Conecte-se

por Nereide Michel em 28/03/2024

Processo de resistência coletiva e artística. Lembra a missão da arte da interpretação, que ocupa os palcos curitibanos até 7 de abril?  Sim, mas também esta é a proposta do Honk! Festival de Fanfarras Ativistas, movimento que defende a ocupação das ruas de maneira popular elevando o som em prol da inclusão e diversidade. Confluência de objetivos que motivou a sua integração à programação do Fringe Mostra gratuita do Festival de Curitiba, conforme destaca a sua coordenadora executiva Pri de Morais. É a primeira vez que a capital paranaense recebe o Honk! – movimento que nasceu em Boston, nos Estados Unidos – com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Nicolas Salazar

Entre os diferentes grupos do estilo musical, que é caracterizado por ritmos festivos embalados por instrumentos de sopro e de percussão, estão  No Caminho Eu Te Explico, de Porto Alegre, com um repertório que representa a pluralidade cultural e musical brasileira e latinoamericana, indo do baião e forró até o samba e o funk; o Bloco do Beijo, também da capital gaúcha, que enaltece músicas que falam de beijo em suas letras, com sucessos do axé a Rita Leee, em que a simbologia do beijo é uma representação de alegria e integração das diferenças; a Orquestra Voadora, grupo carioca que traz um repertório moderno com instrumentos de percussão e atitude rock n’roll em suas performances; e a Bananeira Brass Band, um coletivo curitibano que busca trazer a música brasileira em seu repertório autoral, explorando ritmos dançantes de várias regiões do país, combinando gêneros musicais que vão do funk ao baião. 

Música que embala uma extensa programação gratuita que vai de 28 a 31 de março:

 28 de março (quinta), às 18h, conversa aberta ao público sobre a edição do festival em Curitiba, abordando a formação de fanfarras e sua importância na educação musical. Às 19h45, bate-papo tendo como tema “Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas”.  Os encontros ocorrem na Casa Hoffmann, na  Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco. 

29 de março, sexta-feira: ocupação pelas fanfarras do calçadão da Rua XV  pelo “Arrastão na XV”, da Praça Santos Andrade à Boca Maldita., às 18h. 

30 de março, sábado: Blocos na Rua, um encontro das fanfarras e blocos curitibanos no Largo da Ordem, no Bebedouro, com início às 16h. 

31 de março, domingo: Festival de Fanfarras, no Palco Ruínas, localizado nas Ruínas de São Francisco, oito horas de programação com shows ao vivo e a participação de fanfarras escolares infantis nos intervalos. Das 10h às 19h.