacam móveis  em tons de madeira clara e pontos de cores em peças funcionais com apelo contemporâneo.

Uma forma minimalista de “desenhar o modo de viver e morar” que começou a ganhar projeção a partir da década de 50, após a Segunda Guerra Mundial. E foi rapidamente absorvida no restante da Europa e América principalmente pela praticidade de seus produtos. Um estilo personalíssimo que mantém a sua modernidade em tempos globalizados. Perfeito para quem não pode perder muito tempo no agitado dia a dia de hoje.

Da Noruega, por exemplo, chegam estes exemplos de peças e objetos totalmente inseridos no conceito de “design escandinavo”, mas que trazem o apelo extra do experimentalismo e da coragem de “correr riscos” que definem o que é produzido atualmente no país dos fiordes.

Luminárias da designer norueguesa Kristine Five Melvær. A leveza das peças as torna em objeto de desejo para um ambiente clean, mas com muita personalidade.

 

A marca de roupas Moods of Norway aposta em cores vibrantes e estampas, seguindo o slogan “Roupas felizes para pessoas felizes.”

 

As escovas de dente Tann foram criadas a partir da percepção de que estes são objetos que  ficam em exposição na maior parte dos banheiros. Por isso, devem ser consideradas como peças de decoração.

Vaso criado pelo designer Andreas Engesvik com inspiração no parque de esculturas de Vigeland, grande atração turística de Oslo.

Passaporte norueguês chama a atenção pelo design inovador. Precisa melhor apresentação para um estilo de design?