Coisas Novas

por Nereide Michel em 25/05/2022

O tema da Mostra 2021 da Artefacto Curitiba, aberta ao público até agosto de 2022, não poderia ser mais atual, abre portas e janelas após meses de reclusão, imposta como medida preventiva contra a propagação da pandemia do Coronavírus. Nasce uma redescoberta – emergencial? – da importância de valorizar o essencial em casa. Morar de um jeito natural, autêntico, instintivo, puro e simples. Inspiração abraçada com emoção e sensibilidade pelos  arquitetos Ivana Andrade e Maximiliano Scandelari Milczewski para compor as novas vitrines da loja, inauguradas no dia 19 de maio e que chamam a atenção por transferirem para o interior a beleza dos jardins, que respiram o renovar de energias.

ELEGÃNCIA NATURAL

Marcelo Elias

Com uma longa carreira em Minas Gerais e atuação em Curitiba e região dos Campos Gerais, Ivana Andrade mesclou na ampla vitrine central da Artefacto, que ocupa 95m e foi dividida em  três áreas: estar, convívio e jantar, influências dos dois estados. A arquiteta enfatizou no projeto elementos emprestados da Natureza e reinterpretados com elegância e refinamento.  “O verde da natureza é atemporal, um símbolo vital de renovação e prosperidade, é frequentemente associado às noções do correto e livre além das suas qualidades calmantes”, ressalta a arquiteta.

Marcelo Elias

Os pássaros do papel de parede Gucci, trazido com exclusividade para o ambiente, foi um dos itens inspiradores do  living. O verde do seu fundo motivou a exuberante vegetação integrada ao espaço através de vasos Organne.

Marcelo Elias

Plantas e folhagens dão o toque natural ao espaço, que também destaca peças artesanais como a mineirice da pedra sabão, do acervo de Lais Aliski Casa.  

Marcelo Elias

As formas arredondadas do  buffet Constantini e os contornos alongados e o encosto em formato de concha do sofá Carrie contribuem para dar contemporaneidade e minimalismo ao ambiente. 

Marcelo Elias

Os módulos componíveis (braços, chaises e puff) do sofá Escape podem ser arranjados/rearranjados entre si conferindo ao móvel a multifuncionalidade com os variados usos dentro de casa.

Marcelo Elias

Uma das indicações do curador de obras de arte da Mostra Artefacto, Sérgio Gonçalves, para a vitrine de Ivana Andrade, foi a pintura de Newman Schutze, da série Paisagens Improváveis: ao mesmo tempo em que é abstrata proporciona o vislumbre de trilhas e caminhos. 

CENÁRIOS BRASILEIROS

Daniel Katz

Na vitrine lateral da Artefacto, com 70m², o arquiteto e urbanista Maximiliano Scandelari Milczewski projetou um ambiente natural e orgânico, com muito verde de plantas e até um jardim suspenso.. A inspiração foi a brasilidade e para expressá-la optou por materiais naturais, a riqueza da diversidade de nossas paisagens, que possui o calor do litoral, o friozinho da serra e o brilho das grandes metrópoles. Uma mistura perfeita para projetar um ambiente acolhedor e com o toque familiar da simplicidade.

Daniel Katz

As peças-chaves do espaço são mesa/coluna de jantar OAK e a poltrona Banyan II assinadas pelo Estúdio Artefacto, além de móveis como  a poltrona Vic do Piegatto e a estante Jeri assinada por Roberto Cimino e Nelson Amorim. Todas da linha Beach & Country da Artefacto.

ONDE ESTÁ

Mostra Artefacto Curitiba 2022

Loja Artefacto

Rua Comendador Araújo, 672, Batel

Telefone (41) 311-2300