Coisas Novas

por Nereide Michel em 12/09/2023

Marcante personagem de “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, Ana Terra fiava a roca. Cotidiano de mulheres fortes que desafiavam, enquanto fiavam, o passar do tempo empurrado, quem sabe, pelo vento. O som da roca embalou ao seu modo rude a pesquisa etnográfica realizada pelas estâncias do extremo Sul do Brasil, pelo designer gaúcho Tiago Braga. Uma jornada que embasou a sua marca Oiamo Design. Raízes culturais que entrelaçaram o seu trabalho com o de outras artesãs – da Associação Ladrilã- e resultaram no projeto Raiz cuja abordagem estética orgânica valoriza a materialidade de objetos inovadores, ecológicos e artesanais.

Antônio Fotografia

Uma trama bem tecida que resultou em um precioso resgate, o da lã artesanal gaúcha e seus processos ancestrais – atualizados graças às conexões entre o design e o artesanato. Uma iniciativa, cujo resultado positivo impacta e gera renda para a comunidade local.

Double – B

O trabalho, que tece design com artesanato, de Tiago Braga, aterrissou em solo parisiense, para uma destacada participação na Paris Design Week, que aconteceu paralelamente à prestigiada Maison & Objet O evento, realizado de 07 a 10 de setembro no icônico endereço 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré, incluiu expressivas peças da Oiamo Design. O convite para integrar a exposição “Collector´s House” chegou através do “bref, design art”, projeto nômade com sede em Paris e que promove arte contemporânea e design colecionável, juntamente com a galeria brasileira de design Herança Cultural.

Divulgação

Banco Achego e Luminária Hornero, peças selecionadas para a exposição “Collector´s House”, em Paris.